Brownie de Chocolate, Canela e Nozes

sábado, 23 de maio de 2009



Fiquei muito feliz com os maravilhosos comentários do último post. Queria agradecer muito tantas palavras carinhosas. Espero, sinceramente, um dia conhecer, se não todas, a maioria das blogueiras, seguidoras e leitoras que vêm aqui me visitar. Ao longo da vida, creio que irá acontecer. As lembranças estão no coração e me aquecerão até lá. 

Passados os lindos momentos da reunião com as queridas blogueiras, voltemos a realidade, e as panelas.

Há algumas semanas minha mãe me deu um pacote de 1kg de nozes, assim, do nada...Foi com ela que aprendi a agradar com comida, que presentear com comida é lembrar com carinho. Eu adoro receber presentes de comer, coisas de cozinha e livros de culinária. Que cozinheira não gosta, ?

Por falar em presentes, ganhei vários presentes de livros de culinária desde o Natal e nunca mostrei aqui, aos poucos, de acordo com as receitas que vou fazendo, eles aparecerão... 

A pedido do maridão que vinha me solicitando uma receita de brownie, resolvi estrear o livro "Técnicas de Confeitaria Profissional" da Mariana Sebess. Possui diversas receitas clássicas, algumas inovações, fotografias lindas e todas com passo-a-passo, o que é um super diferencial para quem quer se especializar em confeitaria. Meu caso. Gosto demais de fazer doces e sempre quero aprender coisas novas.



A receita fica muito boa, bem crocante por fora e macia por dentro, fiz algumas alterações em vermelho, e gostei do resultado.

150g de chocolate amargo (usei 170g, ou uma barra)
150g de manteiga sem sal
320 g de açúcar (ou 2 xícaras)
4 ovos
140 g de farinha de trigo (usei 150g)
1 pitada de sal
70 g de nozes picadas grosseiramente (usei 3/4 de xícara)
20g de cacau em pó (usei 2 colheres de sopa cheias)
2 colheres de chá de canela em pó
2 colheres de chá de baunilha

Bata os ovos com o açúcar (eu sempre passo as gemas em uma peneira). Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no micro ondas e despeje sobre os ovos batidos. Misture bem com a espátula. Junte os ingredientes secos peneirados, acrescente as nozes. Forre uma assadeira untada com papel-manteiga e unte o papel. Despeje a massa  e leve ao forno pré-aquecido a 180º a 200ºC para assar por 30 minutos. A dica para todos os brownies, é que o palito não pode estar totalmente sem farelo, ainda deve ter um pouquinho. Espere esfriar e corte em quadrados.

A massa crua, pronta para ir ao forno



O brownie já pronto com a casquinha crocante

O Encontro Perfeito

domingo, 17 de maio de 2009


Em pé, a partir da esquerda: Ana Paula, Catarina no colo, Letícia, Luciana, Sarinha,Thaty e Tata
Agachadas: Eu, Mari e Glau

Os respectivos blogs:

Ana Paula, do No Mundo de Catarina (só para convidados)
Letícia (Lê) do No Calor do Fogão
Luciana (Lu) do Cafezinho das Cinco
Sarinha do Princesa Urbana
Thaty do Mamãe no País da Alice (agora, só para convidados)
Tata e Mari do Les Sorcières Bistrô
Glau do Madames da Cozinha e Quintadoca

Estão todas na minha lista ao lado.

Como vocês podem ver, ontem foi um dia muito especial!

Realizamos aqui em casa o encontro entre blogueiras de Brasília, em sua maioria, de comidas, mas tivemos duas participantes que têm blog de suas filhas, mas que também adoram uma cozinha.

A iniciativa foi da Sarinha, mas eu já concordei e me ofereci para recebê-las, adoro ter pessoas que gosto aqui em casa. Não ia perder a oportunidade...

Foi maravilhoso, aliás, eu já esperava por isto, este "universo" dos blogs, como eu sempre falo por aqui, foi uma grata surpresa em minha vida, somos "fofoletes" (eu me incluo que não sou boba), sabe aquelas pessoas educadas, de bem com a vida, doces e atenciosas, então? Somos nós, rsss. Sério, são ótimas, adorei conhecê-las, recebê-las, demos muitas risadas, comemos muito, falamos à beça, valeu por 1 ano de terapia. 

É sempre muito bom fazer novos amigos, mas aqueles com que já nos correspondemos e temos afinidades é ainda melhor.

Tivemos muita comida fantástica, estavam deliciosas, sem excessão, todas muito caprichadas.
Teve presentes e lembranças para todos. Não falei que são umas fôfas???

Dr. Marido deu uma passada rápida na reunião para tirar fotos e comer um pouco de tudo. É dele a maioria das fotos, mas algumas são minhas.

Seguem as fotos da mesas e das receitas de cada.

Meninas, obrigada por tudo, um beijo grande a todas.

Uma panorâmica da mesa



Os deliciosos cinammon rolls (rolinhos de canela) da Lê



 Os especiais e saborosos bombons de salsicha e rocambole de doce de leite e côco da Lu






Os fantásticos croissants de queijo e chocolate da Tata, observem as peças verde e azul que os acomadam, ela também o fez, é uma ceramista de primeira






Os delicados biscoitos amanteigados cobertos com chocolate, que derretem na boca, da Sarinha



As lindas fingers foods: salmão coberto com tapennade e os tomates cereja com muçarela de búfala e manjericão da Mari




O aromático e fôfo pão de ervas e a sardella da Thaty



A perfumada e doce torta de maçã da Glau



Os fofinhos e delicados muffins de banana com cobertura de amêndoas e farofinha que a Glau e Sarinha fizeram juntas 


As minhas produções: A quiche de tomate seco com manjericão, a cocada de limão e gengibre e a bebida de chocolate e especiarias (inspirada no Maya Shot da tudo de bom Si do Chocolatria)





Os presentes que todos receberam

Os biscoitos amanteigados com praliné de castanha da Lê, olha o detalhe das florezinhas, e veio acompanhado de um cortador de biscoitos

Os sachês de bolso com cheirinho de bebê que eu ofereci as minhas convidadas


Os presentes que eu recebi

Da Sarinha, uns lírios amaraelos lindos e que perfumaram a sala toda



Da Glau, gergelim vermelho e funcho da Bombay e as mimosas flores de tecido (ela vende no Quintadoca) que já coloquei em um vaso na minha amada cozinha com folhas do meu limoeiro




Entre as receitas que fiz escolhi para postar aqui, pela cor e por ter agradado, foi a cocada de limão e gengibre, inspirada em uma receita do Rainhas do Lar, que alterei um bucadinho, para participar do dia da cor, que desta vez é a amarela, da Mary do blog  Chá, Canela e Chocolate, a pedido da minha amiga de Curitiba Gina do Na Cozinha, que participo com muito prazer.

As demais postarei ao longo da semana.

Ingredientes:

2 latas de leite condensado
1 lata de côco fresco (pode ser seco também)
1 lata de leite comum
Raspas de 1 limão
2 colheres de chá de gengibre ralado
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de maisena
3 colheres de sopa de côco flocado queimado(pode ser do comum)

Leve ao fogo todos os ingredientes até o ponto de brigadeiro mole e cubra com o côco flocado queimado até dourar em frigideira.

Olha a cor amarelinha dele, linda, não é?



O post foi grande porque havia muita coisa linda e deliciosa e queria que vocês conhececem. (levei 3 horas para postar, só para terem uma idéia)

GOSTARIA MUITO QUE TODAS OS DONOS DE BLOGS DA LISTA Á DIREITA DO MEU BLOG ESTIVESSEM AQUI TAMBÉM.  SI, MARI, GINA, NANA, DANI, ANNA, VIVI, TINA, AMEIXINHA, PATANISCA, SÍLVIA, EDÍLIA, LÉIA, MÁRCIA ROSA, CAROL, AS CLÁUDIAS MAGIA E DOCES ENCONTROS, AS ANDRÉAS ENBONECADA E LADY, ELVIRA, ILIANE, BELINHA, ZEZINHA, PRETA, MARULA, SANDREANE, PRISCILA, MARGARIDA, FRAN, RÊ, ODETE, ALICE, CRIS, BIA, LAILA, LEILA, ROSE, LAURINHA, ANA MARIA, BETO, RICO, PAULÃO, MOONLIGHT, NEYMA, TÂNIA, ÂNGELA, NATÉRCIA, TAMY, NANI, KARLA, AKEMI, BIA, DIG, TIO VIRGÍLIO, PATRÍCIA S., EDUARDO, ALÊ GUERRA, LICA, LUCIANA B., SÒNIA, E MINHA AMIGAS RAQUEL DO B., LIANA, TÂNIA S. E CRIS GALDINO QUE VIVEM ME VISITANDO E COMENTANDO, AÍ, SERIA SUPER PERFEITO!!!!

Abraço grande a todos.

Filé ao molho de café e batatas com hortelã

sexta-feira, 15 de maio de 2009


Preciso confessar que não sou fã de café. Só gosto daqueles tipos cremosos, gelados, capuccinos e afins.

Na verdade tenho aversão a sabores amargos, meu paladar não aceita, tento de tudo, fico querendo achar alguma receita que me faça ver que existem excessões, e isto aconteceu quando vi esta lá na minha querida amiga Silvia do Doce Casinha, fiquei super curiosa. Como confio muito no talento dela, resolvi tentar. Já de cara vi que teria que fazer algumas alterações na receita para deixá-la mais suave e adocicada. Foi uma boa decisão, pois ainda não me apaixonei, mas consegui comer e gostar.

Se você, no entanto, for apreciadora de sabores amargos, com certeza irá adorar, o maridão não poupou elogios. 

As batatas são uma versão da batata sauté, só que utilizando hortelã no lugar da salsa, para aproveitar as hortelãs do meu jardim...Uma companhia clássica para um filé..



Segue a receita, as minhas alterações estão em vermelho e itálico

Ingredientes
- Cerca de 1,2 kg de filé
- 1/2 xícara de vinho branco seco
- 1 xícara de café forte (preferencialmente feito na hora)
- 1 colher de chá de farinha de trigo diluída no café (coloquei uma de sobremesa)
- 1/2 caixinha de creme de leite
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 xícara de caldo de legumes
- 1/2 cebola cortada em pérolas (pedaços grandes)

Modo de fazer
Coloque um pouco de óleo ou azeite na panela, coloque a carne e a cebola para fritar, quando a carne estiver dourada e com bastante água, e a cebola transparente, retire e separe.
Na mesma panela, adiciona a farinha de trigo diluída no café, o vinho,o caldo e por último o creme de leite. Mexa bem para não empelotar a farinha. Deixe ferver um pouco e aí, coloque a carne de volta para que ela termine de cozinhar no molho, e assim que estiver bem molinha, está pronto. Quando for fritar a carne dá pra colocar umas cebolas para dourar também, aí a hora de retirar, retira tudo. Eu usei a cebola.

Boa sugestão, né não pôvo amigo????

Bj a todos.

Bolo Triplo de Limão depois de um dia doce

segunda-feira, 11 de maio de 2009






Após um dia tão lindo quanto o Dia das Mães, esta receita de limão bem azedinha, por ter o limão três vezes, nem seria apropriada, masss, como eu não sou chegada a estes detalhes, resolvi postar este lindo bolo, cujas fotos eu tirei, e não o maridão, e que é muito fofinho e refrescante.

Conselho? Não exclua a cobertura, ela complementa totalmente o bolo e não leva nem 2 minutos para ser feita. Já que ajoelhou, agora reza...

Não sei se já perceberam, não sou muito de fazer e nem de comer bolos. Aqui no blog, por exemplo, só tem 4, sendo um deles um muffin, os famosos bolinhos, e uma torta, mas os limões do meu jardim estão lindos e muitos, então, no final de semana tive que usar a imaginação, fiz cocada com limão, mousse de limão e limonada, depois virão as receitas...e o bolo ficou ótimo...enjoy...

Peço desculpas pelo sumiço, para variar uma virose me tirou o ânimo, mas já estou de volta.

Aproveito e desejo sempre o melhor para todas as mães que me visitam, um abraço quentinho e um beijo estalado em todas.



Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de acúcar
150g de manteiga
4 ovos
1/4 de xícara de suco de limão
1/2 xícara de leite
1 colher de sobremesa de raspas de limão sem a parte branca
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Bata na batedeira  as gemas, a manteiga e o açúcar até ficar clarinho, acrescente a farinha e intercale com o limão e o leite até ficar homogêneo. Desligue a batedeira e acrescente as raspas e o fermento. Bata as claras em neve e acerscente delicadamente à massa.

Coloque em uma fôrma untada e esfarinhada grande e leve ao forno pré-aquecido por 30 a 40 minutos, dependendo do forno, até o palito sair limpo. Espere esfriar e desenforme. Jogue a cobertura.

Cobertura:
1/2 lata de leite condensado
1/4 de lata de suco de limão ou a gosto
1 colher de chá de raspas de limão

Coloque os ingredientes em uma recipente fundo e  mexa com um fuet (batedor) até ficar cremoso. Jogue sobre o bolo e enfeite com as raspas. 

Azedinho...hummm...

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger