Vou Descansar e Volto Já!!! Uma receita de pão divino de despedida.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009






Como também sou filha de Deus e tiro férias, aviso a meus amigos, leitores e queridos blogueiros que o Banquetes e Lanchinhos entrará em recesso por alguns dias.

Voltarei com novidades, lugares lindos, pratos típicos e até receitas, se conseguir me comunicar em español com os chilenos.  Olha que estudei alguns anos da língua e tenho até diploma de conclusão do curso, massss, nossos amigos de língua espanhola nem sempre têm paciência de ouvir o meu sotaque brasileiro e meus segundos de pensamento para lembrar as palavras vistas há 3, 4 anos atrás, além disto, já soube que eles gostam tanto de nós que querem aprender nossa língua. Então, vamo que vamo. Na volta conto tudo...

Deixo aqui para vocês uma receita de despedida para fechar com chave de ouro este ciclo de trabalho, corre-corre e muita comida. 

Um pão de curry com recheio de tomate seco e salsicha, de comer ajoelhada, da Si do blog Chocolatria (só para variar). 

Aviso que foi meu primeiro pão de sovar, sem usar a MFP. Sempre falei que pão não era muito a minha praia porque exige paciência (qualidade que não tenho, se bem que na cozinha sou chegada em coisas trabalhosas. Bem, hobby é hobby...), aquela coisa de deixar crescer e tal. Que nada, foi tranquilo e ficou maravilhoso, sem defeitos, a massa é ótima, levinha e desmancha na boca, o recheio combina perfeitamente com o gosto discreto, mas importante do curry. Fiz algumas adaptações e já coloco a receita com elas.

Preciso dizer de novo? Façam!!!!

Bj muito grande a todos e até a volta.



Curry Hot Dog com Pasta de Tomate Seco

250 g de f. de trigo e cerca de 100 g para dar o ponto
5 g de fermento biológico seco instantâneo (meio pacote)
2 colheres de sopa de açúcar
180 ml de leite morno
60 ml de óleo
1 colher de chá de sal 
1 ovo médio
3 colheres de chá de curry ou a gosto
1 gema batida para pincelar
Gergelim preto para salpicar

Recheio:
6 salsichas cortadas ao meio, ou 12 mini salsichas,usei a de frango
Cerca de 200g de tomates secos processados (bati no liquidificador com 4 colheres de sopa de água) para proporcionar cremosidade

Numa tigela junte: o fermento, açúcar, ovos, leite morno e óleo. Misture bem. Aos poucos adicione os 250 g de farinha, misture o restante da farinha até soltar das mãos. Sove por uns 5 a 8 minutos (sovei por 10 minutos).
Cubra com filme plástico (ou pano) e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de tamanho.

Separe 12 bolinhas, jogue farinha na pedra ou na forma, nivele com a mão, passe um rolo e deixe uma bola achatada de tamanho pequeno. Passe o creme de tomate, coloque metade da salsicha e feche dobrando as pontas para dentro. 

Deixe crescer por mais 1 hora. Pincele com a gema e polvilhe o gergelim.

Pré-aqueça o forno em 220º por 10 minutos, asse os pães por mais 10 minutos, abaixe o forno para 180º

24 comentários:

Odete disse...

Entonces mi amiga, tienen buenas vacaciones, mucha diversión y tiempo para disfrutar de la buena comida local. Cuidado no emborracharse con los grandes vinos!!!
Adiós, hasta pronto!
Besos

Margarida disse...

Parceira querida desejo-vos umas óptimas férias! Fico à espera de novidades desta cozinha maravilha.
Beijinhos e "hasta pronto"!

Claudia Lima disse...

Eu tenho paciência de Jó, mas nem tanto na cozinha. Certas coisas nem me meto a fazer.
Adoro fazer pães, é uma terapia! A única parte chata é ter que esperar a massa crescer.
Tenha ótimas férias!
Bjs :)

ameixa seca disse...

Às vezes eu tenho paciência para coisas mais trabalhosas, ando numa fase de fazer pão. Mas uso a MFP para dar a primeira misturada dos ingredientes e levedar... depois é que coloco a mão na massa :)
Adoro esse gergelim preto, que máximo que ficaram os pães ;)
Boas férias. Divirtam-se muito!!!

Simone Izumi disse...

Ai que tudo...viajar é muito bom!!
Nossa, férias merecidíssimas, hein?
Trabaiou bem, nega...
O seu pão ficou maravilhoso, tetéia...estava quase esquecendo de como ele é gostoso...nham,nham...
aproveite bastante e recarregue o seu 220v!!!!rsss
bjaoo
si

Unknown disse...

Amiga querida, que maravilha esse pão lindo!!! Amei!!

Amiga, lhe desejo uma ótima viagem e que O Senhor Jesus proteja você e sua família.
Traga novidades, viu? rsrsrsrs


Beijão

Glau disse...

Teinha, boa viagem.. aproveite muito! Eu tive o prazer de comer este pãozinho feito por vc e receita da Si... tudo de bom!
Te conhecer foi tudo de bão.. vou fazer inveja pros outros blogueiros que sonham em te conhecer! :)

um beijão e até a volta, Glau

Nani disse...

Amiga boas férias!!!!
Arrasou na despedida, que pão maravilhoso!
Beijos

Laurinha disse...

E que chave de ouro, hein! Adoro o gergelim preto nos pães... dão um charme todo especial!

Ah, e boas férias, passeie bastante, namore, descanse, recarregue-se!

Beijinhos

Karla disse...

Lindos pãezinhos....e boas férias :)

beijinhos

Unknown disse...

Téia, depois a Si me fala que não se dá com pão, posso com isso?!
rs
boas férias e curta bastante, irá passar por SP?
bjs

Edilia disse...

Boas férias e aproveite bastante.O pão está lindo, bem diferente.gostei.
Edilia

Anônimo disse...

Tudo de muito bom esse pão! vou experimentar. Apareça lá no meu blog, o Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida) e me diga o que achou.
Um abraço
Cal Moreira

Iliane disse...

miga querida..aproveite..descanse..faça lindos passeios e aproveite..tudo que tem direito..bjus..li

Tânia disse...

Y no te olvides de sacar muchas fotos y postarlas acá....
Besosss

Beatriz Belliard disse...

Ah, vou fazer Si, ainda mais receita da Simone ! E boas ferias aproveite bastante !! bjinhos

Anônimo disse...

Parabéns, são uma verdadeira delícia!

Boas e descansadas férias.

Tânia N. disse...

Amamos pão com gergelim!
Acabamos de voltar de uma viagem gastronômica e não podemos ver comida por meses, até as medidas voltarem ao normal...rs!
Beijocas,

cucchiaiopieno.com.br disse...

Voce, realmente, fechou com chave de ouro! Boas férias. Léia

Rosane Vargas disse...

Férias!!! coisa boa. Enquanto não voltas, aproveito o lanchinho que ficou servido. Lindos pãezinhos.
Abraço

Flavinha disse...

Téia, o Chile é um país fantástico, onde come-se muito bem e bebe-se ótimos vinhos a preços melhores ainda! Espero que esteja aproveitando muito!

Adorei a receita do pão! Vou testar assim que tiver um tempo!

Beijocas

Anna disse...

Adoro pão e as receitas não resisto em fazer, principalmente depois que ganhei a máquina de pão.
Vim desejar bom fim de semana e vi que es´ta de ferías.
Divirta -se.
Se passar por aqui veja:

Se puder vá no gamela presentes até dia 18/03
Site: http://gamelapresentes.blogspot.com e comente que você foi conhecer o blog e eu indiquei e coloque o meu nome(Anna) e o nome do meu blog(http://www.falecomanna.blogspot.com) no comentário do gamela, assim estarei concorrendo a um lindo prato de bolo.
Ele é tão lindinho!!! Assim quem for na minha casa poderá comer bolo num prato chique!!!
Beijos

Letrícia disse...

Aiaiai, esse pão é uma tentação! Já tinha conseguido me esquecer dele até revê-lo aqui... ai minha dieta!

Beijos!

Verena disse...

Téia, que delícia de receita!
Adorei seu blog e vou com certeza experimentar as delícias daqui!
Um abraço!
Verena

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger