Robalo ao molho de laranja e risoto de damasco e brie

terça-feira, 5 de agosto de 2008



Este prato foi para agradar a mim e ao marido, em um daqueles momentos românticos. Gostamos muito de peixe (bem preparados, lógico) e de qualquer comida que seja agridoce. O molho realçou o robalo que é deveras delicado, e o risoto combinou perfeitamente o doce do damasco com o sal carregado do queijo brie. A idéia do peixe peguei no livro Bistrô da Alice, já citado antes, só que ela usou a tilápia, que também adoro, e empanou, aí já não gosto. Metida que sou, claro, fiz algumas alterações, o risoto só adaptei os ingredientes ao risoto "basicão".

Um amigo tinha dado a idéia para fazermos o risoto, e um peixe, ficou enrolando, mudou de cidade, então resolvi tentar. O provador oficial (o marido) adorou e participou. Ele fez uma entrada que estava d-e-l-i-c-i-o-s-a, cuscuz marroquinho com frutas secas envolto em beringela. Ah, e fiz também de sobremesa, o fudgê da Simone do Chocolatria, em uma fôrma de coração. Estas duas posto já, já...

Bom cardárpio para casais apaixonados...

Robalo ao molho de laranja

Ingredientes (para 4 pessoas):

800g de filé de robalo
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher de chá de manteiga
1 fio de azeite

Tempere os filés com o sal e a pimenta. Doure-os em uma frigideira na manteiga e azeite. Mantenha aquecido.
(Depois vou contar como faço isto).

Molho:

1 colher de sopa de manteiga
500ml de suco de laranja
2 colheres de geléia de laranja (como não tinha em casa, substitui por 5 gotas de essência de laranja e 1 colher de sopa de raspas de laranja)
2 colheres de vinagre de maça ou de arroz (usei o de vinho branco)
50ml de caldo de peixe
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher de chá de mostarda
1 colher de sobremesa de maisena (não tem na receita, acrescentei para ficar aveludado)

Derreta a manteiga e misture a geléia (ou a essência e as raspas), o suco, o vinagre, o caldo, a mostarda e a maisena. Deixe reduzir e engrossar até virar um creme fininho.

Sirva quente sobre o robalo.

Risoto

Ingredientes:

4 xícaras de chá de arroz arbóreo
700ml de caldo de galinha
1 cebola bem picadinha
1 xícara de vinho branco seco
2 colheres de sopa de manteiga
1 fio de azeite
200g de damasco laminados
150g de queijo brie

Derreta a manteiga junto com o azeite e frite a cebola até ficar transparente, em fogo baixo, juntar o arroz e deixe fritar por uns 3 minutos. Junte o vinho, mexendo sempre, até evaporar boa parte, acescente aos poucos o caldo até ficar "al dente", neste momento inclua os damascos e o brie e jogue a última parte do caldo. Sirva em seguida.

Dicas:
1. Quando fiz o curso de risotos, o professor falou que o risoto não espera os convidados, os convidados é que esperam o risoto. Achei ótimo, avisem às visitas. Rsss...Para não causar desconforto a eles, faça o cozimento antecipado, depois de ficar al dente, deixe bem espalhado na panela, e vá recebê-los, na hora de servir, acrescente, então, mais caldo, o damasco e o brie;

2. Agora é sério, o momento certo para adicionar o caldo é quando começar a "chiar", vai deixá-lo cremoso;

3. Nunca lave o arroz para risoto!

4. Mexa o tempo todo, é isto que garante a textura cremosa. Então, não adianta, risoto é comida carente, fique ao lado da penela o tempo todo.

Bon apetit!

6 comentários:

Simone Izumi disse...

Tudo muito chique: o seu prato, o clima romântico...e a menção ao Chocolatria!EEEEEEEE....
Adorei, Téia! Muito obrigada! Espero que tenha gostado do fudge!
Depois quero ver como ficou...estou curiosa, pois nunca fiz em moldes!!!!Cool, babe...
bitocas!
Si

Cláudia disse...

Amei o seu peixe e o molho, vim aqui através da Valentina que falou de seu blog. Mais um para a minha lista de links. Voltarei sempre e parabéns!

Iliane disse...

amei seu peixe..ficou maravilhoso..e..êsse risoto então?amo risotos...passando na Valentina...vim aqui..e..tô amando conehcer seu blog!bem vinda!

Valentina disse...

Amei este peixe.Gosto muuito de peixe. E com certeza este será provado. O risoto,,bom, é outro que estou copiando..vocêds são um casal muito chique e romântico

Luciana Macêdo disse...

Refeição que agrada todo mundo, adoro salmão e tão bem acompanhado ficou um luxo.
Bjs!

Anônimo disse...

Téia, hoje fiz o risoto de damasco com queijo brie e o robalo com molho de laranja... Fui cedo na feira do Guará e comprei o robalo pois desde do dia que li esta receita fiquei com água na boca.
O risoto ficou maravilhoso... mas o robalo ficou com a textura borrachuda, o que será que eu fiz de errado?
Bjs,
Cris

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger