Doces de Copinho para Comer de Colher

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009


Vira e mexe faço sobremesas aqui em casa e coloco em copinhos, acho super prático, dispensa pratos e colheres grandes, bem como ficar enrolando os docinhos. Além disto, o visual é moderno, chic e informal, e muito lindinho, claro...

Em três momentos diferentes com amigos e visitas aqui em casa fiz as  receitas abaixo, que podem servir de idéia, para uma festenha aí na sua:

Brigadeiro de Capim Santo 


Receita do Restaurante Capim Santo em Sampa e divulgada pela Rê do Geléia de Rosas e a minha amiga Glau do Madames e do Quintandoca, neste último ela os coloca em potinhos e os vende, vão lá conhecer. 

Só tenho uma coisa para dizer: fantástico, é inacreditável o gosto e a cremosidade deste tão criativo brigadeiro. Um único porém, não é tão fácil achar capim-santo, eu tive a sorte de conseguir uma boa doação da Aninha, minha comadre, se não fosse ela, ficaria na vontade...

Estou pensando seriamente em plantar aqui em casa, só não o fiz, ainda, com medo da Bebel comer a planta inteira, apesar de que ela é mais chegada em eletrônicos, ela comeu todo, eu disse todo o nosso projeto de iluminação do jardim, cada dia que chegávamos, tinha uma fiação ou uma luminária arranhada, arrancada ou desfiada, já mordeu um celular meu, os controles do Wii, enfim, imagine o capim com aquele cheio maravilhoso...Bem, vou tentar assim mesmo...

Receita:

-1 lata de leite condensado
-100ml de leite
-aproximadamente 10 folhas de capim-santo
1 colher de sopa de manteiga

Bata o capim-santo com o leite e coe numa panela. Leve a uma panela junto com os demais ingredientes em fogo baixo, mexendo sempre até desgrudar da panela.

Mousse de Chocolate Branco com Hortelã


Receita da Nigella, efetuada em primeira mão pelas meninas do Rainhas do Lar e já efetuada por algumas amigas dos blogs de culinária como a Mari e a Glau.

Delícia, mas errei a mão na gelatina, ficou pesada, posso fazê-la de novo, mas vou alterá-la.

Palavras de Rainha: Derreta 250g de chocolate branco (que eu nem viajava muito) picado em banho-maria, e reserve; bata 250g de creme de leite fresco junto com uma clara de ovo na batedeira até obter um lindo chantilly. Nesta hora a Nigella manda acrescentar umas gotinhas de essência de hortelã, mas como nem na Perini havia a tal essência, concluí que teria que dar os meus pulos, daí o que eu fiz? Bati um punhadinho de hortelã com um tantinho de creme de leite no mixer e juntei ao chantilly (e não é que rolou?); depois, minha gente, é só juntar as duas partes muito gentilmente, e uma vez homogênea e suave a mistura, deitar em taças e colocar para gelar, coroadinhas por lindas folhinhas de hotelã.
Por fim, o Brigadeiro de cacau com raspas de laranja


Este criei da minha cabeça, porque simplesmente amo esta mistura...

Receita:

1 lata de leite condensado
1/2 caixinha de creme de leite
2 colheres de sopa cheia de cacau em pó
1 colher de chá de raspas de laranja ou de essência de laranja
1 colher de sopa de manteiga

Levar ao fogo baixo, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela. Enfeite com chocolate granulado.

37 comentários:

ameixa seca disse...

Eu quero um de cada he he Esses verdinhos parecem-me super originais. Muito bom :)

Mari disse...

Amada do meu coraçãozinho... esses doces estão de babar, comer de joelhos e chorar por mais... suas fotos, sempre incríveis!!!
Estou com capim santo aqui em casa (achei no CEAGESP), vou fazer esse brigadeiro com toda certeza!! =D
Ah, relaxa q eu não sumo não... hehehe, só não vou cozinhar a semana toda, mas nos findis eu compenso e testo um mundão de receitas das amigas, como essas maravilhas que vc postou... =D
Super beijo,

Mari

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Adorei seu blog, tem cada receita uma melhor que outra...

já estou te seguindo...coisas boas e bonitas devem sim, ser seguidas!

bjsssssssssssssss

Claudia Lima disse...

Téia acho super charmosas as sobremesas nos copinhos. Fico delicado e requintado ao mesmo tempo.
A minha favorita foi a última! Parabéns pela criatividade!
Bjs :)

Jorge disse...

Humm que delicia que devem estar. :P

risonha disse...

gostei de todos mas o brigadeirão deixou-me de rastos!

Glau disse...

Teinha, menina, to mega sumida... na verdade, to acompanhando mas fiquei sem cpt e depois sem o teclado.. lia, mas nao escrevia!
Preciso te mandar um email.. contando as últimas, tem novidade na parada! :)

gentem, mas olha só.. Glauzinha foi destaque neste post! Que delícia! Eu acho uma graça estas sobremesas no potinho.. eu sou suspeita pra falar.. mas fica tão charmosinho, né? e todo mundo gosta..

um beijão Téia e até breve!
Glau

Axly disse...

Olha, apesar de não gostar de capim-santo, ficaram lindos teus docinhos!
Aqui em casa tem uma moita enooooorme... o Kiko, meu cãozinho, nunca comeu. Essa planta é meio forte pro bichos comerem, não acredito que ele gostem muito do cheiro ou do sabor, mas ele deitou em cima da moita e amassou toda!
Huahuauahuahuahuahau...
Kisss^^

Tânia disse...

Acho que vou querer também um de cada....muito original o de capim santo! Preciso experimentar!
Bjs

Unknown disse...

Téia, amore, brigadeiro é tudo de bom, agora na minha tpm andei fazendo já que o chocolate aqui está a 5 reais, que absurdo!
Esse com laranja é tudo de bom.
Bjss linda e uma ótima semana para ti.

Margarida disse...

Parceira querida, não sei qual escolher.. Assim fica dificil! E concerteza que ficam bem mais bonitos assim. Numa festinha eles arrasam de certeza!
beijinhos grandes

Simone Izumi disse...

tetéia...desse jeito vc me mata desidratada, de tanto salivar!
faz séculos que necessito experimentar esse de capim santo...vou me lançar no mato perto de casa a procura do santo, digo capim...digo capim santo..rss
bjoos e ótimas idéias!!!

Simone Izumi disse...

T.:
hmmmm...batedeira até dá, mas nao vai ficar a mesma coisa...mas vc pode tentar com as pás congeladas e creme super gelado...e acho que vc terá que bater umas 2-3x, sempre voltando para o freezer, blz?
Só para vc pegar o clima, a sorveteira possui um bowl com um líquido dentro que deve ser congelado por 24 hrs, antes de ser utilizado. A sua mecanica é simples, só envolve uma pá que vai misturando e aerando o creme. Porém,esse creme fica rodando cerca de 30 minutos dentro desse bowl congelado...
Pede uma de carnaval pro miltão!!!!ahahhahaha...ele vai me matar em março.
bjs

Unknown disse...

Amiga querida, estou encantada com suas guloseimas. Acho lindo esses doces em copinhos. Guarda um pra mim?
Qualquer dia desses vou aí buscar. :)



Um beijão e um abraço bem forte

Karla disse...

Que lindos Téia e super originais!!!! Nem sei qual é que gostei mais se os com menta se os com laranja :)

beijinhos

Nani disse...

Menina que delicia esse brigadeiro de capim santo, nossa o sabor deve ser demais.
O mousse da Nigella eu já fiz, delicia! Só que eu consegui a essencia com uma facilidade enorme, só achei que a essencia seria verde, mas é branca.
O brigadeiro de cacau vou achar apenas bonito, não gosto de chocolate preto.
E nos copinhos ficam um charme né?! Eu faço sempre em copinhos!
Beijos

BETO disse...

Téia querida, esses doces estão bonitos demais, e com certeza deliciosos. Mas eu passei por aqui mesmo para agradecer sua visita, estava com saudades, vc não aparecia mais. E eu aguardo uma receita lá pro meu desafio, ok?
Bjs. Abraço no maridão.

BETO disse...

Téia querida, esses doces estão bonitos demais, e com certeza deliciosos. Mas eu passei por aqui mesmo para agradecer sua visita, estava com saudades, vc não aparecia mais. E eu aguardo uma receita lá pro meu desafio, ok?
Bjs. Abraço no maridão.

Os Olhos de Alice disse...

Tambéem quero este capim!!! SANTO
acho que aqui no tem!!!
adorei
bjs

Odete disse...

Aqui soh em mercados asisticos para achar o tal capim santo ou erva cidreira, que chamamos localmente de lemon grass...Deve ficar muuuiiiito brigadeiro com ela. E os outros tambem aceito um de cada.

Beijos

Eli disse...

Aí Jesus que pecado!! Eu também acho chique de doer os doces servidos nos copinhos. rs


www.saboresdalica.blgospot.com

Agdah disse...

Essas sobremesas de copinho estão cada vez mais populares aqui também.

Cris disse...

Este de capim santo... até suspiro quando vejo. Teia, que graça ficam as sobremesas nos copinhos, um charme. Beijos!

Laurinha disse...

deu erro.. será que vai duplizar?

sei não...

então, dinovu:

voltei das férias e estou (tentando) me atualizando... quantas delícias... da torta alemão aos copinhos, meninas, engordei só de olhar! E feliz da vida!

Beijinhos

Unknown disse...

Oi amiga eu realmente não tenho tido muito tempo para divagar pelos vossos blogs que eu tanto admiro. Mas não esqueço nenhuma vim deixar beijão e pedir que passe lá no meu cantinho para ir buscar os últimos selinhos...teria todo o gosto de os ver no seu blog...você merece. Beijinhos

Natália Eleutério disse...

Capim santo deve ser o mesmo que erva limão, eu tinha um pé que com o frio foi-se, tenho que arranjar novamente, está uma delícia de copinhos, qual deles o melhor???????Bom fim de semana, bjs.

Lua Limaverde disse...

Téia, também adoro docinhos em copos de shot, ainda mais porque fica uma porção do tamanho que toda sobremesa deveria ser: pequena! rs
Lindas suas sobremesas, cada uma mais original, vou tentar depois a de laranja. Bjs!

Gregório e Ana Paula disse...

Comadre, aqui em casa tem um monte, quando quiser é só pedir.
Quando eu morava em PG, na minha casa, capim santo era capim mesmo, praga, e os cahorros adoravam! Comiam sempre que tinham dor no estômago ou comiam demais, ou algo que não podia.

Maria Vitamina disse...

Huuummm se tivesse de escolher entre os três é difícil, mas provavelmente escolhia o primeiro, porque não conheço o capim santo. lol
Se bem que... este brigadeiro de cacau com laranja deve ser uma delícia!
:)

Iliane disse...

amiga..estão maravilhosos seus docinhos..eu ?nem pensava em escolher..queria todos para experimentar!!amei..bjus..e..otimo findi..li

Carolina Andrade disse...

Acho esses copinhos o máximo Téia, além dos doces dá pra fazer entradinhas deliciosas. Doce já é bom, de colher assim então...Beijão

Flor de Sal disse...

Eta, mulher PODEROSA! Eu vou já avisando, que eu vou COPIAR descaradamente essa receita! Maravilha

Sarah disse...

Téia,
Tem surpresinha pra vc lá no meu blog! Passa pra dar uma espiadinha!rs
bjossssssssssss

Vivian disse...

Téia, estou vendo que a cozinha por ai anda aceleradíssima !! Adorei os docinhos, aliás, é o que eu mais gosto

bjks

Luciana Macêdo disse...

Estes docinhos individuais são super práticos e fazem bonito em qualquer ocasião. O com capim santo é bastante interessante.
Bjs!

Anna disse...

Adorei conhecer seu blog, vou vir sempre olhar as novidades.
Estava procurando para usar meu maçarico novo que comprei, e vim parar no seu blog.
Beijos

Imara disse...

Oi Teia, vi seu blog e achei o maximo essas sobremesas no copinho, vc faz para vender? Sabe que faz?
Abs
Imara

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger