Talharim ao Molho Cremoso de Camarões, Tomates e Erva-Doce e Creme de Tapioca com Coulis de Manga ou Calda de Nutella

sábado, 3 de janeiro de 2009




Nosso Reveillon foi muuuito bom, sossegado, em casa, eu e marido, que família está toda viajando, menu prático e rápido porque o Natal me exauriu, mais foi ótimo. 

Talharim com Molho de Camarão e Erva-doce e de sobremesa um Creme de Tapioca com 2 molhos: Coulis de manga ou molho de nutella.

A receita do talharim tenho há alguns anos, da época da Confraria dos Babetteiros, mas nunca tinha feito, maravilha, o marido tem uma semana que não fala de outra coisa...é bom quando a gente acerta.

O Creme de Tapioca veio da super diva Simone do Chocolatria, já os molhos foram um pouco de "invencionisse" dessa que vos escreve. Um Salton Demi-Sec para brindar e fomos felizes...  

Talharim

Ingredientes: 

350 g de talharim fresco (faz toda a diferença, não troque)
1 e 1/2 lata de pomodori pellati
1 colher de sopa de manteiga+1 fio de azeite
1/2 cebola picada
1 dente de alho
1 colher de sopa rasa de sementes de erva-doce
1 dose de conhaque
1/2 caixinha de creme de leite
450 g de camarões grandes
1 colher de chá de açúcar (pode colocar mais se quiser)
1 colher de chá de Tabasco ou molho de pimenta
Sal e pimenta do reino à gosto
Parmesão ralado na hora

Coloque a água para ferver, usei 2 litros.

Derreta o azeite com a manteiga, acrescente a cebola e doure, após o alho e os camarões. Quando estiverem dourados, flambê-os com o conhaque. Reserve.

Na mesma frigideira, acrescente o pomodori, corriga a acidez com 1 colher de chá de açúcar, tempere com sal, e pimenta do reino , acresencente o creme de leite. 

Cozer a massa no tempo determinado pelo fabricante, no meu caso foram 3 minutos, massa freca é rápida.

Retorne o camarão, acrescente a pasta já cozida e finalize com parmesão ralado.

Sirva em prato aquecido com pães. Eu servi com torradas e patê de tomate seco.

A receita do Creme de Tapioca, tirei daqui. Segui tal e qual, que não sou "besta" de mudar receita de profissional nota 10. Quer dizer, mudei a calda, mas era para aproveitar as mangas do quintal de casa.


Os molhos:

Coulie de Manga: usei 1 manga grande, bati com 1/2 xícara de água, 2 colheres de sopa de açúcar e 2 colher de sopa de limão. Bati no liquidificador, coei, gelei e coloquei por cima do creme. Levei à geladeira.

Calda de Nutella: 1 colher de sopa cheia de nutella, 2 colheres de sopa de creme de leite e 2 colheres de sopa de leite. Levei ao micro por 2 minutos, mechendo na metade do tempo, deixei amornar e coloquei por cima do creme. Levei à geladeira.

Servi em copinhos, (sou apaixonada por eles, muito antes dos blogs, mas agora mais ainda porque os danadinhos fotografam bem, confira nas fotos), e coloquei 2 colheres de chá ou de um ou de outro.

Rende muito, deu 12 copinhos e mais uma tigela, creio que se forem só copinhos, daria o dobro, ou seja 24 pequenas delícias. Passei o dia 1º comendo colheradas deste creme. Huuum...

Bj queridos.

19 comentários:

Simone Izumi disse...

Ihhhhaaa....que delícia aparecer por aqui novamente, Teiazíssima!!!
Que legal que você gostou do creme de tapioca...realmente o bicho rende que é uma beleza!rssssss.....
Olha só que coincidência...hoje a Claudia do The Missing Flavor também postou o creme de tapioca, porém com coulis de raspberry...eita mulherada chique...é manga pra lá, nutella pra cá...raspberry acolá. Na dúvida, experimentaria duas vezes cada versão para poder eleger todas as minhas preferidas...hahahahha....
Eu também fiquei em estado abobado depois das festas e aos poucos estou me recuperando!!!:-D
Um 2009 supimpa para ti, dear amiga...
bjao
si

Valentina disse...

Téia querida, gostei muito deste talharim.Achei realmente apetitoso e o preparo é bem bacana. Ah, coisas que a Simone prepara sao assim arrasadoras,ne?! Ei, manga no quintal? vc mora em casa entao.vou me convidar para te visitar em Abril.bjs

Bergamo disse...

Téia,
Não sei não se aquele bolinho Malai Kofta vai dar certo assado...nunca tentei...mas, não sei..impressão que não dá.
Mas tb precisamos tentar né?
Beijos,
Bergamo

Rosi disse...

Téia,
Elas são lindas, obrigada! Menina, amei sua céia, o creme de tapioca então, a Simone é mesmo um luxo, combina com vc...Parabéns!
Bjocas ;)

Odete disse...

Teiazinha, adorei esse talharim e ja anotei aqui pra fazer loginho.
Agora ter pe de manga no quintal eh muito chic...Essa sobremesa devia estar muito boa.
Viu soh, pra ser feliz nao precisa muito nem muitos neh!
Beijinhos

Claudia Lima disse...

Téia adorei o menu bem simplificado. Tem que ser, senão a gente não aguenta.
Esta sobremesa está divins. A Simone acertou na mão. Virou moda: Todo mundo está fazendo!
Bjs :)

Karla disse...

Tudo lindão Téia :)
Parabéns!

ameixa seca disse...

Nunca experimentei erva-doce na massa. Deve ficar super especial... digno de ser falado durante uns tempos :)
Adorei os teus pratos ;)

Unknown disse...

Téia, a minha ceia foi bem parecida com a sua, vi as queimas de fogos em BSB pela televisão e estava lindo.
2009 lindo para ti repleto de paz e amor guria.
Mil beijos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Téia,
Estou conhecendo seu blog agora. Receitas apetitosas e, sobretudo, seu alto-astral, que transparece no seu sorriso e textos.
Feliz 2009.

Josy Marmello disse...

Téia, quanto tempo! Que delícia esse blog, hein? Essa sua última receita com tapioca me fez salivar sem parar. Que delícia hein? Lógico que anotei aqui porque ficar só na vontade não dá!
Pra variar, foto linda do seu fotógrafo apaixonado. Beijos!

BETO disse...

Téia, seu cardápio está fantástico, mais uma vez. Só trocaria os camarões, pois bem já sabe, não como peixes nem camarões, mariscos e tais. Um grande abraço e seja bem vinda ao blog novamente, já estava com saudades. Bjs.

Glau disse...

Teinha, que jantar delicioso..lindo, chique e alegre como vc! Te desejo um ano maravilhoso..

to sentindo que este ano a gente vai se encontrar e armar alguma baguncinha! :)

um beijo enorme, Glau

Gina disse...

Téia, um jantar a dois assim é bom demais!
Ah, manga no pé, hein?! Que maravilha! Apesar de morar em casa, não tenho espaço para árvores.
E os copinhos são fofos!
Olhe, apesar de ter dado prazo até 31 de dezembro pro desafio Dia do Vizinho, pelo menos 3 amigas blogueiras, incluindo você, disseram que ainda vão postar. Portanto, fique à vontade caso queira participar, terei prazer em postar um resumo no blog. O importante é o clima que se forma em torno da data, a valorização dos vizinhos, o bom relacionamento..., ok? É só me avisar.
Bjs.

Iliane disse...

Teía minha querida..adorei seu cardapio de reveilon!!!o maximo!!!!um ano novo cheio de luz em sua vida...e,,que êsse sorriso lindo continue sempre... para alegrar nossos olhos..bjus querida..li

Anônimo disse...

Téia,

Sua ceia de Reveillon foi digna de hotel cinco estrelas!!! A massa está com um jeito delicioso, mas confesso que meu pecado está no doce!!! E sua sobremesa me parece maravilhosa!
Querida, desejo a você e ao maridão que 2009 seja um repeteco das coisas boas que compartilhamos ano passado, com sua alegria, bom humor, carinho e esse blog delicioso. Mas que venham novidades iluminadas também, como viagens a lugares desconhecidos, mais encontros com os amigos e todas essas coisas que fazem a vida ser tão especial. Para completar, muita saúde, paz, harmonia e amor, porque são elas que nos permitem curtir os pequenos e os grandes momentos da vida!!!
Beijos
Raquel

Bruna Mary disse...

Olá Téia, tudo bom? E vou te contar uma coisa, eu quase me tornei chef de cozinha, mas troquei a cozinha pela minha vontade de ser professora. Adoro cozinhar, vou experimentar fazer algumas receitas suas!!! Nhami nhami!!!

Tânia N. disse...

Que receita econômica...rende pacas!
Beijocas,

Nysa disse...

eu quero esse creme com a calda de nutella!!! ;-)) o resto também é bom, mas como eu adoro nutella, insisto eehehehe beijocas

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger