1 Ano do Banquetes e Lanchinhos!!!!!

segunda-feira, 29 de junho de 2009


Queridos amigos, leitores, seguidores e blogueiros, hoje faz 1 ano que fiz a minha primeira postagem aqui neste cantinho que tanto amo.

Foram 92 postagens, 132 seguidores, uma média de 25 comentários por post, quase 50.000 visitas, então tenho que comemorar, muita labuta, risadas, novidades, experiência, amizades, palavras doces e incentivos.

O blog me trouxe só alegrias, não tenho um senão, nada de negativo para falar, mas principalmente duas questões foram mais latentes: fiz muitas amizades virtuais, e algumas se tornaram reais, e uma consequência, melhorei muito na cozinha, afinal, a prática leva a perfeição (nem tanto!).

Minha intenção é ficar por aqui muitos e muitos anos, espero conseguir, aqui eu tenho meu maior e mais querido hobby, minha verdadeira obsessão, que me alimenta o espírito, a alma e o estômago faminto.

Em breve faremos uma mudança de layout e vou tentar colocar algo mais além de receitas, como indicação de lugares para conhecer, ingredientes diferentes e dicas extras, tudo, lógico, ligado a gastronomia que é o tema deste blog.

Como eu provavelmente nunca vou ganhar um Oscar, ou um Grammy, vou agradecer a todo mundo que posso agora, uhauhauahauha...

Quero agradecer, muito, muito, muito, de coração, todas as visitas, comentários, seguidores que vêm ler e me ver por aqui, espero poder dar algumas idéias que enriqueçam suas mesas e alegrem seus bem-querer. Voltem sempre e levem minha melhor energia, um beijo grande e um abraço apertado quando sairem.

As (aos) minhas (meus) amigas (amigos) blogueiras (blogueiros) que estão aí na minha lista, muitas das quais era fã ardorosa mesmo antes de ter o blog, e aquelas que conheci ao longo deste ano, quero deixar bem claro que sempre que puder irei conhecê-los, como já fiz por aqui em Brasília, fica um lampejo de esperança de que vai acontecer, algum dia. Vocês já são meus amigos, mas nada substitui um olha-a-olho, uma linda voz e um sorriso de perto. Então, até já!!!

Àquelas que me ajudaram, inspiraram e prestigiaram, sendo fazendo minhas receitas ou me citando no seu blog, um cheiro especial: Super Tina (a primeira a falar sobre o blog e minha primeira ídola nos foods blog), a Diva Simone (fez um brownie daqui no meu niver e me mandou uma caixa surpresa linda de viver), a espetaculosa Josy, a querida Nana, a fôfa Luciana, a doce Mari, a sis Tamy (tô esperando a publicação da tapioca, em?), a cantora Bá, a pimentinha Bia, o Dig e a Bia (meus saudosos amigos "viajandões") as bloguerias brasilienses lindas Glau, Lê, Lu, Mari, Tata, Sarinha, Thaty e Ana Paula (minha irmã do coração) valeu meninas.

E UM SUPER, HIPER, MAXI obrigada ao marido. Ele é o maior entusiasta e incentivador do blog. Fotógrafo talentoso e paciente, corretor ortográfico e crítico construtivo contribui com receitas e administra o blog junto comigo, é um verdadeiro braço direito. Thank you honey.

E encerrando, quero pedir desculpas por não conseguir responder, nem visitar a todos que vêm aqui e me seguem, eu tento ao máximo, mas após trabalhar 10 horas por dia, tomar conta da casa, marido, cachorro, malhar, fazer unha (não fico nem uma semana sem fazê-las), cozinhar, pegar trânsito, programas familiares, badalar e etc, nem sempre me sobra tempo ou disposição. Aos poucos, eu tento aparecer, deixar um oi, me incluir como seguidora, incluí-los na minha lista de favoritos, mas nem sempre consigo, tenham fé, um dia chego lá, enquanto isto, me perdoem. Ser perfeita não faz parte dos meus objetivos, mas posso tentar...

Para comemorar, um bolo, como não podia deixar de ser, receita da Si do Chocolatria e a cobertura do cupcake da Tina do Trem Bom, um bolo de chocolate fofíssimo e uma cobertura cremosa, uma mistura perfeita de duas pessoas que admiro e gosto demais. Só podia dar em uma receita maravilhosa.

Ingredientes: (Fiz meia receita)
400 g de farinha
250 g de açúcar refinado
100 g de açúcar mascavo
50 g de chocolate em pó (coloquei o chocolate completo)
2 colheres (sopa) de fermento
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (sopa) de sal
175 g de manteiga sem sal, derretida e fria
125 ml de óleo de milho (ou outro vegetal)
300 ml de água gelada
3 ovos
142 ml de creme de leite
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Modo de Fazer:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Em um recipiente grande, misture a farinha, os açúcares, o chocolate, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outro recipiente, misture os ovos, o creme de leite e a baunilha. Com uma batedeira, misture a manteiga derretida e o óleo de milho até que se misturem, em seguida adicione a água e os ingredientes secos. Misture devagar. Adicione a mistura com ovo, e misture novamente. Coloque na forma untada e polcilhada previamente, usei Asse o bolo por cerca de 45 minutos no forno a 180ºC e deixe que esfrie em sua forma por 15 min antes de retirá-lo.

Cobertura (Ganache):

65g açúcar
½ colher chá suco de limão
40ml água
150ml creme de leite fresco
200g chocolate ao leite, picado em pedacinhos

1/4de xícara de avelãs picadas grosseiramente para jogar por cima

Preparo do ganache:

Coloque o açúcar, suco de limão e água numa panelinha e leve ao fogo médio mexendo até o açúcar se dissolver. Depois deixe no fogo sem mexer por uns 3-4 minutos, até ficar com um caramelo. Retire do fogo, vá derramando o creme de leite aos poucos mexendo com um fouet para não talhar. Depois coloque o chocolate e leve de volta ao fogo mexendo sem parar até ficar homogêneo. Retire do fogo, deixe esfriar. Você pode deixar no fogo até ficar mais grosso para cobrir o bolinho com um saco de confeiteiro. Se preferir um pouco mais mole, so espalhe por cima com uma espátula e deixe endurecer. Jogue as avelãs por cima.



Bj a todos.

48 comentários:

Claudia Lima disse...

Já faz 1 ano? Puxa, como o tempo voa, não é mesmo?
Parabéns pelo primeiro aniversário e que venham muitos outros pela frente.
Aguardaremos as novidades!
O bolo ficou maravilhoso! Quem resisti a um gostoso Bolo de Chocolate? Eu que não!
Obrigada pelo seu carinho sempre!
Bjs mil :)

Edilia disse...

Téia parabéns por um ano de tantas
coisas gostosas, que nos ofereceu.
Continue sempre assim,beijos.
Edilia

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Espero que você passe muitos anos postando essas maravilhas de receitas para babarmos cada vez mais. Sua simpatia conosco e capricho com as receitas são admiráveis.

Parabéns pelo blog e pelo bolo!

Beijão e ótima semana

Pracinha do tempo disse...

Muuuuuuitos parabéns.

Agora fico à espera das próximas receitas, encontros, conversas.... para daqui a mais 1 ano podermos comemorar o 2º.

Para mim que estou deste lado do atlântico, só me resta mesmo acompanhar tudo no computador.

Beijinhos e até breve.

Blog da Nô disse...

Meus parabéns!
Comecei a seguir seu Blog há pouco tempo, mas gosto muito das receitas e de sua simpatia!
Um beijo!

Elvira disse...

Parabéns! Feliz "bloganiversário"! :-)

Beijos.

Glau disse...

Teinha, quem tem que agradecer somos nós de ter a oportunidade de te conhecer.. vc sempre com palavras doces, com mta simpatia.. impossível não virar sua fã!
Bjao, Glau

Mari disse...

Amada, que delícia, 1 ano de blog!! Saiba que você foi uma das amigas que me inspirou a criar o meu antigo blog... tua simpatia e astral contagiantes, tua doçura, tuas receitas maravilhosas e teu carinho constante são um presente de Deus, para mim e todas as blogueiras que te acompanham!!!
Que você permaneça entre nós por muitos e muitos anos, e que nossa amizade virtual se torne real em breve.... =D
Ahhh, eu fiz teu loló de camarão no sábado, sabia?? O sucesso foi tanto, mas tanto, que estou planejando em repetir a dose no almoço do dia dos pais.
Beijo enorme,

Mari

angela disse...

que post lindo, sincero e completo de aniversário, adorei, seu blog é muito especial e espero poder comemorar junto com vc outros aniversários, parabens e muito sucesso, voce merece. beijo

Dani disse...

Téia, parabéns por esse ano de muita comida gostosa, gosto muito da forma como vc escreve e claro das fotos e das receitas.

Que essa data se repita muitas vezes, e que toda comemoração seja recheada de mais conquistas.

Sucesso sempre.

Bjs

Tânia Saj disse...

Um ano de delícias!!!
Que se repitam muitos outros mais!
Parabéns Téia!!
Bjs

Vânia Costa disse...

1 ano de blog, parabéns! Foi um ano cheio de coisas boas e esperamos que mais anos se sigam, sempre assim, gulosos e apetitosos!
E que belo bolo de comemoração!
Delicioso!

Beijinho*

ameixa seca disse...

Muitos parabéns por este ano maravilhoso que nos proporcionaste :) Parabéns também à parceria feita com o teu marido aqui no blog e muitas, muitas mais postagens e receitas maravilhosas como as desse bolo lindo ;)

dannah5 disse...

Teia, parabens pelo aniversario do blog, realmente deve ser comemorado, afinal de contas eh um pouquinho da gente que colocamos quando fazemos e se as pessoas ficam e gostam significa que com certeza estamos fazendo direitinho, o que temos de melhor está transparecendo ali de alguma forma e cativando, mesmo que seja atraves das receitinhas.Provavelmente todos aqui que pudessem conhece-la pessoalmente a achariam encantadora como achamos ( eu acho!! hehe) o blog! :D

Beijocas pra vc, amei a receita, e o dia que aparecer no Rio de Janeiro da um alou pra mim, adoraria conhece-la!!

Marcia disse...

PARABÉNS!!!Como o tempo passa. . .
Continue alegrando nossa blogosfera por muitos mais anos.
Tudo de bom.

Luciana B. disse...

Lindíssima fofíssima, super parabéns por um ano de blog!! Fiquei com vontade de comer este bolo lindão... No sábado passado fiz seus chocohotopots, a receita que vi que vc pegou da Simone, mas eles ficaram muito diferentes dos seus... cresceram e pareciam suflês!! Não sei o que eu fiz de errado. Mas estava gostoso! Um beijo carinhoso!!

Sarah disse...

Parabenssssssssssss!!!!!

Tanto ao blog que é sensacional e à você Téia, um amor de pessoa que tenho a honra de tê-la pertinho de mim! Sou sua fã...disse e repito!!!

Bjosssssssss

Fla disse...

Parabéns!!!
Faz pouco tempo que venho aqui, mas fico feliz em participar da festinha.
Que seu blog continue por muito e muito tempo.
Beijos.
Fla

Gina disse...

Téia, em primeiro lugar, parabéns pelo aniversário do blog!
Para quem é tão ocupada como você, até que visita bastante os blogs, deixando suas palavras doces, seu incentivo constante.
Cada um tem jeito de ser e você cativa e é receptiva.
Muito obrigada por compartilhar bem mais do que receitas!
Bjs.

Odete disse...

Teia e Miltao,
Congrats! Happy blogversary!!!

Que venham muitos mais....

Beijos

Abelha Maia disse...

Muitos parabens á dupla, aqui encontra-se delicias maravilhosas.
bjss

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Téia, nunca imaginei que teu blog tem apenas 1 aninho porque é tao perfeito e rico! Parabéns, embora o presente é nosso em ter voce com todo este talento a nos brindar sempre com receitas maravilhosas. Mil beijos.
Léia

Axly disse...

Parabéns pra você, flor!
Que seu cantinho tenha muuuuuuitos e muuuuuuitos anos ainda...
Kisss^^

Tathyana disse...

Queridaaaa Parabéns!!!! Que esse sucesso de blog continue conosco na web por muito e muito anos. E vc na minha vida!!! Bjkas

Iliane disse...

parabens querida!!um ano passa rapido né?que bom...bjus..li

Unknown disse...

Amiga parabéns pelo aniversário do blog.
Continue dividindo conosco a sua atenção e tantas delícias.
Beijinhos!!!

Anônimo disse...

Téia, que delícia fazer aniversário de blog com tantas coisas boas! Você me parece uma pessoa doce e muito alegre, de bem com a vida e isso só atrai coisas boas!
Um beijo grande e que venham muitas outras delícias!

Lia disse...

Olá Téia,
Seu blog é lindo, já está na minha lista dos seguidos. Adoro sua cadelinha é linda.Parabéns

Bjs.

Simone Izumi disse...

E é PIQUEEEEE!!!!!!!!!
Yuhuuh, urras, churros de alegria!kkkkk....
Tetéia, que homenagem mais linda e fofa que tu me fizeste!! O seu bolo ficou magnífico e amei fazer parceria com a tina!Trio parada dura.
T, parabéns pelo aniversário do blog, ´parabéns para o miltão (corretor ortográfico foi ótima!kkk) e adorei a foto com a bebel ao fundo!
Bjocas, minha dear...um dia o nosso encontro vinga!
bjocas,
si

Lua Limaverde disse...

Parabéns, Téia! Longa vida ao seu blog! Estou aqui todas as quartas-feiras pra ver o que você está aprontando. Beijos!!!

Paula Pacheco disse...

Téia, parabens pelo blog e pelo bolo também parece estar uma delícia...obrigada também pela receptividade...pois conhecer pessoas virtualmente as vezes é meio complicado e vc mostrou ser super bacana, comunicativa...estou sempre de olho no seu blog e espero um dia nos conhecermos pessoalmente...felicidades1000 querida!!!

Tatiane (Delicias da Vida) disse...

PARABÉNS ESPERO QUE CONTINUE POR MUITO TEMPO POIS SEU BLOG E MARAVILHOSO.
ADOREI ESSE BOLO
ABRAÇOS

Talita disse...

Oi, Téia! Parabéns pelo aniversário! Não sabia que seu blog é tão novinho assim! Que faça muitos e muitos aniversários mais!

kitutes da Brine disse...

Parabéns, espero q complete vários anos, vc merece...é muito competente. bjs

Beth Cerquinho Artesanando a Vida!! disse...

Já amei o titulo do seu blog..e ainda sempre passo pra ler e comer com os olhos seus post..parabéns...um showmmm
Bjka e mega dia pra vc.

Rico disse...

Super fotos tanto a da autora como a do provador oficial. boas
Agora ao que interessa, que lindo bolo super delicioso e bem apresentado assim como as belíssimas fotos..parabéns :) xxx

Nana disse...

Téia que linda!!!
Menina, estou perdendo o rebolado com o blog, esse novo cargo está comendo a minha alma, só consegui ver isso agora... me perdoa?!
Olha o blog é mto bom, melhor que qualquer profissional formado em psicologia, isso dá um up na nossa vida.
Mil beijosss e parabéns, espero estar na festa de dois anos hehehe

Margarete disse...

Téia, Parabéns!!! Um ano de blog é muita coisa! Muitos posts, muitos ovos e o melhor, muiiiito aprendizado. Que venha o segundo aniversário!!! Beijos.

Fátima disse...

Téia, suas receitas são maravilhosas, mas ter conhecido você, é a melhor das delícias! Parabéns amiga!

Verena disse...

YAY
Parabêns por um ano de Blog, sempre leio mas nunca comento... Sou meio Jacu. XD

Mas boa sorte e continue fazneod sucesso, seu blog é ótimo.

Bia disse...

Parabéns pelo primeiro aninho!!!
Que venham muitos outros, né?!!
Beijos!!

Silvia Arruda disse...

Oieee
Cheguei um pouco tarde, mas quero que saiba que os parabéns pelo 1 ano de blog ainda são fortes, sinceros e carinhosos!
Vc foi uma das surpresas boas que me apareceu no mundo dos foodblogs. Tomara que o Banquetes e Lanchinhos dure 100 anos! hehe
Beijos, querida

moranguita disse...

queria lhe dar os parabens atrassados e certo ams nunca veem tarde. e um blog lindissomo continue sim e por muitos anos assim esperamos..
beijinhos

Flavinha disse...

Parabéns, Téia!
1 ano já!?!
E eu me lembro perfeitamente a primeira vez que passei por aqui e você estava começando...
Seu blog é realmente uma delícia!
Seus posts sempre grandinhos e com receitas deliciosas são um charme!
Beijocas.

Rê Gallo disse...

Urrú! Parabéns, adorei o discurso Grammy-Oscar. Tb acho que nunca ganharei um, então tenho que achar um meio de fazer o meu discurso... rs
Bjs e parabéns. Adoro seu blog! Vida longa a ele!

Marcia Rosa disse...

Téia,que muitos anos dure o blog! O bolo só podia ficar maravilhoso mesmo. A blogsfera te dá novos amigos, abre novos horizontes e a oportunidade de aprender sempre. Não tem como não se apaixonar, né?
bjs

Sandreane disse...

Oieee!!
Téia parabéns(ATRASADO) pelo aniversário do blog... Que você continue a compartilhar conosco das receitas, da criatividade e da simpatia que você traz como parte da pessoa incrível que você é.
Abração da amiga virtual da Bahia :)

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger