Filé com Queijo Coalho e Molho de Melado

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009




Esta receita é daquelas que ficam martelando na sua cabeça por meses, aí você acaba fazendo e descobre o porquê de sonhar com elas. Daquelas adaptações e mistura da fantástica comida nordestinha com um super toque gourmet.

Esta delícia foi efetuada pela querida Katita do Rainhas do Lar, baiana arretada e talentosíssima. Segundo informação dela é criação da Morena Leite, ô meninas danadas...

Ela fica maravilhosa, é fácil, muuuito rápida e faz bonito. Acho que não levei nem meia hora para fazê-la para mim, marido e sogra.

Foi a primeira receita do ano, e vou contar: abri com chave-de-ouro. A mistura do queijo salgadinho levemente derretido, com o molho adocicado fica fantástica. 

Lá no site do Rainhas ela não dá a quantidade dos ingredientes, mas eu fiz assim no "chute" como a baianinha, e deu certo. Para facilitar para vocês, seguem as proporções e quantidades. 
Fiz muito molho porque os adoro. Deu para nós três e nos fartamos. 

Ingredientes:

Filé
6 filés mignon cortados em medalhões, cada um com 150g aproximadamente
6 pedaços grandes de queijo coalho
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de manteiga e 1 fio de azeite

Molho
150ml g de melado de cana ou 1 xícara e 1/2
500 ml de caldo de carne já preparado (dissolva 1 caldo e 1/2 de com 500ml de água)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de amido de milho

Leve ao fogo baixo o melaço e o caldo, sem o amido e deixe dar uma leve engrossada.

Enquanto isso, tempere os filés com sal e pimenta moída na hora, grelhe os filés em fogo alto, com 1 colher de sopa de manteiga e o azeite, selando-os por 3 a 4 minutos cada lado, ou a gosto. Acrescente o restante da manteiga, e um pouco do caldo de carne, uma colherinha de chá é suficiente, raspe o restinho da panela e acrescente ao molho que está no fogo.

Numa frigideira passe com um pincel um fio de azeite ou óleo de girassol e espalhe, coloque os pedaços de queijo e deixe grelhar até dourar dos dois lados. Reserve. 

Agora, coloque o amido no molho e fique mexendo por uns 5 minutos até engrossar. Faça os devidos acertos, engrossando com mais amido ou mais caldo de carne, de acordo com o ponto do molho que você goste de comer.

Coloque os filés em uma travessa, cubra com o queijo e leve ao forno pré-aquecido por 5 minutos e cubra como molho quente.

Já que o cardápio era tipicamente brasileiro servi com um arroz de castanha do pará, castanha brasileira para os estrangeiros, que meu irmão trouxe para mim do Norte, já cortada em lâminhas e salgadas, produto para exportação, naõ conhecia, claro, amei...

Agora, senta e agradeça a Deus, com tanto problema no mundo, por podermos comer uma comida nota 10 destas...



Bj a todos

24 comentários:

Mari disse...

Téinha amada... quando é que vc não arrasa com A maiúsculo? Menina, essa receita ficou TUDO. Amo carne vermelha, queijo coalho e molhos adocicados... tá ai mais uma receitinha tua que já voou para a minha lista... babei total!
Bjo enorme,

Mari

Vivian disse...

Téia, saudades de ti. Otimo 209 pra vc e sua familia. É tao bom qdo realizamos sonhos, e fazer um prato que fica em nossos pensamentos por muito tempo tbem é realizar um sonho

bjks

Gina disse...

Essa mistura de queijo coalho com molho adocicado deve ter ficado muito boa. Há poucos anos costumava dizer que não gostava da mistura de doces em salgados, mudei totalmente de opinião...
Bjs.

Unknown disse...

Linda, fiquei aqui louca para ir fazer essa delícia, mas pela hora já não dá muito certo. Quem sabe amanhã?!



Beijinhos

Anônimo disse...

Looks great, yummmm
XO,Nina

Eduardo Miguel disse...

- Eitia!!! deve fica bom isso heim Téia! passei para te dar um abraço e falar sobre um endereço interessante que me visitou da Itália anote e visite achei muito legal é o ombranelportico.blogspot.com tem receitas ótimas da cozinha mediterrãnea dê uma conferida para ver o que acha, sucesso a todos.

Iliane disse...

Teia querida..simplesmente:maravilha de receita....!!!de dar agua na boca mesmo..bjus amada e bom findi..li

Unknown disse...

hehehe
Téia, eu só passo o molho, queria algo mais leve, muito açúcar para uma pessoa só hehehe
Mas eu tb amo o molho adocicado, aqueles chineses e japoneses então, me mato de comer.
Querida bom final de semana.
Bjs

ameixa seca disse...

A minha paixão por qeuijo deixou-me de olhos em bico :)
Que coisa mais deliciosa!

Maria Vitamina disse...

Confesso que fiquei de olhos colados na foto, este prato está muito apetitoso. Beijinhos e feliz 2009. :)

Odete disse...

Oh Xentiii!
Agora me deu saudades de Recife, que tem o melhor queijo de coalho do mundo. E voce eh arretada mesmo, ficou lindo e delicioso tenho certeza.
Agora amiga eh isso mesmo, nunca esquecer de agradecer pela paz e boa comida, num undo tao turbulento.

Beijos e bom fim de semana.

Natália Eleutério disse...

Tá mesmo de abrir o apetite, que delícia, bom fim de semana, bjs.

Lua Limaverde disse...

Téia, adoro queijo coalho e aqui no Nordeste costuma-se comer só o queijo assado com mel-de-engenho (melado de cana) por cima, fica muito bom! Mas com esse filé deve ficar melhor ainda... Bjs! ;D

Axly disse...

Que mistura especial, deve mesmo ficar deliciosa!!!
As Rainhas arrasam sempre né?! Vivo namorando as receitas... ehehehehhe.
Esse queijo piscou pra mim...
Kisss^^

Nysa disse...

acredito que tenha ficado uma maravilha!!! adoro queijinho um pouco derretido e a combinacao com o melado... ui! comia já um filé inteiro!! beijcoas

Glau disse...

Teinha, eu ja tinha visto esta receita e tbém tinha babado! Tinha não, né? ainda to com uma vontade doida!

Querida, um beijo grande pra vc, viu

glau

BETO disse...

Téia, a idéia de molhos doces para comidas salgadas me agrada bastante também. Esse filé ficou com apârência altamente apetitosa. Bjs.

Anônimo disse...

Essa receita me parece tão boa. Queijo com melado deve ser um sabor fantástico.

Bjs

Nani disse...

Ai que delicia, menina queijo coalho é tudo de bom né?!
Beijinhos e ótima semana!

Eli disse...

Deve ser mesmo demais essa receita, fiquei encantada!


www.saboresdalica.blgospot.com

Luciana Macêdo disse...

Começou bem o ano, esta receita é maravilhosa impossível passar despercebida.
Bjs!

Neyma disse...

Teia minha querida,
Que maravilha de receita!! Estou com agua na boca!! Da vontade de comer a foto(rs)!! Esta vou anotar!
Parabéns!!
Muitos beijinhos

laila radice disse...

amo queijo coalho e maldo... por tanto tenho ceretza q adoraria esse parto... adorei saberdestas castanahs...humm bjs

Chiisana Hana disse...

wow! Achei essa carne tuuuudo de bom! Vou lá na barraca do queijo comprar um pedaço pra experimentar já!
Beijo grande!

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger