Tapioca Cremosa para comemorar o São João!

quarta-feira, 24 de junho de 2009




Esta semana fiz esta receita três vezes.

A idéia era atender a uma amiga do trabalho que está gravidíssima e desejando a iguaria, comumente servida nas festas juninas, a Lis, aí fiz na sexta passada e como houve um pequeno acidente aqui na frente de casa, me distraí e esqueci de levar. Tudo bem, comemos no final de semana.

Chegou domingo, não querendo correr o risco deste baby nascer com cara de tapioca, fiz de novo, e dobrei a receita, para o marido levar para uma festa junina no trabalho dele.

Enfim, o bom desta receita, como diz o título, é uma tapioca cremosa e saborosa devido ao leite de côco na massa e de levá-la ao fogo o que não é muito comum neste tipo de prato.
Aproveito para participar da Quadrilha Gastronômica, da minha amiga Aninha do blog Eu Mulher, que está arrasando neste evento.



Segue a receita para 15 porções grandes

500g de tapioca em bolinhas
2 litros de leite integral quente
1 garrafa de 200ml de leite de côco quente
1 e 1/2 xícara de açúcar (ou a gosto)
1 pitada de sal
2 côcos frescos ralados (ou 2 pacotes pequenos de côco seco, molhado com um pouco de leite)
1/2 lata de leite condensado para jogar depois de pronta

Coloque a tapioca e o açúcar na panela que vai ao fogo, mas ainda não ligue, acrescente os leites e 1 1/2 côco ralado e leva ao fogo baixo até ferver, após ferver deixar por mais 5 minutos e tirar do fôgo. Deixar esfriar e levar à geladeira até ficar bem geladinha. Na hora de servir, jogar o restante do côco por cima e colocar o leite condensado por cima.

O marido fala que a tapioca é o motivo para comer o leite condensado. Será????

Bj a todos.

23 comentários:

Odete disse...

Boa essa. Adoro tapioca e tambem leite condensado.

Bjs

cucchiaiopieno.com.br disse...

Hummm, que delicia que ficou. Nunca comi tapioca e aqui também nao tem pra vender (snif, snif...). Adorei. Bjos
Léia

Fla disse...

Confesso que nunca vi tapioca aqui em Sorocaba pra vender, assim ela crua né, porque pronta as vezes tem em barraquinhas.
Vou procurar, porque está com uma cara ótima e eu vou tentar fazer.
Beijos
Fla

Sarah disse...

Hummmmmmmm.....que delicia Téia!
Vc é uma fofa mesmo!!Bjossssssss

angela disse...

nossa Téia, que delícia, me lembrou ferias em São Vicente e em Salvador. bjs

Andrea Dohashi disse...

Oi lindona, que maravilha! babei aqui, rs
Adorei seu post sobre a Bebel, engraçado como essas fofuras fazem parte da nossa vida, da nossa história, não é? è muito bom saber que ao chegarmos em casa estara alguém literalmente de "patas" abertas para nós receber!
Beijos

Fátima disse...

Teia, essa tapioca e muito apreciada pelos cariocas, eu adoro,e essa sua esta caprichadissima!

ameixa seca disse...

Nunca provei mas tem bom aspecto :) Só não gosto das uvas passas he he

Iliane disse...

amiga..isso é tudo de bom..e..ficou linda a sua!tapioca com leite condensado..!!maravilha!bjus

Verena disse...

Nunca comi tapioca assim...deve ficar uma loucura, e esse leite condensado em cima...o marido tem toda a razão!!!
Vou experimentar!
Esse friozinho dá uma lombriga de comer açúcar...não???

Claudia Lima disse...

Nunca provei, mas parece tudo de bom!
O côco ralado fresco torna tudo irresistível!
Bjs :)

Gina disse...

O povo dessa cidade não conhece o cuscuz de tapioca, em sua maioria, quando faço é sucesso absoluto.
Mas é muito bom mesmo. Nunca coloquei leite condensado por cima, embora lá no Rio todos os vendedores de cuscuz tenham para oferecer.
Ando fazendo tudo em porções pequenas, caso contrário, eu como com vontade... aiai!
Bjs.

Unknown disse...

Lindona, que delícia é essa??? Eu preciso provar essa maravilha de tapioca cremosa!!
Minha querida, muito obrigada por sua participação.

Postarei em breve.


Mil beijos

Sandreane disse...

Téia, sou completamente apaixonada por tapioca, seja como for*rsrsrs*
Anotadíssima a receita :)
Beijocas!

Simone Izumi disse...

nooooossssssaaaaaa....que post salivante, tetéia!
tudo que é cremoso , é mais gostoso,né?
e a combinaçao de tapioca com leite condensado, realmente conquista a todos!!!aiiiii...
bjocas,
si

Mari disse...

Téia querida, essa eu comeria de joelhos... que delícia!!!! =D
Adoro tapioca, mas assim eu nunca comi.. deu uma vontade absurda!!
Super beijo

Mari

Carolina Andrade disse...

Téia, minha linda, essa tapioca está com uma cara instigante, e quanto ao leite condensado, precisa de desculpa pra comer? Vai chupando na lata mesmo!!! Beijão

Paula Pacheco disse...

Meu sobrinho fez uma vez este tipo de tapioca e adorei..que bom ter a receita por aqui...realmente o leite condensado vem com tudo hahahaha...pois é uma coisa que adoro...acho que deixa um sabor delicioso em qualquer doce...bjs.

Tamy disse...

Garota, como foi bom conhecer todas vcs... claro que vc em especial né??? uma irmã gêmea não é todo dia que a gente encontra né???

hahahahhahaha

Vc tbm é do jeitinho que eu imaginava... adorei os elogios viu???

Vamos marcar outro encontro desses e eu prometo que faço os pratos que vc quiser!!!!

beijos

Tamy disse...

sis, acabei de fazer essa receita aki em casa!!! Eu não tinha coco ralado, mas a vontade de comer esse doce era tanta que fiz assim mesmo...

vamos ver como vai ficar...


beijos

Priscila Beneducci disse...

Amo receitas de tapioca, foi uma otima escolha. Beijinhos de Minas Gerais da Pri

Silvia Arruda disse...

Não conhecia tapioca cremosa... deve ficar uma delícia, hein? :P

Rico disse...

Adoro tapioca mas não assim tão grossa mas ficou lindo sim o fotografo assim como a cozinheira trabalham bem juntos lol :) xx

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger