Desafio Mão na Massa - Chocolate

domingo, 21 de setembro de 2008



Este desafio não podia ter ingrediente melhor para uma chocólatra como eu.

O desafio do blog Mão na Massa, tem o chocolate como tema. Gente a fofinha que faz este blog tem 12 aninhos. Acreditam? Queria ter uma filha assim. Ai, ai...

Para completar, minha dupla, mora na Suíca, a Terra dos Chocolates, a Dani do Gatinha na Cozinha. Muita sorte, né? Pois é, depois de muita troca de e-mails, decidimos as receitas e temos que postá-las hoje. Ela saiu na frente e já postou.

Ela fez a Tortinha de Chocolate ao Perfume de Contreau e passou algumas dificuldades pois os ingredientes parecem serem diferentes daqui do Brasil, a manteiga parece não ser igual a nossa, ela não achou o licor e usou vinho do porto, entre outras coisas, porque eu já fiz esta torta várias vezes e sempre dá certo, e com certeza, não foi culpa dela, porque ela é muito talentosa. Então vamos dizer que foram os ingredientes. Hehehe...

A Dani me mandou uma receita maravilhosa, uma Terrine aos Três Chocolates, ficou linda e deliciosa. Não tive dificuldades. Fiz apenas umas pequenas alterações, porque sou palpiteira mesmo e porque enquanto estava fazendo me lembrei de uma mousse de três chocolates que fiz para um Natal em 1900 e bolinha. Além disto, sempre gosto de dobrar receitas, porque aqui em casa somos formigas e atômicas. Coloquei em vermelho as alterações.

Olha se não é muito linda esta Terrine.



Ah, sugiro servir com um molho de hortelã ou um collis de morango.

Não fiz, mas se quiserem, depois posto as receitas.

Dani, você é um doce, adorei o desafio e tê-la como parceira.

Como você mesma disse, que venham os próximos.

TERRINE AOS TRÊS CHOCOLATES

Ingredientes
90 g de chocolate branco (dobrei)
90 g de chocolate ao leite (dobrei)
90 g de chocolate amargo (dobrei)
190 ml de leite (usei 200ml)
65 g de açúcar (usei 100g)
8 gemas
12 g de gelatina em pó incolor e sem sabor
400 ml de creme de leite fresco (usei o em caixinha)
4 claras batidas em neve com 2 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga sem sal

Modo de Preparo:

1. Numa tábua, pique fino o chocolate branco e transfira para uma tigela. Pique fino o chocolate ao leite e transfira para outra tigela. Pique também o chocolate amargo e reserve em uma outra tigela. (Acrescentei 1 colher de manteiga em cada tigela).2. Numa panelinha, coloque o leite e o açúcar. Leve ao fogo médio e mexa até engrossar um pouco. Retire do fogo, adicione as gemas (tirei as peles e bati um pouco na batedeira para encorpar) e mexa bem para não talhar. Volte a panela ao fogo e continue mexendo até obter um creme grosso e amarelo. 3. Dissolva a gelatina conforme as instruções da embalagem. 4. Aos poucos, adicione a gelatina derretida ao creme de gemas. Mexa vigorosamente com um fouet (batedor de arame) até incorporar. 5. Divida o creme de gemas em 3 partes iguais. Coloque cada parte numa tigela com cada tipo de chocolate. Com colheres diferentes, para não misturar os tipos de chocolate, mexa o conteúdo de cada tigela e derreta em banho-maria. 6. Acrescente ao cremes de chocolate os cremes de leite, dividido em três parte. Na batedeira coloque o creme de leite fresco e bata até o ponto chantilly. (Só bati com o fouet até fazer bolinhas, já que o meu não era fresco).Divida este creme em 3 partes iguais. Adicione cada parte do creme a uma das tigelas com cada tipo de chocolate. Mexa bem o conteúdo de cada tigela. (Bati as claras em neve com as duas colheres de açúcar e dividi em três partes acrescentando aos três cremes)
MONTAGEM

1. Forre uma fôrma de bolo inglês com filme. (Para o filme grudar na fôrma, passe manteiga primeiro e depois coloque o filme).Para facilitar na hora de desenformar, deixe sobrar um pouco de plástico depois das bordas. 2. Faça a primeira camada da terrine colocando o creme de chocolate branco na fôrma. Espalhe com uma colher para que fique uniforme. Leve a fôrma ao freezer por 10 minutos, até o creme endurecer. 3. Retire a fôrma do freezer e espalhe o creme de chocolate ao leite por cima da camada branca. Leve ao freezer por mais 10 minutos. (Deixei 20 minutos em todas as camadas) 4. Por fim, retire a fôrma do freezer e coloque a última camada, de chocolate amargo, por cima da camada de chocolate ao leite. 5. Leve a fôrma à geladeira e deixe de um dia para o outro, ou leve ao freezer por 2 horas. 6. Sobre uma travessa retangular, maior que a fôrma, desenforme a terrine, puxando o filme dos dois lados para cima até que a terrine saia. 7. Depois de desesnformada, remova o plástico. Se quiser, enfeite com raspas de chocolate branco.
Fala se não é muito chique esta delícia!
Rá, isto vai ser repetido aqui em casa. Ah, vai!
Ofereço esta sobremesa ao super chocólatra, meu amigo e aniversariante de hoje Paulo, parábens querido e muitas felecidade. Receba meu beijo aí em Floripa. E te esperamos em breve para uma comemoração mais de perto.

Bj grande queridos.

25 comentários:

Natália Eleutério disse...

Essa tarte já ando de olho nela para fazer por me parecer deliciosa, a tua ficou fantástica, bjs

Unknown disse...

Téia,
fiquei com fome agora... chocólatra como eu sou... ai,ai,ai...
Obrigada pela visita e recado no DECORACASA!
Nos vemos pela net!
beijoca,
Flávia

ameixa seca disse...

A tua perceira mora num país que faz chocolates deliciosos :) Também queroooo!!!
Por mim esta torta pode ser simples, sem coulis e sem molho.
Parabéns ao Paulo!
Passa no meu canto que eu tenho uma brincadeira para ti ;)

Luciana Macêdo disse...

Os chocolátras e forminguinhas vão adorar esta receita.
Bjus no ♥

Danielle disse...

Ficou o maximo!!!!
adorei!!!
parabens minha dupla!!!
bjkas dani

Valentina disse...

menina téia, só de passar por aqui já me animo toda. a tua energia cativa. e que barato este desafio. achei muito bacana. parabens a voces duas.

Mão na Massa disse...

Olá!!!

Uau! Está mesmo com um aspecto DELICIOSO!

Também espreitei a receita que mandas-te à tua parceira está tudo óptimo, fico contente por ter tudo corrido bem por aqui!

Bjs =)

Margarida disse...

Excelente participação!! Eu vou fazer o meu esta semana e publicar junto com a minha parceira do Brasil.
Parabéns!

Odete disse...

A garota vai longe, hei! Ate eu que nao sou chocolatra arregalei os olhos. Parece tao bom. O detalhe dessas bolinhas deram um ar bem chic.

beijos

Glau disse...

Téia, que sobremesa mais linda! preciso preparar a minha pro desafio! Bjos querida, Glau

Glau disse...

Teinha, o que aconteceu com seu pé? vou te passar meu email, me manda o seu! glaumacedo@gmail.com

Bjao e já que está com o pé engessado aproveite pra descansar, pra ficar manhosa.. temos que dançar conforme a música! : ) Viva o ócio criativo!

Claudia Lima disse...

A fofa, dona do blog, me convidou para participar, mas acabou não dando. Vou checar para as próximas vezes. É um evento legal tb.
A Terrine ficou muito bonita e deve ser muito gostosa. Só me assustou um pouco as 8 gemas, mas de vez em quando tudo bem.
As bolinhas na decoração deram um toque super delicado. Eu nunca vi por aqui. Que bom que vcs tem por ai.
Já publiquei o selinho que me deste. Obrigada!
Bjs :)

Fernanda Ayer Bernardo disse...

Téia...você foi uma fofa avisando o Aessander sobre meu desafio...brigadão.
Beijos

Maria Vitamina disse...

Que delícia! :) Também participei nesse desafio, em breve vou publicar minha receita.
Bjs

Os Olhos de Alice disse...

Téia
que linda esta terrine!!
e deve estar deliciosa
tbm estou neste desafio
bjs

Juliana disse...

Oi, Téia!
Obrigada pela visita no meu blog, agora vim aqui e me encantei!!!Parabéns, receitas maravilhosas.
Eu tb participei do desafio, deixa eu ir lá preparar minha receita...

Beijinhos

Agdah disse...

E ficou bem vistosa.

Silvia Arruda disse...

Téia, é linda e deliciosa, isso sim! :P

laila radice disse...

é memso mto linda!!! e apost q dleiciosa...

téia nao tenho teu emial..mand aum pra mim! bjs

Mão na Massa disse...

Olá!

Fico contente por teres feito este desfio com sucesso!
Agora queria-te pedir mais um favor...
Se posso usar a foto que tiras-te e o teu nome num livrinhos de receitas que estou a preparar...

P.S: Gostava que respondesses o mais rápido possivel, pq a minha mae não me deixa fazer sem vos consultar... =P

Mão na Massa disse...

Olá téia, só agora é que reparei que o link para o meu blog não está certo, vai dar para outro blogue.

www.maonamassablogue.blogspot.com


bjs

Gina disse...

Téia, gostei do detalhe das bolinhas na decoração.
Bjs.

Cris disse...

Téia, acho que não vou nem dormir pensando nesta sobremesa linda... bjs! E já está tarde... 23 h...

Letrícia disse...

Nossa, que espetáculo de sobremesa. Tô com água na boca.

Beijos!

Alexandre Magno disse...

Gostei da sobremesa e fiquei animado em tentar fazer... Afinal tudo se rende ao chocolate, até a minha total falta de talento com os doces.. É difícil eu acertar um.. rs

Obrigado pela visita e parabéns pelo Blog cada vez mais apetitoso e delicioso de se ver e ler! Sucesso

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger