Concurso Comida&Música do Chocolatria - Creme de manga com limão

sábado, 2 de agosto de 2008










Esta é a minha primeira participação em desafios.


A talentosa Simone do Chocolatria, está promovendo o evento "Música e Comida". Pensei: que combinação que dá certo, cozinhar e comer ouvindo música ao mesmo tempo é essencial. Além disto, como a música nos faz viajar no tempo e no espaço dá para criar muito.


Seguem as explicações! Aqui em casa temos uma mangueira que dá frutas ótimas, docinhas, suculentas, só que já tem vários meses que elas não dão o ar de sua graça. (Na verdade, estão fora de safra). Como estava acostumumada a tê-las por perto para um suquinho ou um docinho, acabei ficando viciada, e tinha uns dez dias que eu ficava pensando em comprá-las para fazer esta receita que aqui lhes apresento. O engraçado é que, toda vez que me dava esta vontade, me vinha à cabeça uma música super antiga, genuinamente nacional, que tocava lá nos idos dos anos 80. E ficava pensativa, com um sorrisinho na boca, com lembranças da minha adolescência...



Estas lembranças são da mesma época que a música, quando ela tocava nos bares e nas rádios de Macéio onde passei diversos verões nas casas das tias Marlene e Marilene, irmãs, que nem são minhas tias, na verdade são minhas primas de segundo grau, mas devido a diferença de idade entre nós, e de filhos com a mesma idade minha, acabaram virando tias mesmo. Uma coisa que sempre era comum, ano após ano, era como comíamos naquelas casas, e muito, e bem, porque minha família é chegada em um banquete. E elas cozinhavam com amor, para agradar mesmo. Acho que todos nós da família somos assim. Aprendi direitinho... Além dos pratos elaborados, me lembro de comermos manga de "baciada" nos quintais de suas casas. Uma ia descanscando e as outras comendo, e o papo rolando...E mais uma vez aparecem as mangas.


Elas, juntamente com meus queridos primos, fizerem destes momentos, um dos melhores e mais alegres da minha vida, até hoje, ou principalmente hoje, passados mais de 20 anos, sinto falta das nossas risadas, conversas, passeios de windsurf, de lancha, de carro, enfim, tudo o que aqui em Brasília não encontrávamos, pelo menos tendo a praia como companhia. Agradeço muita a hospitalidade e as "paparicações" de todos eles.


É, este desafio veio mesmo a calhar...


Bem, vamos a música:


Da manga rosa quero o gosto e o sumo
Melão maduro, sapoti, joá
Jaboticaba teu olhar noturno
Beijo travoso de umbú-cajá
Pele macia ai carne de cajú
Saliva doce, doce mel, mel de urucú
Linda morena fruta de vez temporana
Caldo de cana caiana, vou te desfrutar
Morena tropicana eu quero teu sabor
Oi, oi, oi, oi!
Morena tropicana eu quero teu sabor
Oi, oi, oi, oi!
Morena tropicana eu quero teu sabor
Oi, oi, oi, oi!
Morena tropicana eu quero teu sabor
Oi, oi, oi, oi! "

Segue a receita, tão singela quanto a música, tão gostosa como aquelas férias e tão fácil quanto nossos tempos adolecentes. Fica aqui minha homenagem a todas as tias, mães e parentes que nos inspiram a fazer da comida um agrado e um grande prazer, seja cozinhando ou comendo.


Ingredientes:

3 mangas (usei haden)

1 caixinha de creme de leite gelado

meia xícara de açúcar

meio limão espremido

1 colher de sopa de raspas de limão



Corte em pedaços a manga e leve ao congelador ou freezer por 2 horas. Quando estiver quase congeladas, bata-as no liquidificador com o creme de leite, o suco e 1lher das raspas de limão e o açúcar. Vira um creme aveludado e com uma cor linda. Matei minha vontade e minhas saudades.


Enfeitei com a outra metade das raspas do limão e com as cascas das mangas, simulando folhinhas. Como ela é multicolorida, deu para fazer de três cores: amarela, vermelho e verde.


Desfrutem!


Bj a todos.


P.S: Simone tive outra idéia para este desafio, a gente pode participar com mais de uma receita?


Atualizado em 05/08/2008.


Gente, a Simone me mandou um e-mail lindo de morrer, estou explodindo de felicidade, sou "fãnzoca" dela, cada receita e texto que leio no seu blog o Chocolatria me faz achá-la cada vez mais competente e querida. Dá uma olhadinha no comentário, ela disse que nunca me viu, e sempre me adorou. A recíproca é totalmente verdadeira lindinha. Só vou sossegar o dia que conseguir fazer todas as suas receitas e conhecê-la pessoalmente, e também, claro, conhecer o "Divas". Vou fazer um regime até novembro, quando farei uma vista em Sampa, para comer e trazer tudo o que ela deve fazer de maravilhoso.
Ah, não tinha mandado o link porque já estava muito tarde, e ia fazê-lo hoje pela tarde, mas você já leu, então, contei com a sorte e ela me ajudou.

Até domingo vou postar a outra música e receita que me fazem lembrar o meu pai. Achei que era uma boa oprtunidade para homenageá-lo no Dia dos Pais, e ainda participar de novo do seu concurso. Lá de cima tenho certeza que ele vai ficar feliz.


6 comentários:

Simone Izumi disse...

Téia:vc é do tipo de pessoa "nunca te vi, sempre te adorei!"...ahhahah.
Olha que engraçado, lá estava eu fuçando o trem bom (como zilhares de outras pessoas) e encontrei o post falando de ti e de seu blog. Curiosíssima, entrei aqui e cá encontro um post para o concurso!!!ahahhahahahahh....Menina, vc se esqueceu de mandar o link para o meu e-mail!!rs...mas era destino eu mesma achá-lo!!!!rs....
Mas é claaaaro que você pode participar mais vezes!!!! Eu adorei o seu post, tem um astral contagiante e a sobremesa me apeteceu por demais.
Ahn, já incluí o seu post no concurso, ok?
Obrigada e um beijão!!!
si

Valentina disse...

Ah, mas esta música foi batata,nao?! Caiu bem mesmo.Falando em manga lembro de férias no interior do ceará e bem em tempo de manga. As vezes ficava no quintal da casa de uma colega enquanto ela fazia doce de manga num panelAo..achava aquilo um sonho..alguéum que conseguia fazer manga ficar ainda mais sensual..êta saudade de fartura de manga. por aqui é mais de £1 cada.E nem sempre são maduras. e docinhas.

Claudia Lima disse...

Téia muito obrigada pela sua visita e elogio a minha sugestão de chocolate quente.
O seu blog está muito legal, cheio de gostosuras!
Que legal que vc está participando do evento na Chocolatria. A Simone é super alto astral e eu tb vou participar do desafio, mas ainda estou trabalhando nele.
A sua sugestão é muito boa. A cor ficou linda!
Me visite sempre que desejar! Vou adicioná-la a minha listinha .
Bjs :)

. disse...

Acredito que quando se fala em manga,todo mundo tem uma história para contar,não?
Ah! mas para quem teve a felicidade de morar em casa,ou ter uma chácara,porque hoje as crianças vivem trancadas dentro dos apartamentos...que pena.
Essa receita deve ser leve deliciosa...
Bjs

Letrícia disse...

Nossa, adorei sua participação no evento da Chocolatria! Parece leve e deliciosa!

Beijos!

Cláudia disse...

Téia, já tinha visto o seu post, mas não havia comentado ainda. Hoje estou olhando todos os posts do concurso do Chocolatria com atenção. Adorei a receita e a música, como comentei com a Val, dá saudades destas músicas do nosso tempo adolescente, pois realmente curtíamos música de qualidade e brasileira! E essa era uma das que eu não parava de cantar! Boa Sorte!

bjão

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger