Delícia de Banana

segunda-feira, 21 de julho de 2008


Sobremesa maravilhosa. Poucas pessoas que eu conheço não gostam de banana, portanto, se querem agradar façam-na, não vão se arrepender.

Tem um amigo meu, já citado no blog, aquele que está morando em Floripa, que não posso chamar ele aqui em casa e ele já pergunta se vai ter este doce. Ele diz que aparece nos sonhos dele...kkkk...sonhar com doce é coisa de gente gulosa, como ele e eu...Na sua despedida (temporária), fiz uma travessa para ele, e ainda sobrou umas quatro porções que coloquei em potes de plástico como este da foto, levei duas porções para a casa da minha mãe e deixei duas para mim e o marido. Saímos para o shopping e daqui a pouco o meu irmão me liga perguntado se estava com minha mãe, eu disse que sim e ele pediu para perguntar se podia comer a sobremesa da geladeira, minha mãe disse que podia, mas que deixasse um pouco para ela provar. Ô familiazinha formiga...Adivinha qual foi a primeira coisa que ela fez quando chegou em casa? Ver se ele tinha deixada um pouco para ela. Ainda bem que sim, não tem coisa pior do que ficar "aguando" por um comida e ao chegar em casa não ter mais sinal dela. Concordam?


Ingredientes (10 porções):

Doce de banana

12 bananas nanicas cortadas em rodelas
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de água
2 colheres de chá de canela em pó

Leve ao fogo o açúcar e deixe caramelizar, acrescente a água e deixe ficar em ponto de caramelo claro, acrescente a banana e deixe até a mesma amolecer. Reserve.

Creme amarelo

1 litro de leite
1 lata de leite condensado
3 colheres de sopa de maisena
3 gemas coadas
2 colheres de chá de baunilha
1 lata de creme de leite sem o soro

Levar ao fogo todos os ingredinetes, exceto o creme de leite que vai se acrescido ao final, até virar um creme. Reserve.

Creme branco

3 claras
3 colheres de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite sem soro
Bata as claras em neve e acrescente o açúcar ao poucos até encorpar. Acresente o creme de leite ao final

Montagem:

De baixo para cima:

creme amarelo
doce de banana
creme branco
canela salpicada

Dicas:

As bananas devem estar muito maduras senão o doce perde a graça e não fica cremoso. Envolva-as em jornal um dia antes de fazer a sobremesa. Funciona.

No creme amarelo sempre acrescento duas gotinhas de colorante comestível amarelo gema. A cor fica linda.

Claras em neve crescem lindamente se estiverem em temperatura ambiente e fôr acrescentada a elas uma pitada de sal.

Bjs.

5 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Oi Téia vim retribuir a visita e conhecer o seu cantinho.
Fiquei feliz por gostar do Cafezinho. Ali é um lugar para fazer amigos, trocar receitas e conversar sobre tudo ou nada (como fazemos quando estamos sentados à mesa com pessoas queridas), volte sempre.

Passei rapidamente pela sua cozinha, mas já vi que tem muita coisa gostosa...este creme com bananas é uma delas. Muito bom.
Bjs!

Dig disse...

Teia,
Estou numa Lan house em Bento Gonçalves e consegui visitar sey blog. Está muito bom, a Bia vai morrer de inveja quando eu contar.
Parabéns, muita saudades de voces.
abraços.
dig

Valentina disse...

Téia, sou tarada por banana. amei este creme amarelo aqui e tenho que fazer esta tua sobremesa.

Simone Izumi disse...

Que delícia....de banana!
ahhahahah....eu amo bananas e esse creminho está tudo de bom!
Bjs
si

Anônimo disse...

Nooooooooooossa! Estou adorando seu blog! Por que demorou tanto para divulgá-lo??? O layout é lindo, seus comentários ótimos e as receitas, além de maravilhosas, são simples. E tudo parece uma delícia! Estou com água na boca!!! Vou colocar em meu favoritos. Vou voltar muitas e muitas vezes! beijos Lisangela (Liz)

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger