O Rei da Quinzena do Colher de Tacho - Bobó de Macaxeira com Frango e Milho

sexta-feira, 8 de agosto de 2008



Nem todo Bobó é de camarão...

Este bobó tem algumas vantagens, para quem mora a 1.200 km do mar principalmente, aqui nem sempre é possível comprar camarão fresco e a um preço razoável, além disto, vamos e venhamos bobó é para confraternizar, não dá pra fazer pouco, e tenho alguns amigos e parentes que não gostam ou não podem comer o crustáceo. Sendo assim, este bobó é popular aqui em casa.

O interessante é que este Bobó tem duas histórias bem engraçadas.

A primeira é a de uns amigos de trabalho que foram almoçar lá em casa. Uns dias antes eu conversava com três deles, e dizia:

- Gente, a Ana eu posso chamar pra comer lá em casa sem avisar, assim de improviso, porque ela come pouco e eu não passo vergonha (lá em casa no dia-a-dia a comida é feita para não sobrar, primeiro porque não gostamos de desperdício, segundo porque eu não gosto de comida repetida), mas você dois, Y e A não dá, vocês comem muito, têm que avisar para eu me preparar. E caímos na gargalhada.
Dois dias depois eu chamo a Ana, os dois e mais uns quatro para comer o Bobó lá em casa e na hora eles falam:
- Nós vamos limpar nossa imagem, iremos na sua casa e comeremos pouco, só um prato, e aí você não vai poder falar mais nada. E eu: -Tá bom, se vocês comerem pouco eu fico quieta. Chegou o almoço e Y e A comeram cada um...... 3 pratos. Pronto, peguei no pé deles um tempão, e rimos muito com esse caso até hoje.

A segunda é curtinha:
Na mesa do almoço de domingo com a família toda:
Meu irmão: - Téia, seu bobó de frango tá muito bom, só está faltando uma coisa.
Eu: -Ah é? O quê Ró? Tá sem sal, precisa engrossar?
Meu irmão: - Não, tá faltando camarão.
Todos: - Kkkkkkkkkkkkkkkk....(A mesa veio a baixo)
Gente, esse meu irmão é uma figura, não dá pra ficar séria perto dele. Comédia...

Estou adorando os desafios da blogesthera, este aqui é o primeiro para o Colher de Tacho da Valentina, Miki e Laila, como todos sabem, espero que seja o primeiro de muitos.

Vamos a receita: (para 8 gulosos, ou seja 8 Ys e/ou As)

Ingredientes:

2kg de sobrecoxas e peito de frango (1 kg de cada)
1 e 1/2 kg de mandioca cozida
2 tabletes ou saquinhos de caldo de galinha
1 vidro de leite de côco
1 litro de leite integral
2 latas de milho
6 tomates (ou 2 latas de molho de tomate pronto)
2 colheres de sopa de extrato de tomate
2 cebolas
1/2 xícara de cheiro-verde (eu uso metade salsa, metade coentro)
sal, pimenta-do-reino, pimenta a gosto
3 pimentas de cheiro
2 folhas de louro
1 pimenta dedo-de-moça ou 15 gotas de molho de pimenta
2 colheres de óleo ou manteiga
Cozinhe o frango e desfie. Reserve.

Bata no processador a mandioca, o leite quente (dissolva os caldos nele), o leite de côco e os caldos de galinha disssolvidos no leite. Reserve.

Leve ao fogo o óleo e as cebolas até ficarem transparentes, acrecente os tomates, o extrato de tomate e deixe engrossar por 10 minutos. Reserve.

Junte o frango, a mandioca batida, o milho e o molho.

Verifique o sal, acresente o cheiro-verde, as pimentas, o louro.

Sirvo com arroz branco ou arroz com côco queimado.

Dicas:

-Evite bater a mandioca em liquidificador, a massa é muito grossa. Caso não tenha processador, vá batendo aos poucos e sempre acrescentando o leite.
-O arroz de côco queimado realça o bobó. Queime o cocô ralado (200g) na frigideira até dourar, acrecente 1/4 de xícara de água e deixe umedecer (10 minutos). Acrescente ao arroz já pronto.

Enjoy!

4 comentários:

ameixa seca disse...

Amigos e família à mesa é sempre sinónimo de boa disposição e alegria. Com bobó de mandioca melhora ainda mais ;)
Bom Domingo.

Cláudia disse...

Téia, que delícia de bobó de frango, pena que não tem camarão, kkkk, é muito bom se reunir em família ao redor de uma mesa e dar bastante risada.

bjs

valentina disse...

Que delícia Téia! e esta tua prosa é addictive. Obrigada por participar no Colher. Hoje a noite publicaremos as participações.

Magia na Cozinha disse...

Gostei muito da sua sugestão. Eu, particularmente, não aprecio camarão, e este Bobó caiu como uma luva.
Bjs :)

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger