terça-feira, 28 de abril de 2009
Aviso logo, que este macarrão não é tão barato, pois a matéria-prima é bastante sofisticada, o que significa, quase sempre, um "up"no preço. Quero deixar bem claro que isto não deve ser limitador pois vale cada centavo empregado.
Faça como eu: chame os amigos, faça este molho, e mais o molho de tomate com bacon, que já postei (receita aqui). Deixe o macarrão pré-cozido (já explico adiante como fazer). E na hora de servir é só esquentar os molhos, o macarrão, e, voilá..... Sucesso na certa!!!
Esta receita, é uma da série: receitas à pedidos.
Estou postando em homenagem a uma querida e meiga colega de trabalho, que me acompanha sempre aqui no blog, a Rose, que me perguntou há umas duas semanas atrás se tinha alguma receita para ela. Acabei demorando, e resolvi executá-la no fim de semana, para deixá-la e a todos nós, de água na boca com as fotos. E olha que funghi com creme de leite não fotografam bem, devido a cor clara demais, mas dá para ter uma idéia.
Rose, espero que faça e me diga o que achou.
Receita da massa pré-cozida (caso queira fazer antes)
Primeiro faça o macarrão, cozinhe-o em bastante água fervente, só que tirando de 3 a 5 minutos antes do tempo determinado na embalagem, em uma consistência "al dente", ou seja, ainda um pouco resistente ao morder. Escorra e jogue de água gelada, o bastante para soltá-los com os dedos.
Reserve. Na hora de servir, coloque um pouco de manteiga e um fio de azeite e passe-os em uma frigideira, como se fosse fritá-los, e isto irá aquecê-lo.
Outra forma, é colocar o macarrão frio, jogar o molho bem quente, mexer bem e levar a travessa ao microondas. Isto tudo, se quiser deixar o macarrão já pronto.
Receita do molho para 6 pessoas e 1/2 quilo de macarrão de massa curta (usei farfalle ou gravatinha, mas pode ser penne, parafuso, etc)
150 g de funghi seco
200 g de presunto de parma picado ou presunto comum (pode ser de peru também) em quadradinhos (fica mais bonitinho e o gosto realça melhor)
1 cebola bem picadinha
6 cs de alho-poró cortado em rodelas (ou à gosto), só a parte branca
350 ml de creme de leite fresco
1 caixinha de creme de leite de caixinha (não use em lata porque talha)
1 xícara de vinho branco
1 xícara de caldo de legumes pronto
2 c.sopa de farinha de trigo
1/2 xícara de queijo parmesão
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de chá de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Deixe o funghi de molho em água quente por 1 hora ou até ficar macio ao toque, esxperimente a textura na boca também para ver se não está duro, se estiver estragará todo o seu molho. Lave bem para tirar toda a areia. Não tem jeito tem que ser um por um. Pique em pedaços pequenos. Reserve.
Doure a cebola na manteiga e no azeite, acrescente o alho-poró e deixe amolecer um pouco, depois o presunto e deixe escurecer e fritar um pouco, por último o funghi, por mais uns 3 minutos. Inclua o vinho, deixe evaporar o álcool, depois, o caldo, os cremes de leite, o queijo e a farinha. Deixe até ficar cremoso. Acerte o sal e acrescente a pimenta do reino.
Delícia!!!!
Bj a todos.
33 comentários:
Téia amore,
eu acredito em você, por funghi é caro pra chuchu e ao mesmo tempo é tudo de bom.
Nada que depois economizar na comprinha do mês hehe
Bjs
Molho funghi também é dos meus preferidos, louco de bom! Com presunto e alho-poró, aí arrasou de vez. Os convidados amaram, com certeza.
Bjs.
Ô, vizinha, funghi e uma das poucas coisas que eu não gosto de comer. Mas como o hômi é apaixonado por massas ao funghi, já estou aqui, lendo tudo na maior atenção. Quem sabe não faço um agrado para ele?
Beijos!
Querida Téia, por aqui estamos na época do funghi e como é excelente para a saude como quase todos os dias. Esta tua massa ficou divina! Bjos. Léia
Adoro pratos de massa :) São deliciosos e este não fica atrás!
Amiga aí no Brasil vocês tem coisas que nós por cá nem sonhamos que existem...pais magnifico...jinhosssssssssss
Hummmm.... Téia, este seu molho é a minha cara... :) Já tinha guardado sua receita de Loló de camarão para fazer, agora vou guardar esta também. Depois te ocnto quando fizer! Um beijo grande,
Por acado aceertaste estou mesmo a pensar em seguir um curso relacionado com culinária hehe!
Esse molho deve ser mesmo bom! De certeza que os convidados amaram!
Beijinhos
Téia,
Fala sério...quanto você pesa???
Você consegue comer essas delicias e permanecer incólume?
Téia, querida!
Já respondi ao seu comentário sobre o Dia Verde lá no blog, mas vou reforçar aqui.
Não é um desafio, na verdade, é apenas uma ideia, lançada pela Mary, do Chá, Canela e Chocolate, quando ela marca uma data para todos postarem uma receita de determinada cor. O próximo será dia 10 de maio e a cor ainda não está definida, que eu saiba, vou lá conferir. Participe, é bem bacana.
Beijos.
Eu quéééééé....................
babei, tetéia, babei!!!
eu adoro tudo o que vc colocou nesta receita e é claro que deve estar divina!!!
funghi seco é caro, mas é um ingrediente básico para nós ,niponicos...rs
bisous
Aiiii, funghi combina muito bem com massas, não?! Hummm, está com uma carinha ótima!
Concordo com o comentário acima, já que tbm sou nipônica!! rs! Adoro!
Beijos!
também adoro funghi...pena que aqui em casa sou a única...
Sobre as empadas...ficam muito boas quentinhas ou frias tanto faz...rsrs
Bjus
e me deixou com agua na boca, estou babando e com fome, rs ! bjinhos
Este macarrao ao molho de funghi esta belíssimo, "mui bello, gracias" senhora administradora ..pois adoro cogumelos como podes ver pelas receitas no meu B...Jinhos xxx
Téia, o prato ficou com uma cara ótima! Vontade de provar... :)
Obrigada pela visita, viu?!
Volte sempre!
Beijos
Amiga querida, vim lhe agradecer pelas felicitações do meu aniversário. Muito obrigada!
Querida, uma comidinha gostosa desse jeito eu comeria sem pensar no bolso,rsrs.
Bjus
Estou voltando para avisar que a próxima cor da proposta da Mary será o amarelo e o dia 17 de maio e não 10, como avisei antes, ok? Se quiser participar... é bacana!
Bjs.
Oi Téia, você viu??? Voltei mesmo. Nossa, eu tinha me esquecido como faculdade tira o "couro" da gente.
Mas eu estou adorando. Ficar no meio da molecada é muito engraçado e divertido, deixa a gente mais jovem. A faculdade vai muito bem, estou adorando. Agora, quero ver se posto pelo menos uma receita por semana. Esse afastamento do blog me deixa chateado tb. Bjs.
Téia ,adorei sua receita, fácil e gostosa.quem não gosta de macarrão?
beijos
Edilia
Téia, otima combinação de proteinas e calorias. Linda apresentação, e sua dedicada explicação para os detalhes.
Mas adorei a receita do crumb de bananas ao chocolaiT
Bom fim de semana!
Bem apetitoso.
Beijinho
Olá Teia nunca fiz este molho e adorei a receita é tudo de bom, bom fim de semana, bjs.
Adoro. Téia, pra mim funghi secci em massas não tem igual. Já anotei a receita, e tudo que vai, ai, deu uma vontade de comer agora...mas não tenho os ingredientes principais na despensa, snif!
bjs
Adorei está receita, muito boa, anotada para fazer para o pessoal.
Amo este molho, fica especialmente fantastico.
Beijos
Saborosíssimo esse macarrão Lindona!
Sabe que fiquei com água na boca?
Beijocas
Ai, ai, ai isso não vai funcionar Téia querida, logo terá uma grávida com um barrigão imenso a bater em sua porta pedindo um prato de massa, que delícia!!
www.saboresdalica.blogspot.com
Amada, que saudadeeeeee!! =D
Deletei o antigo blog, mas estou de volta com este novinho... não aguentei ficar longe mto tempo...rs
Quantas delícias passaram por aqui nesse tempo em que fiquei ausente! Estou imaginando o espetáculo que não é esta massa: funghi, presunto e alho poró juntos, só pode resultar em algo muito, muito bom... que pretendo experimentar loguinho!!!
Super beijo
Mari
Téia, cadê você!?!?!?!?!?
Téia, a combinação está perfeita! o funghi pode ser caro, mas só um tantinho já dá sabor. Sabe o que combina com funghi? nozes...faço raviolone recheado com queijo+nozes e o molho de funghi (creme de leite e bechamél). Mas com massa seca, polvilhe um pouquinho por cima do prato que também fica bom.
bjs
Teia vc é muito chique mesmo né menina. Bolonhesa é coisa da sua amiga mesmo aqui de MG, para dizer que não fiz um diferente esses dias, nasceu Carbonara aqui em casa (já esta carne de vaca, que faço muito). Estou precisando inovar como você. Um bom dia das mães para ti. Beijao da Pri (MG)
amo massa com fhungi..conbinação mais que perfeita!!!!maravilhosa a sua massa..ah..e..obrigado por me visitar quando estive ausente..rssss..bjus
Postar um comentário