Téia no Correio Brasiliense

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009



Sábado passado participei de uma matéria do Correio Brasiliense, o jornal mais lido de Brasília, em uma coluna intitulada TESTE BRASÍLIA, fazendo uma desgustação de Café com Estilo, ou seja, aqueles cafés especiais que lembram drinks requintados. 

Logicamente queria começar agradecendo a equipe do Jornal que descobriu o blog e me contactou: a Mariana Ceratti, a Gabriela Almeida e o Tiago Faria. Pessoal, muito obrigada, foi uma experiência deliciosa, prazerosa e única.

Fomos eu, mais duas degustadoras, a Arineide e a Simone, duas lindas e simpática professoras, o Tiago que é o repórter, a fotógrafra Zuleika e o motorista (não sei o nome dele) em uma van, e experimentamos 12 drinks, sim 12, com direito ainda a um pães de queijos providenciais para quebrar um pouco o doce das bebidas. Deus existe!

Os estabelecimentos visitados foram, na sequência: Café à Capella, Grenat Cafés Especiais e La Parra Café. Fomos muito bem recebidos em todos os lugares. Agradeço a todos também.

Bem, a minha opinião é a seguinte: os três são super recomendáveis, os cafés estavam bem executados, o atendimento ótimo e o ambiente caprichado.

O que vai diferenciar é o que cada pessoa quer naquele momento ou o seu gosto pessoal por este ou aquele tipo de café e suas misturas.

O Café à Capella tem um ambiente informal, tipo bistrô, aberto e clean. As meninas e eu entendemos que era o melhor lugar para um café-da-manhã, tocava uma musica clássica deliciosa e eles arrasaram no Café com Paçoquinha, delicioso. O cardápio de comidas é o melhor de todos, com opções tradicionais como pães e sanduíches e com o adicional de cuscuz, aqueles de milho, não o marroquino de semolina, e as tapiocas, ambos com recheios diversos. Tivemos um barista explicando a origem e as espécies de cafés, bem interessante.

Já o ambiente mais requintado e romântico é o do Grenat Cafés Especiais, pretendo levar o marido lá um dia, achei o atendimento deles muito bom. Os cafés, estavam excelentes e seu cardápio foi o que mais me agradou, pela sua variedade e originalidade. Amei todos, o smothie de café com banana era o mais diferente, o de avelãs parecia um sorvete e o de creme de limão flambado com Contreau a mistura mais inusitada. Os proprietários nos deram muitas explicações e foram muito atenciosos. Logo na entrada percebi um diferencial, e avisei ao Tiago, eles vendem cafeteiras, máquinas de capuccino, xícaras, jarras, produtos para barista e até produtos de beleza com café, cremes, sabonetes, shampoos e condicionadores, em embalagens lindas.

O La Parra Café fica em um shooping e tem uma proposta mais descontraída, sem deixar de lado a qualidade e o excelente atendimento (a gerente é uma simpatia), e a rapidez, foi o único a trazer todos os drinks quase ao mesmo tempo, e não esperamos nem 10 minutos para 4 drinks feitos um por um. Achei interessante que o quarto nós não havíamos pedido, era um com morangos, ela ouviu a gente comentando que seria interessante e nos trouxe, muito atenciosa, não é mesmo?Ah, aqui provamos cafés especiais com coco, nutella, morango e limão, todos ótimos, mas o melhor de todos, que foi unanimidade foi o Fresquíssimo: café, limão, gengibre e sorvete, fantástico. Como disse o Tiago na matéria, falando em meu nome: foi a descoberta mais surpreendente do dia, este de limão é um dos cafés mais diferentes que provei na minha vida e definitivamente, cheguei a conclusão de que gosto mesmo é de café gelado. 

Bem, conforme havia prometido ao Tiago, tentei fazer o Fresquíssimo aqui em casa, claro que sem a receita não ficou igual, mas ficou bem próximo, gostamos, comentário do marido: foi pouco!!! Detalhe, olha o "tamanhozinho" da taça que estava o drink, aquelas enormes de vinho tinto.

Taí a minha contribuição como cozinheira nessa "aventura gastronômica".

Fresquíssimo by Téia

3 bolas de sorvete de creme
1 limão pequeno (todo o suco e metade de raspas) 
1 xícara de leite integral
3 colheres de sopa de capuccino pronto (achei que assim o café ficaria mais cremoso)

Bata em um mixer, ou se não tiver, como eu, bata com o fuet em vasilha um pouco maior, se bater no liquidificador a bebida não vai ficar cremosa. Sirva imediatamente. 

Endereços:

Café à Capella - 109 Norte Bloco A loja 20 - fone 3965-5152
Grenat Cafés Especiais - 201 Sul Bloco A loja 5 - fone 3322-0061 
La Parra Café - Alameda Shopping 1º subsolo - Taquatinga - fone 3352-1908

21 comentários:

Odete disse...

Ficando famosa a senhora, hein! Eu adoro cafe e as bebidas feitas com ele. Bem interessante essa.

Bjs e Happy Valentines Day!!

Unknown disse...

Amiga linda, você é chic mesmo! Eu amo café e sendo assim bem diferente, eu iria amar. Sempre que vou conhecer uma cidade gosto também de conhecer as cafeterias, eu e meu esposo gostamos muito de café e suas variações. Preferimos cafeterias aos bares.

Mil beijos e qualquer dia chego aí para lhe dar um abraço.

Glau disse...

Teinha, além de te dar um abraço enorme em breve, se prepare pra me dar autógrafos!
Bom saber que logo mais poderei conhecer e experimentar todos estes cafés que vc mencionou e o melhor.. provar com a sua cia.

Um beijo querida, Glau

Laurinha disse...

êêê!!! super bacana!!! parabéns!

Alpías, esta sua sugestão é 10!

Beijinhos

Bárbara disse...

NOssa q delicia... heim..

bom achei seu blog no doce casinha.e. amei...
tbm tenho um ... depois passa no meu..

tbm amo cozinha..e quitutes..tdo de bom..

bjosss

ameixa seca disse...

Já estou aqui a imaginar como seria bom pegar em algumas blogueiras amigas e ir visitar esses cafés... ia ser muito divertido :)
Acho que ia adorar esse fresquíssimo!

Luciana B. disse...

Téia, que legal, adorei esta ideia!! Ops!! Me fala se com as novas regras você vai ser Teia ou vai ficar Téia mesmo...:))
Seria super legal fazer isto, como disse a Ameixa, reunir umas blogueiras e fazer assim avaliações informais de pratos...

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Boa dica e muito simples de fazer mesmo!

bjssss

Os Olhos de Alice disse...

que delicia!!! e o melhor de tudo é provar coisas novas e novos lugares!!! a matéria do jornal já saiu?? quero ver!!!
beijos Téia querida

Nani disse...

Nossa que a amiga chique nós temos, parabéns!!!
E que colaboração maravilhosa.
Beijos

Gina disse...

Essa foi uma experiência bacana. Você conheceu lugares novos e pode indicar a quem for a Brasília.
Gosto de tudo que leva café e tenho experimentado alguns muito especiais em Curitiba.
Bjs.

Iliane disse...

que bom Teía..fiquei super feliz por você amiga!!!bom conhecer lugares e sabores novos..bjus querida..li

Sarah disse...

Téia querida,
Tá demais vc hein amiga?!?!?
Me leva da proxima vez viu!?rs
Vamos combinar uma recepção pra Glau???
Bjos

Eduardo Miguel disse...

- Oi Téia passei para uma visitinha e fiquei contente por saber desta que torço para que seja a primeira de muitas oportunidades, sucesso e abraço grande em todos!

Rosane Vargas disse...

Téia, tá famosa, hein? Parabéns pelo merecido reconhecimento.
Abraço

Anônimo disse...

Téia, querida, eu e o maridão vimos a reportagem no Correio... ficou demais!!!
Ficamos super felizes em ver que o blog está crescendo!
Testarei em casa a receita do Fresquíssimo, ela realmente parece deliciosa!!!
Um grande beijo,
Raquel

Eli disse...

Que chique!! Parabéns!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Tânia N. disse...

Você tá chique, hein mocinha????
Beijocas,

Lua Limaverde disse...

Parabéns! Pena que não posso visitar esses cafés tão legais! Bjs!

Letrícia disse...

Ah, não acredito que eu perdi a chance de ver você no Correio :-(

Vou fuçar o Correioweb todo até encontrar!

Beijos!

La Parra café disse...

olá Teia, venha se deliciar na nova loja do La Parra cafe e experimentar deliciosas novidades, estamos no shopping florida mall, na EPTG proximo ao guara, grande abraço.

Nadja Parra.

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger