Salgadinho Rocambole de Parmesão

quinta-feira, 17 de julho de 2008








Gente, vou falar uma coisa, conheço dezenas de pessoas que cozinham divinamente: conhecidas, amigas, tias, avós, marido, sogra, profissionais, amadoras, confrades, mas ninguém cozinha como minha mãe. Desdeque eu era criança ela faz pratos que hoje são comuns, mas há 30 anos atrás era totalmente novo. Lá na década de 70 e minha mãe ia de suflês, filés ao molho de champingnon, peixe com banana e por aí vai. Isto, no almoço do dia-a-dia. Sempre tínhamos comidas diferentes em casa, deve ser por isto que não temos medo de experimenta nada e é difícil achar alguma coisa que eu, meu irmão e minha mãe não gostemos, além do gosto pela cozinha. As suas combinações e temperos realmente são únicos. Todo mundo que vai definir ou elogiar ela sempre começa com elogios a sua comida, e ela merece cada um deles.

Para você querida mãe, meu muito obrigada pelas dicas, inspirações e diversidade que me permitem hoje gostar tanto de cozinhar.

Well, tudo isto porque esta receita é bem antiga lá em casa, sempre tinha este salgadinho nos aniversários, e eu ficava torcendo para sobrar e eu poder comê-los com um suco bem gelado. Há algumas semanas pedi para ela vir aqui em casa me ensinar e o resultado está aí.
Ingredientes (para 3 rolos e 6 porções):
Massa:
250g de manteiga em temperatura ambiente
500g de farinha de trigo
1 xícara não muito cheia de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de café de sal

Esfarinhe farinha de trigo numa pedra de granito ou mármore, disponha a farinha, acrecente a manteiga e amasse com a ponta dos dedos, acrescente aos poucos o leite, até formar uma massa que solte nos dedos, o sal, e por fim o fermento. Reserve.

Recheio:
150g de manteiga em temperatura ambiente
150g de queijo paramesão
Coloque em uma travessa e misture com uma colher.

Abra a massa em quadrados, passe uma camada fina do recheio, enrole como um pequeno rocambole, passe um filme plástico, ou amarre um pano fininho (como na foto) e leve ao congelador por 30 minutos (Observe as fotos). Corte em rodelas fininhas e leve para assar em forno a 180 graus até dourar, aproximadamente de 20 a 25 minutos.
Pode ser congelado antes de assar po até 15 dias e depois de assado dura até uma semana em lata fechada.
Desmancha na boca!

3 comentários:

Valentina disse...

Amei este post e esta receita.

Marta disse...

Oi, Téia
Passeando pelo seu blog encontrei essa receitinha que
é uma das favoritas da minha infância. A mãe de uma amiga fazia e comíamos no "recreio"da escola. Senti saudades.Vou fazê-la e depois te conto.
Ah! o seu blog é muito fofo e bem se vê que você escreve com o coração. Obrigada .
Marta

Letrícia disse...

Receita anotada! Essa com certeza vai fazer sucesso aqui em casa (meu ratão adora um queijo ;-)).

Beijos!

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger