Macarronada de Atum do Miltão

domingo, 20 de julho de 2008


Esta macarronada já rodou o Brasil: Minas, São Paulo, Sergipe, Alagoas, Bahia, pelo menos. Muito antes dos foodblogs existirem, aliás, antes da Internet existir. É invenção e autoria do super marido ♥. Muitas reuniões na casa dele, quando ainda éramos solteiros, a tinham como estrela, e era exigência dos amigos e convidados. Fizemos tanto que agora só de vez em quando repetimos, pois tudo demais enjoa.

É de agradar a muita gente, até as crianças, é super rápida, prática, custo benefício ótimo, e, claro, deliciosa. O toque fica por conta da pimenta Tabasco, e do contraste da mostarda com o catchup. O marido sempre a chama de Tunna Spaghetti, afinal ele é neto de italianos, mas como fazer espagete para muita gente é complicado, pois às vezes gruda e não dá pra arriscar quando as visitas estão com fome, atualmente quando fazemos usamos macarrão pequeno: penne, farfale (gravatinha) ou fusilli (parafuso). Façam ao gosto do freguês, pois, quem adora cozinhar também gosta de agradar aos començais.

Só um detalhe, a foto não faz justiça a cor linda que esta macarronada possui (esta fui eu que tirei), um laranja-avermelhado lindo. Para comermos também com os olhos.

Dica: Não use creme de leite em lata, pois pode talhar, aliás isto vale para todas as receitas que vão diretamente à boca do fogo, principalmente as salgadas, alguns cremes, musses e sobremesas exigem o creme de leite em lata, devido a consistência que pode ser alterada, pois o de lata é mais encorpado e é possível tirar o soro, não é o caso deste prato.

Ingredientes (6 porções):

500g de macarrão
2 latas de atum sólido no óleo
2 latas de molho de tomates pronto
2 caixas de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola picada finamente
200g de catchup
100g de mostarda comum
cheiro-verde, sal, pimenta (a gente usa Tabasco), pimenta do reino e molho inglês a gosto

Ferva a água (uns 3 litros é suficiente) e cozinhe o macarrão pelo tempo descrito na embalagem. Doure a cebola na manteiga , junto com o óleo de uma das latas, acrescente o atum e frite por um 3 minutos, mexendo sempre. Adicione o molho de tomate, o catchup, a mostarda, os temperos e cozinhe por mais 5 minutos até ferver. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Caso goste, salpique queijo ralado por cima.

Delícia!

3 comentários:

Valentina disse...

Ja vi que esta aqui e uma otima receita para levar para o trabalho. anotando.

Valentina disse...

Não consigo achar aonde copiei esta receita e voltei para copiar de novo. vou fazer agora para levar para o trabalho amanha.bjs e bom começo de semana.

Valentina disse...

Adorei a receita. vai ser repetida,prática, e bem bacana para os meus almoços da semana.obrigada Téia.

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger