Salpicão da Sogra e as Árvores de Natal da nossa casa.

domingo, 14 de dezembro de 2008


Minhas queridas "italianinhas" Nana, Lê, Carol e Lu B do Ragazze Brasiliane fizeram o desafio do mês de receitas natalinas com diversas opções, as tradições ilalianas, claro, e também, receitas tradicionais do Natal em nossa casa, categoria que se encaixa esta receita de salpicão que a minha queridíssima sogra faz em todos os Natais, mesmo quando não nos encontramos, eu acabo fazendo, ou então o maridão, que faz tão bem quando ela, só que em sua versão, ele troca o frango por 2 latas de atum, fica mais prático, do jeito que ele gosta de cozinhar, sem grande trabalhos e preparações. Não posso esquecer de citar que a D. Sônia, a sogrona, é filha de italianos, pai e mãe, sangue puro italiano, acho que isto por si só já garantiria sua participação no desafio. Certo meninas???



Segue a receita, se fizerem para o Natal me avisem, e declaro que não vão se arrepender.

SALPICÃO

1/2 kg de batata cozida espremida ou cortada em cubos
1 peito grande de frango cozido e desfiado, temperado com sal, pimenta do reino e ervas
3 maçãs verdes picadas
3 talos de salsão (talo e folhas) picados
2 cenoras raladas
1 lata de milho
1 lata de ervilhas
1 xícara de uvas passas
1/2 xícara de nozes picadas
1/4 de cebola ralada (eu passo pela água quente e depois pela gelada)
1/4 de azeitonas verdes picadas
1 vidro de maionese de limão pequeno
Sal e pimenta à gosto

Misturar todos os ingredientes. Levar para gelar por 4 horas na geladeira.

O DIFERENCIAL DESTE SALPICÃO É A MAIONESE COM LIMÃO, AS NOZES E O SALSÃO, ACONSELHO A NÃO RETIRÁ-LAS DA RECEITA. Fica muito bom, experimentem.

Agora, para vocês, um pouquinho da nossa decoração de Natal, para vocês conhecerem um pouquinho mais nosso cantinho. Escolhi para mostrar as árvores, sim são mais de uma, não se esqueçam que sou sagitariana, uma das nossas maiores características, é sermos EXAGERADOS, então, vocês acham que eu ia me contentar com apenas uma? Desta forma, temos 4 árvores, claro que a Tradicional é só uma,  as demais são de arame e metal, mas não precisava tanto, ah, precisava sim....

Esta é a tradicional...

A árvore cor de cobre que é uma espécie de luminária, tem uma estória engraçada, nós a encontramos em Arrail D'ajuda no sul da Bahia, eu achei ela fofa e original, mas como vocês podem observar ela é grandinha e cheia de pontas, eu tive que trazê-la na mão, coisa que detesto, acho que apetrechos de viagem têm que ser práticos, e eu com aquele elefante branco na mão e veio me espetando a viagem inteira, dr. marido passou a viagem toda gozando de mim, ah, levei na boa, e não me arrependo, mas também não me esqueço desta passagem. E vocês o que acham? Fariam o mesmo??????? 


Ah, estão vendo os castiçais baixinhos combinando na cor bronze, foi um presente de Natal, aniversário e casa nova da minha amiga do coração Lili, nós trabalhamos juntas há muitos anos, e já passamos pouca e boas, pense numa mulher chique, é ela, ap todo branquinho, carro sempre novo e limpo, roupa só de grife e linda, perfume só francês, cabelo loiro, chique demais....

Isto é o que ela é, agora, o que ela mais tem, sem sombra de dúvida, é um coração grande, ô menina danada de boa, já me ajudou inúmeras vezes, e sou muito grata, não quer contrariar ninguém, deixa de fazer o que quer para não criar problema aos outros. Vivo falando para ela que ser boa demais só é bom para os outros, para a gente, é só sofrimento... mas ela ouve??? (vivo falando para mim, e eu ouço)??? claro que não, o coração dela é maior do que ela, e só entende o que é bondade, hehehe...Lili é minha leitora assídua e divulgadora do blog. Amiga, obrigada, valeuuuu....

E por último as de arame, tão coloridinhas...


Possivelmente este é o último post até o Natal, pois a sogrona está chegando, o corre-corre vai se intensificar até o final da semana, sendo assim, as visitas e comentários às cozinhas amigas que já estavam rareando, talvez, diminuam ainda mais. 

Ao final do Natal volto com força total com receitas, presentes materiais, e uma surpresa maravilhosa, um convite que eu e o marido recebemos de um casal já citado aqui, amado, amado por nós, e agora mais ainda, o tipo de convite que só se recebe de irmãos, aguardem.

Desejo um NATAL maravilhoso e um ANO NOVO fantástico para todos. 

Bj grande queridos. 

37 comentários:

Gina disse...

Um ótimo Natal pra você, na companhia de pessoas queridas, com muita confraternização e sem esquecer o aniversariante...!
Estarei aguardando seu retorno e sua alegria à blogosfera.
Bjs.

Letrícia disse...

Vizinha querida, essa correria de fim de ano pega todo mundo, mesmo... espero que o seu natal seja assim, que nem você: lindo, alegre, animado, luminoso!

Beijão procê e até a sua volta!

Tânia N. disse...

A casa está linda e o salpicão, uma coisa!!!!!!!!!

ameixa seca disse...

Salpicão para nós é outra coisa completamente diferente. É de comer, uma espécie de fumado salgado muito bom :)
Mas esse parece-me muito bem!
Então desejo-te muito Bom Natal, diverte-te muito :)

Claudia Lima disse...

O salpicão parece muito gostoso. Eu só não conheço esta maionese com limão ainda.
Tenha um ótimo final de ano junto com a família e os amigos!
Aguardaremos as novidades!
Bjs :)

Unknown disse...

Téia minha amiga, tenho sentido sua falta lá no meu blog!!!! (risos)

Delícia esse salpicão!


Aguardo seu retorno com ansiedade.


Bjus e Feliz Natal!

laila radice disse...

téia querida!! se a genet nao se façlar antes do natal, já fica meu desejo de um lindo momento para ti e seus amados1

e com esse salpicao... ah serao bons momentos! bjs

Vivian disse...

Téia, sua casa está liiiinda !!!!

bjks

Odete disse...

Querida, tudo de muito bom gosto.
Esse salpicao deve ser mesmo bom demais. Aproveite a visita da sogra, pois eh sempre tao bom ter familiares por perto.
Beijos

Lua Limaverde disse...

Téia, no dia que você quiser vender essa de cobre eu compro! rs Ela ia combinar muito com minhas coisas e adoro coisinhas assim mais discretas, adorei!!!
Aproveitar pra te desejar Feliz Natal e que as festas sejam bem fartas e deliciosas! ;D
Beijos!!!

Andréa Almeida disse...

Oi Téia!! Que lindo este salpicão!!! Nossa... o sabor então... Huuuuuuuuummm. Sempre caprichosa rsrsrs!! Um grande abraço.

Luciana B. disse...

Téia, que delícia de contribuição! Um bom Natal para você querida.
Beijos!!

Unknown disse...

Téia, querida!
Adorei e como sei que a sogra é boa, então a comida é maravilhosa.
Graças a deus eu não tenho que reclamar da minha hehehe
Vai ser publicado agora sexta feira viu.
Obrigadaaaaaaaaaaaa lindaaaaaaaaaaaa.
Bjs

Letícia disse...

Téia, que delícia de receita!!! Adorei, agradeço a participação no desafio e aproveito para deixar os meus votos de Feliz Natal e um Ano Novo maravilhoso, com saúde, amor, paz e muitas realizações e conquistas. Bjos

Valentina disse...

Téia querida, ja morri de rir da história da árvore. e do que dizes para a tua amiga - e que nao ouves. That's the way, ne?! Achei a árvore que espeta muito bacana. bacana não, linda mesmo. um charme. cantinho bonito.este ano nao coloquei decoração nenhuma. o espírito nao esta natalino. agora o salpicao, linda decoraçao.adorei o contorno de cenouras raladas, e a salvia derocando. sem falar que o atum no lugar do frango deve ter ficado bem interessante. tenho que tentar. tenho que tentar. tenha um lindo natal téia. Te desejo uma ótima confraternização com toda a tua familia e amigos. que continues a presentear a todos com esta tua super alegria, energia positiva que transborda pela tela do meu laptop..e tenho certeza de que nao so do meu.super beijo. e obrigda pelo carinho sempre.

Anônimo disse...

Acho que eu não tô com esta bola toda não. É gentileza de amiga! Mas,obrigada por me ver assim.

Feliz Natal e um 2009 repleto de Paz e Saúde!

Liana

Simone Izumi disse...

Tetéia:
Estou me achando uma sagitaria fajuta, pois só tenho uma árvore anã em casa!!! Por outro lado, está empanturrada de enfeites, piscas piscas...coisa de shopping , porém em escala 1:1000...hahahahah
Pleazzz forgive me...."estou para" enviar o seu presente de aniversário e natal faz uns dois mil anos, mas acho que dessa semana não passa. Sagitarianos também são relapsos???rssss....a correria tem sido grande, mas agora a bonança está chegando!vivas, iupis e saltitos de alegria.
Téia, estou com muita vontade de comer esse salpicao, pois nunca fiz com nozes!!Hmmmmmm...amo nozes!
bjaoo
si

Laurinha disse...

Concordo, sem salsão, não rola!!!
Vc já experimentou com franguinho defumado? Fica fantástico! e é prático, basta tirar da embalagem, picar... :DD

Ótima sugestão!

Beijinhos

Nani disse...

Amo salpicão , é tudo de bom!
Menina sua arvore está divinamente linda, as de arame são inovadoras e charmosas.
Beijos

Anônimo disse...

Olá Téia,
nunca comi salpicão, mas parece-me excelente. :)
Vim deixar os meus votos de um Feliz Natal e um Ano novo muito próspero. Tudo de bom para ti.
Um beijinho. Susana.

Mari disse...

Amada, quanto bom gosto!! Amei a árvore que espeta kkkk, linda demais da conta... =D
Esse salpicão então, sem comentários... perfeito demais da conta!!! Se não falar mais contigo até o natal, desejo a você que ele seja maravilhoso e perfeito, e que 2009 seja um ano ainda melhor e mais bonito do q foi 2008!! Que você seja eternamente essa pessoa feliz e maravilhosa que tive o imenso prazer de conhecer.
Super beijo

Mari

Silvia Arruda disse...

Téia, eu adoro salpicão!!! O seu está com uma aparência ótima!! Receita anotada!!
Na ceia de Natal da minha família, levarei um falso saplpicão (pq ao invés de frango, ele leva queijo prato... vou postá-lo em breve), receita da minha mãe...
Saudade de vc... eu tô cheia de trabalho.. mas logo logo vai passar a turbulência!!! heheh
Bjo!

Rosane Vargas disse...

Diferente e bem apetitoso o teu salpicão. Vou passar para uma amiga que estava à procura de uma nova versão. Lindas as árvores!
beijos, boas festas e um excelente 2009!

Betechef disse...

Olá Querida!
O salpicão é bom diferente, mas me parece delicioso. A casa naõ precisa nem falar, esta super linda.
Bjs e um natal cheio de paz, amor e que você continue com esse astral lá em cima.

Eduardo Miguel disse...

- Olha o perigo aí Téia....
engordar nesta época fica muito mais fácil com tantas receitas maravilhosas, variedades de ingredientes e do clima de festas, mas quem resiste á tantas tentações?
- Aproveitando deixo um grande abraço a vocês a quem desejo um feliz Natal!

Margarida disse...

Parceira querida, passei para deixar um beijinho de Santo e feliz Natal pra vcs!
Beijinhos

Rosi disse...

Téia, querida Feliz Natal, muita saúde à você e seus familiares! Tbém estendo a sua amiga Lilli, ser boa é difícil mas é muito bom ;)Bjo grande! Rô.

Flavinha disse...

Um feliz Natal!
Alegria, união, paz, amor, saúde e muito mais!

beijocas

Nysa disse...

Um Feliz e Santo Natal também para ti e a tua família ;-)) as árvores sao lindas e esse pratinho também!!! beijcoas

Anônimo disse...

Hello Teia !
Gracias for visit.
Enjoy the holidays! (sory Io no habla espaniol me chero mucho tue blog...)
XO , Nina

Beatriz Belliard disse...

Obrigada Teia ! Te desejo tb um lindo 2009 !! E este salpicao, eu adoooro,e faz tanto tempo que nao experimento um ! beijocas

Cláudia disse...

Téia, este salpicão está demais! Com frango fica perfeito para as festas e com atum para a praia!!! Que delícia! Adorei o seu cantinho cheio de árvores de natal. A tradicional é o nosso sonho de infância, não pode faltar, a luminária linda demais! e as coloridas, fashion! Desejo agora um Ano Novo cheio de esperança, paz e muita força que vem de Deus quando pedimos e necessitamos.

um beijão de sua amiga virtual e sempre!

Manuela © disse...

Boas Festas! E que o ano 2009 vos traga tudo de bom :)

Cris disse...

Olá Teia, que 2009 seja para você e sua família um ano cheio de amor e paz, com muitas surpresas boas!!! Adorei a receita, beijos!!! E tomara que nos encontremos em 2009!!!

J Araújo disse...

Primeira vez> Acho que vim pelo aroma. Passar por aqui é uma tentação.

BJ


FELIZ ANO NOVO!!

Odete disse...

Teia querida, passei para agradecer todo o carinho recebido este ano.
Meu desejo que 2009 seja um ano de muita saude e alegrias. E que seu lindo sorriso e alto astral brilhe ainda mais.
Beijo carinhoso a voce e sua familia

Prof Shy disse...

Téia conheci seu blog vuscando receita de salpicão e simplesmente adorei, uma simpatia mesmo, sem falar que o salpicão já está pronto para a ceia e menina está divino, adorei, tenho certeza que fará sucesso, depois posto outro pra te dar o resultado final da aprovação familiar completa..rsss. um bjo e um ótimo Natal pra vc da XY

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger