Super musse de chocolate com licor de laranja

segunda-feira, 9 de novembro de 2009


Esta receita é a realização de um "sonho", nem tanto para mim, mas para o maridão que é fissurado nela. Para mim, foi mesmo o desfecho de uma grande curiosidade.

Há anos que comemos no Restaurante Francisco, hoje Dom Francisco, este musse e sempre a achei muito diferente dos outros musses que conheço. E olha que conheço muitos. Não tem a leveza dos conhecidos. É muita mais densa, super gelada e com um gosto de chocolate bem pronunciado. O toque da bebida alcóolica aparecia nitidamente, mas tinha alguma coisa de diferente.

Eis que o sr. marido me traz de presente um livro com receitas do chef Francisco Ansiliero, super conhecido aqui em Brasília, e fui correndo ver se tinha as receitas que adoramos aqui em casa, assim como quase todos os brasilieses, a picanha, o bacalhau, o arroz de brócolis super verde, a farofa de ovo mais substanciosa e molhadinha do mundo (já fiz também, receita em breve) e claro, esta receita que aqui está. Sim, todas estavam lá! Felicidade total.

Não deu nem 24 horas e lá estava eu fazendo a receita.

Fica mesmo muito parecida, e o ingrediente secreto é que se usa leite condensado na receita. Diferente para um musse, certo?

Há também o pulo do gato, a receita deve ser congelada, sim, congelada, por no mínimo 24 horas. Não tenha meda, siga as instruções à risca, ela não vai virar sorvete, fica um cremão. Maravilha!!!!

A bebida alcóolica que consta na receita é o rum, mas eu usei o licor de laranja (Contreau), ficou ótimo, não trocaria de jeito nenhum.

Receita: (8 pessoas)

12 ovos (separar gemas das claras)
1 lata de leite condensado
25 g de manteiga sem sal
380g de chocolate meio amargo
2 colheres de sopa de rum (usei licor de laranja)

Coe as gemas e bata com o leite condensado no liquidificador. Deixei uns 5 minutos para sair bem o gosto forte. Bata as claras em neve e reserve. Junte o chocolate à manteita, mexendo até que o chocolate dereta por completo, sem ferver. (Fiz no micro-ondas). Adicione a mistura do leite condensado com as gemas, mexendo sempre. Lentamente,aos poucos, e em círculos suaves, adicione as claras batidas. Incorpore o licor e lave para o congelador.

Bj a todos.

41 comentários:

Sarah disse...

Téia, que diferente mesmo a preparação dessa mousse!!! Achei fantástica!
Já comi algumas vezes no Dom Francisco...adoro!!!Mas esse livro eu não conhecia..deve ser sensacional! Aguardo novas receitas dele!!

Bjossssssss

Gabriela, clavo y canela disse...

olá Téia, nossa que delicia! um dia desses eu faco pra tirar minha curiosidade de que nao vira sorvete haha..
beijos
Gaby

Glau disse...

Teinha, estas fotos tiveram dedo do Miltão, né estão incríveis! (não desmerecendo as suas hahaha).

Vc já comentou do Dom Francisco, mas nunca fui..

Esta mousse está com uma cara maravilhosa.
Bjao querida,
Glau

Ps: é o musse? a mousse?

Claudia Lima disse...

O mousse ficou lindo! Uma receita que quase todos apreciam.
O que eu faço tb leva leite condensado. Tirei de um livrinho recheado de receitas de mousses e pudins.
Bjs :)

Mari disse...

Téia querida, que mousse diferente! Nunca tinha visto uma mousse feita com leite condensado... deve ficar um show! Com licor de laranja então, é fechar com chave de ouro... com certeza será mais uma receitinha tua que vai passar por aqui, e aposto que vai fazer um tremendo sucesso!!
Não vejo a hora de vê-la postando a receita da farofa (tbm amo)!
Bjo grande,

Mari

Fátima disse...

Ah Téia, essa mousse realmente é uma perdição, assim como o arroz com brocolis, o bacalhau assado! já fui muitas vezes no Francisco. Mas, agora posso matar um pouco da minha vontade/saudade com essa receita de mousse, que ficou um show! Obrigada. Beijos.

Elisabete disse...

Ficou verdadeiramente marvilhosa e a cosistência parece bem diferente. Imagino que o licor lhe tenha conferido um sabor sublime.
A fazer concerteza.

Iliane disse...

que diferente..com leite condensado !alem de linda..deve ter ficado maravilhosa..bela descoberta esse livro..amei a receita..bjus

Aqui na Cozinha disse...

Hum, mousse de chocolate é tudo.
Tô aqui babando.
Beijos
Patty Martins

angela disse...

voce arrasou, de novo..., nas fotos e na receita. bjs

ameixa seca disse...

Hummm, que aspecto fantástico!!! Imagino o sabor delicioso :)

welze disse...

que show de receita. é fazer sem demora.

Unknown disse...

Agora fiquei com uma curiosidade enorme de experimentar esta mousse. Deve de ser divinal, ainda por cima completamente diferente das mousses que se vê por ai.

Bjs

Margarete disse...

Hum, que delícia... Adoro musse de chocolate. Só fico receosa com o uso das gemas cruas...Bjs.

Odete disse...

Teinha querida, saudades!
Andei um tempo off, mas ja de volta, vim xeretar as delicias por aqui. Gostei dessa receita bem diferente... as fotos falam...lindas!

Beijo

Renata disse...

Amamos o Francisco, aquele bacalhau é imbatível!!!!

E quero mesmo estar aqui no Banquetes e Lanchinhos, que já está carinhosamente marcando presença lá no Strawberry!

Beijinhos Téia!

Blog - util.necessario - Ana disse...

Tem um selinho para você lá no meu blog.
Bjs, Ana
http://utilnecessario.blogspot.com/

Gina disse...

Téia, que sorte conseguir um livro justamente com as receitas que já havia experimentado!
Está tudo bem com você? Ficou boazinha de vez? Espero que sim.
Bjs.

Paula Pacheco disse...

Olá Teia, tudo bem por ai? Menina...que receita tipo "double chocolate" deve ficar bom mesmo, esta anotadinho,
bjs
Paula

Rose disse...

Oiiii, afff...quando vi que congela que susto...mas parece ficar divina é muito diferente o modo de fazer e se você está dizendo que não congela "não tem gelinho" kkkkk eu acredito e pra quem ama chocolate deve ser boa demais...
Bjinhus!!!

Sandreane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandreane disse...

Oi Téia,
Amo musse, mas essa receita é realmente bem diferente das que conheço,o que me deixou ainda com mais vontade de fazer *rsrrs*
Quem sabe me organizo para o meu niver e faço o musse para oferecer aos convivas?
Abraços mil!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Ainda bem que vc ganhou esse livro hein! Que mousse lindaaaaaaaaaaa... Babei aqui! Eita marido show! Livro de receita é sempre bem vindo né? Bjinhos e um ótimo final de semana!

edinha disse...

Uma mousse diferente ,mas que deve ficar uma delícia.
Beijinho

Anônimo disse...

Mas deve ser muito bom!!!!! Gostei da dica do livro do chef, tambem, vou compra'-lo. Beijos

moranguita disse...

bem eu acredito que seja optima e que esta de babar mesmo.
ai se eu apanhasse uma tacinha dessa mousse lambia ate os dedos.
beijinhos e roubei a recitinha hehe

Claudia Speroto disse...

Nossa, amo mousse e fiquei com agua na boca!!!! Fiquei louca pra testar
Acabo de criar meu blog de culinária e dicas. Te linkei, se puder me linka tb!
Bjinhus e Obrigada!
- DNA da Cozinha -

Lua Limaverde disse...

Que receita diferente! Já está salva aqui pra eu fazer em casa, aproveitando o Cointreau que comprei recentemente. Beijos! :D

Rachel disse...

Bem diferente mesmo, acho que já resolvi minha sobremesa de Ano Novo, filhinha vai estar por aqui e ela ama mousse de chocolate.
Bela receita! Bjuss!!!

Unknown disse...

hummm quando eu crescer quero ser igual a vc heheh Parabéns!! bjs

Anônimo disse...

Vou experimentar. A foto esta linda, deu aguat na boca. Bjos.

Zeze disse...

Teia, a mousse parece divina mesmo. Aproveito para pedir que reproduza e publique a farofa de ovos do mesmo restaurante.

Sandreane disse...

Téia, deixei um presentinho para você lá no Tigela :)
Abraços!

Renata disse...

Olá, através de blogs amigos, vim conhecer o seu! Muita coisa boa e bastante capricho, amei!
Tô seguindo e voltarei
Se puder me visite:
www.eternosprazeres.blogspot.com
Abraço,

Renata disse...

Olá, através de blogs amigos, vim conhecer o seu! Muita coisa boa e bastante capricho, amei!
Tô seguindo e voltarei
Se puder me visite:
www.eternosprazeres.blogspot.com
Abraço,

Valentina disse...

téia querida, que super esta receita.com certeza vou provar. e queria muito te dar parabens hoje. que o teu dia seja muito especial.muitos beijos.

Nane Cabral disse...

Olá Téia, adoro mousses e com certeza testarei essa sua receita. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Simone Izumi disse...

Que foto magnífica, Dear Tetéia.
Lembra-se de mim???kkkkkk....pois é, penso logo existo...
Mais lunática do que nunca...semi viva, semi morta.
Mas você me acordou totalmente com essa mousse que envolve chocolate e cointreau...uoopaaa...to dentro. De preferencia,mergulhada dentro.
bjocas,
si

Fernanda Giuliani disse...

Oi Téia!
Adorei essa receita! To aminadíssima pra testar!! Vai ser minha sobremesa num jantar para amigos sabado!! depois te falo da aprovação!hehe
Bjao

Borbols na cozinha disse...

Ai que vontade! Parece uma "dilicia"!
Contei lá na minha cozinha, q tenho mania de comer "pastel de feira com alface" kkk , e vc tem alguma mania assim, me conta lá vai
Bjókitas

Pity disse...

un mouse delicioso, se ve divino, te felicito, besitos desde londres

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger