Brincadeira para o dia das crianças

domingo, 12 de outubro de 2008


Para comemorar o dia das crianças, uma brincadeira encaminhada pela querida, super popular, simpática e talentosa Ameixa Seca do Canela Moída.

Ameixinha, como a chamo, fiquei muito contente por ter me escolhido, obrigada de coração, lembrei de coisas lindas e me emocionei, demorei, mas hoje vai...

Um super Parabéns a todas as crinças do mundo todo.

O desafio é o seguinte:

Albúm de figurinha - Colocar o selinho da brincadeira no post;

Hora do Recreio - Contar qual era a melhor brincadeira de criança da sua infância;

Brincando de Casinha, ou melhor, de Cozinha - Escrever a receita que fazia o maior sucesso na sua infância;

Passa passa 3 vezes - Escolher 3 blogs e chamar as amigas (ou os amigos) para brincar;

Telefone sem fio - Informar para os blogs escolhidos sobre o desafio que mais parece uma brincadeira de criança...

Gente, eu tive uma infância M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A, só tenho ótimas lembranças. Sério! Fui e sou muito abençoada pela minha família e por ter grandes amigos desta época, que por incrível que pareça, em grande parte são meus amigos, aliás meus irmãos, até hoje. E como brincávamos, a lista é enorme, todo dia inventávamos alguma novidade. Pique-esconde, pique-pega, pique-bandeira, pique-lata, queimada, vôlei com rede de barbante, elástico, cama-de-gato, esculturas de gesso com os personagens da Disney e da Turma da Mônica, boneca, casinha, escolinha, clubinho, comidinhas de verdade e de lama e mato, polícia e ladrão, e ninguém queria ser o ladrão, patins, bambolê, varetas, subir em árvores, corda ( e cantávamos: o homem bateu em minha porta, e eu, abri, senhoras e senhores ponham a mão no chão, senhoras e senhores pisem num pé só, senhoras e senhores dêem uma rodadinha, e vão pro meio da R-U-A), odoleta com as mãozinhas (Ôdoleta, le petit, petit pola, le cafe com chocolat, ôdoletá). Ah, imitar as Panteras, eu era sempre a Kely (sonhar pode, né?), os super modernos: Genius, Telejogo, Senha, o Pequeno Químico, Aquarius ou seria Aquafresh? (aquele que tinha um monte de jogo na água e a gente ficava apertando um botãozinho e mexendo). Os jogos de tabuleiro como Detetive, Damas, Ludo, Xadrez Chinês, Resta 1, War, Banco Imobiliário e Master. Fora os gibis e os desenhos animados que via todos os dias. Sabe uma grande diversão? Estudar, simplesmente amava estudar. Pode? Adorava todas, infelizmente não conseguiria escolher uma. Ai, estou com um sorriso nos lábios com estas lembranças maravilhosas. O marido sempre fala que gostei tanto da minha infância, que não saí dela até hoje. Pior é que é verdade. Kkkkk.....

Comidas de infância foram muitas, minha mãe e a mãe de minhas amigas eram e são cozinheira divinas. Lembro de coisas deliciosas: pavê de côco, de ameixa, de banana, de bombom, de chocolate, sorvetão, rocambole de chocolate com côco, brigadeiro quente de colher que gostava de comer com banana, leite condensado na latinha, puro ou com Nescau, bolo mesclado, strogonofe de filé, suflê de queijo, rolinhos de queijo, este já postei, mingau de Farinha Láctea, de maisena, meu irmão fazia um sorvete de chocolate divino, são muitas.... Esta família gosta de cozinhar, e de comer, claro. Sou bisneta e irmã de padeiros e donos de padaria.

Escolhi duas receitas daquela época, que comíamos lá na minha terra Natal, onde sempre passávamos as férias para rever a família toda, as vezes na beira da praia. A primeira é um salgadinho de queijo com azeitonas feito pela tia-avó Zó, que faz as melhores balas puxa de chocolate e os melhores licores de frutas, e a outra, uma cocada de farinha láctea feita pela esposa de meu tio Rivan, irmão de minha mãe, tia Gilda. Vivíssimas e serelepes até hoje. Além de deliciosas e fáceis, até uma criança é capaz de fazê-las, ainda as faço até hoje, foram passadas pela minha mãe, claro, e fiz questão de reproduzí-las, para que vocês possam apreciá-las melhor.

Um grande beijo a todos os meus tios e primos lá de Sergipe, Salvador e Macéio, cujas lembranças aquecem o meu coração e que de vez em quando nos vemos para matar as saudades.

Seguem as receitas:

Olhos de Perdiz
6 colheres de sopa de queijo ralado
6 colheres de sopa de manteiga
6 colheres de sopa de leite
Farinha de trigo até soltar das mãos
Azeitonas o quanto baste

Levar a uma vasilha todos os ingredientes e fazer bolinhas. Achatá-las e colocar um pedaço de azeitona verde para imitar um "olho". Olhem a foto.

Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até dourar. Leva de 15 a 25 minutos de acordo com o forno.


Cocada de Farinha Láctea
1 côco fresco ralado ou 200 g de côco ralado de pacote umedecido em um pouco de leite
2 xícaras de açúcar
8 colheres de sopa de farinha láctea
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 copo de leite
2 ovos
2 gotas de corante laranja (opcional)

Levar ao fogo em uma panela, mexendo sempre, até soltar da panela. Comíamos e comemos de colher. Para ficar bonitinho, coloquei em copinhos.



Escolho para brincar comigo três amigas queridas, meigas, alto-astral, alma de criança eterna e super faladeiras, como eu, hehehe. Divirtam-se!




Bj a todos.

20 comentários:

Glau disse...

hahah Teinha, amei as descrições! realmente faladeira, alto astral e eterna criança!
A Axly me passou esta brincadeira.. preciso me organizar pra prepará-la! E me fala desta cocada, que coisa boa! Ainda mais no copinho!

Bjão e ótima semana!
Glau

Mari disse...

Téia querida, que legal!!! =D
Eu já tinha visto esse desafio em alguns blogs e estava doidinha pra alguém passar pra mim acredita?
Amei demais... qdo vi o q era, corri chamar o marido...rsrsrs, criançona mesmo né!! Me vieram 3 receitas a cabeça assim de imediato, pois minha familia tbm era do tipo que fazia mta coisa gostosa... Fiz uma enquetezinha com o marido e a filha sobre qual eles querem hoje.. e já sei o q vou postar (mas ai, me deu uma vontade de fazer as outras, durante a semana eu faço... rs)...
E sabe q vc me descreveu bem até demais? Alto astral, faladeira (deixo qquer um zonzo, rss) e eterna criança.. hahaha, ameiiii!
Beijão, minha flor!!

Mari

Andrea Dohashi disse...

Oi Téia, eu sempre visito food bloogs, e entrando de blog em blog, encoontrei o seu, muito lindo e cada receita, hum... a do bacalhau já está na minha listinha.Gostei muito do seu post, como é bom ser criança né? Por isso vc está certa, nunca deixe a criança dentro de vc morrer! rs
Tbm fiz um bloguinho pra mim... qdo vc puder faça-me uma visitinha, ok?
Obrigada e beijos.

Andrea Dohashi disse...

Téia, realmente o pessoal é uma simpátia, e vc tbm além de linda é muito simpática e atenciosa, obrigada de verdade pelo carinho, fiquei imensamente feliz com sua visita, assim que eu aprender vou linkar vc ok?? rsrrs
beijos.

Rosi disse...

Téia, muito bacana a brincadeira, adorei...Nossa, adorava comer farinha láctea de colher, hummmm... parabéns pelas receitas! Bjos

Eli disse...

Que legal seu post e foi uma maneira de conhecer um pouco mais você! Adorei as receitas!

ameixa seca disse...

Olha eu aqui toda envergonhada com a descrição :)
O melhor de vir aqui é que saio sempre com um sorriso nos lábios... acho que é a eterna criança em nós, né?
É tão bom he he
Abraço ;)

Maria Vitamina disse...

Huumm essa Cocada deve ser muito boa, eu adoro coco! Bjs

Mari disse...

Lindonaa... já postei meu desafio! Adoreeeiiii demais da conta!!
Bjão, flor.. e obrigada por ter me escolhido!

Lua Limaverde disse...

Adorei as receitinhas e o texto, muito divertido! Eu costumava fazer uma receitinha parecida com essa de Olho de Perdiz, só que ao invés de azeitona a gente colocava uma gota de gema. Fiquei com vontade de fazer essa versão com azeitonas, rs. Bjs!

Odete disse...

Que bom recordar a infancia querida. Lindas suas historias Teia. Adorei as receitinhas. Esses olhos de Perdiz tenho que experimentar.

Beijao e mantenha sempre a mostra essa crianca linda que existe em voce.

Unknown disse...

Oi TÉIA, tenho andado meio atrapalhada com muita falta de tempo, por isso não tenho cá vindo... me desculpa mas quero que saibas que não esqueço este teu cantinho nunca. Sabes o dia da criançada cá em Portugal é o dia 1 de Junho...BEIJINHOS

Luciana Macêdo disse...

Primeiro parabéns por ter ganho o desafio do mamão e depois por preservar um lado criança, isso torna o dia-a-dia mais leve. Os olhos de perdiz são ótimos para petiscar.
Bjs!

Priscila Beneducci disse...

Teia muito obrigada pelo Mimo Este Blog Vicia. Fiquei lisonjeada! Teia hoje esta um aperto, mas tinha que entrar aqui te contar. Assei ontem o Bolo Tentador aqui em casa. Já acabou! O casamento de Parmesão + Açúcar é bem popular em receitas, no Brasil acho que o + famoso é Bolo Cremoso de Fubá, já em Minas, são muitas receitas do genero. O casamento de Parmesão + Açúcar + Raspas de Casca de Limão eu só conhecia em outra receita de Bolo de Fubá Cremoso, lá do Rainhas do Lar (Faby e Katita). Que amei comer. Agora este foi a 2. receita deste trio de casamento especial. Teia seu bolo rende muito, eu recebi um telefonema as 11:00 pedindo doces prontos, se eu podia deixar pronto para as 20:00 horas, que era um amanhã, numa festa de escritorio. Então assei seu bolo assim no correndo, minha cunhada veio me visitar com o filho. Como fiz tudo na pressa, e doces ao mesmo tempo, só me toquei nos finalmentes. Seu bolo é 6 claras (puxa tabuleiro de boleira n.o 3 alto ou direto num tabuleiro n.o 4, ou num refratario lasanheira de capacidade interna de 5 litros - aquele maior com 7 cm de altura), ou 1 fôrma de pudim jumbo. Eu fiquei com sua foto na cabeça, me distrai, uma foto de fôrma de pudim. E na hora H, enchi 2/3 da minha velha fôrma de pudim de 2,5 litros + 1 fôrma de bolo inglês que tive untar nas pressas na última hora. No final os 2 já foram para dentro do papo. Eu ainda não vou postar seu Bolo lá no blog, porque quero assar o Bolo de Fubá Cremoso do Rainhas do Lar (parmesão + açúcar + raspas de limão) de novo, fotografar, para registrar as 2 versões juntinhas. Assim o Brasil gama de vez, neste casamento de sabor muito bom. Parabéns pela receita. Quando eu postar lá no Delicias by Priscila te aviso. Uma coisa é certa, vc fotografa bem melhor que eu. Vou postar a minha foto mal feita, mas sua receita é ótima! Um beijão da Pri de Contagem - MG

Téia disse...

Glau minha amiga, acertei, né? Ó fico esperando sua brincadeira para te conhecer ainda mais. Bj lindinha.

Mari lindona, que bom que te deixei feliz, esta era a intenção. E, te escolhi porque, além de te adorar, e ter muita empatia por ti, você tem uma alma brincalhona, se encanta com as coisas como criança. Fico te imaginando fazendo ÊEEEEE, me chamaram para uma brincadeira. Eu sou assim também, fico falando Uhuuu, e batendo palmas, chega a ser hilário. Como você já postou, adorei te conhecer melhor e a receita do arroz-doce está tooodo. Bj grande querida.

Andrea, o pessoal é legal, né? Pôxa, obrigada pelos elogios, fiquei super feliz.Você é muito fôfa, já virei freguesa do Lady. Vou já, já te incluir e te ensinar como fazer para incluir os seus blogs preferidos.

Rosi, até hoje eu como mingau de farinha láctea, acredita? Compro a farinha para fazer a cocada e para não "experdiçar", eu faço o mingau...Hehehe.

Lica, é bom conhecer um pouco mais as amigas blogueiras, né? Que bom que gostou de me conhecer melhor, eu também vivo no seu cantinho procurando saber um pouco mais sobre você e como fazer delícias. Bj.

Ameixinha, todos os elogios são poucos, sou sua fã, e tenho dito. Como é bom mantermos o espírito infantil, né? Bj.

Luna, adoro te ver aqui, sei que andas ocupada, e me sinto muito honrada com sua visita.Ai, que bom que gostou do post, sua opinião vale muito. Também fiquei curiosa com a gema, é batida para dar cor, ou não? Beijoca.

Odete querida, obrigada, eu tento manter a alegria infantil. Experimenta e depois me conta. Bj lindinha.

Sónia, ainda bem que achaste um tempinho para vir aqui, você faz falta. Que interessante, o dia das crianças é 1 de junho, por isso adoro estas trocas nossas, é muito bom conhecer a cultura dos portugueses. Tenho loucura para conhecer Portugual. Aqui de Brasília, sai um vôo direto para Lisboa, quando for para Europa, vou conhecer primeiro esta linda terra. Bjka.

Lú, obrigada, também fiquei muito feliz com a vitória, é tanta receita maravilhosa. O seu flã estava tudo de bom. E, realmente, os olhos como petiscos ficam perfeitos. Com um espumante ficaria ótimo. Como você não bebe, toma com um suquinho que fica tudo bem. Beijino.

PRI querida, adoro seus comentários, eles mostram como você é alegre e animada.Não precisa agradecer, o selo foi dado de coração. Menina,fiquei muuuito feliz em saber que gostou do bolo Tentação, ele faz jus ao nome, né? Vindo de você tem um valor maior ainda, uma super boleira e confeiteira profissional.Aff, amei. Suas tortas e bolos são fantásticos. A idéia de colocar as duas receitas juntas é maravilhosa, ainda mais junto com uma receita das Rainhas, êba! Vou ficar aguardando. Bj na bochecha.

Um abraço bem apertado a todas.

Simone Izumi disse...

OH MYYYYYY!!!!
Túnel do tempo...é agora que são elas!
Téia, vou fazer um esforço danado para relembrar as minhas memórias, pois a balzaca é esclerosada desde sempre...ahhahahahahah....e fiquei boba com o seu relato super descritivo. Aee, memória de elefante!!!!!!
Adorei a brincadeira...vou para a esteira da academia agora pagar os meus pecados e vou ficar pensando no que gostava de comer!!!!rss.
bjsss e brigadassssssssss...
si

Margarida disse...

Téia, é tão bom recordarmos a nossa infância né? E melhor ainda com esses docinhos de dar água na boca! Lindos!
beijinho

P.s. - A Ameixinha disse-me que você não tem para para o intercâmbio e que talvez pudessemos formar um par. O que acha?

Axly disse...

Oieeee Téia
Muito legal teu post e tuas lembranças, adorei as receitas também, o maridão vai adorar essa com farinha láctea!
Que legal que você participou do desafio, eu também fiz e achei uma delícia a brincadeira!
Kisss flor^^

Natália Eleutério disse...

Adoro as recordações de infância, são do melhor, as sugestões que apresentaste simplesmente, ADOREI, bjs

Gina disse...

Téia,
Vim visitar seu cantinho e fiquei encantada com esse post. É tão bom quando a gente tem boas recordações... Também tenho muitas, das brincadeiras, das comidas, das viagens, das escolas, dos amigos. Seu post me fez voltar ao passado.
Bjs.

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger