Creme de Bacuri com Coulis de Morango

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009




Creio que poucas pessoas conhecem esta maravilhosa fruta chamada bacuri aqui no lado debaixo do Brasil, até porque é uma fruta típica do Norte, sendo também utilizada no Nordeste nos estados do Piauí e do Maranhão. 

A primeira vez que provei foi em forma de sorvete caseiro na casa de umas amigas piauienses, ainda adolescente. Foi paixão a primeira vista, não conseguia parar de comer....e anos se passaram...até que o super brother começou a trazer a polpa em pedaços do bacuri lá do Norte e pude reproduzir a receita assim meio na intuição.

É uma fruta extremamente aromática, lembra um pouco o cupuaçu, é azedinha, e as musses e cremes ficam muito macios pois sua polpa é carnuda e suculenta. Não é fruta para se comer pura, coisa que adoro, é para receitas, que adoro mais ainda, como vocês já sabem...hehehe...

Apresento a vocês, o Bacuri....
Resolvi fazer um coulis de morango para dar uma corzinha, e ficou uma boa mistura, mas é dispensável. Agora, que a foto fica melhor, não há dúvidas. Aliás, quero deixar registrado aqui a minha implicância pelas comidas brancas e bejes, não fotografam bem, é uma tristeza...

Uma boa receita para contrastrar com as útimas semanas, muito trabalho, dor de dente, sinusite, depois pescoço travado, colar ortopédico, um bocado de dor, nada de cozinha, não pude visitar os amigos, e nem trabalhar, logo agora que estou no final de um projeto e substituindo colegas de férias. Postar, então, só agora após 3 dias de repouso e muito remédio. Well, é a vida. Tô melhorando, espero segunda estar bem melhor. Aliás, eu sempre melhoro, Deus é mais...

Acabando o "chororô", vamos a receita. Já fiz tem um tempinho, mas o gosto ainda está na minha boca....

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata de polpa de bacuri

Bata por 5 minutos no processador, cuidado com o liquidificador porque a massa é pesada. Leve para gelar. Sirva bem gelado.

1/2 caixa de morangos
1/2 copo de água
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de limão

Bata no liquidificador até ficar fininho.

Enfeite o creme com o coulis e o restante sirva à parte.

Exótico!!!

Frango com Shiitake, Arroz com Vinho e Passas e Mimo 5*

terça-feira, 20 de janeiro de 2009




Almocinho rápido de domingo, com pressa, com fome, 30 minutinhos, e tchanram...., pronto, já para a mesa...

Frango

4 filés grandes de peito de frango
Sal e pimenta a gosto
1 caixinha de creme de leite
1/2 cebola
2 colheres de sopa de manteiga
1/3 de xícara de caldo de frango pronto
1 xícara decogumelo shiitake fresco picado em tiras grandes (sem talos e lavados)
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de chá de mel
Cheiro verde a gosto

Tempere o frango com o sal e a pimenta e deixe pegar gosto enquanto faz o shiitake e o molho.
 
Frite a cebola na manteiga, acrescente o shiitake, tempere com sal e pimenta, até ficar macio. 

Acrescente o creme de leite e encorpore ao shiitake, a mostarda, o caldo e o mel, acerte o sal, e 
Frite em fogo bem alto o frango com a outra colher de manteiga e um fio de azeite por 5 minutos cada lado.

Coloque o molho por cima do frango, jogue o cheiro verde picado e sirva com o arroz.

Arroz

2 xícaras de arroz pronto (usei integral)
1/3 xícara de uvas passas deixadas de molho por 10 minutos em 1/3 xícara de vinho aquecido.

Junte os três ingredientes e aqueça no fogo ou no micro-ondas (já na nova nomenclatura).

Bom Apetite!!!

Agora vou apresentar a vocês o miminho que ganhei da princesa Ana Maria do blog Mão na Massa, se tiver algum dos leitores que não a conhecem, vão lá ver o que ela apronta na cozinha dela, a lindinha só tem 13 anos, sim, 13 anos, vão lá... 

Além dela, a querida Moonlight do Vitamina ABC também me dedicou este selinho "Blog Day 5 estrelas *****" . 

Obrigada as duas, que nunca se esquecem de mim, e eu não me esqueço delas, bj grande.

Não é fôfo????


No próximo post, um desafio da minha amiga Janeca, já vai...

Mousse de Damascos com Calda Lights

terça-feira, 13 de janeiro de 2009




Oi queridos: 

Assim como a maioria eu também estou seguindo a onda...ano novo, vida nova... hora de pensar em emagrecer e na saúde que as festas nos fazem esquecer. 

Houve uma época que eu era a rainha dos lights e diets, vivia pensando em calorias e tentando ter uma vida mais saudável, tanto que pensei em ser nutricionista. Para falar a verdade, sempre tentei equilibrar as “comelanças” com saladas, frutas e produtos saudáveis, mas devo confessar que ano passado, a exceção das frutas que nunca abandono, as guloseimas estiveram mais em evidência. 

Esta receitinha será a primeira de algumas que estarão por aqui, contrabalanceando as demais bombas calóricas. Fica uma mousse cremosa, que agrada a maioria das pessoas, caso queira colocar numa fôrma e desenformar, dobre a quantidade de gelatina, mas a textura não fica tão boa. Quem avisa, amigo é... 

Tenho certeza que a maioria das pessoas nem iria perceber que é light, assim como ninguém percebeu no Natal. 

Espero que gostem!!! 

Ingredientes: (8 porções)

Calda     

meia xícara (chá) de damasco 
½ limão espremido  
1 colher (sopa) de sopa de açúcar light ou 2 de adoçante culinário
1 colher (chá) de amido de milho  

Mousse    

150 g de damasco  
 ½ envelope de gelatina em pó sem sabor (6g) 
 1 lata de Creme de Leite Light  
 3 claras em neve 
 4 colheres (sopa) de açúcar light ou 8 de adoçante culinário
1 colher (chá) de raspas de limão ou de laranja (opcional)

Cozinhe o damasco em duas xícaras (chá) de água até que o damasco esteja macio. Reserve. Junte à gelatina quatro colheres (sopa) de água e leve ao micro-ondas por 10 segundos. Junte ao damasco e bata no liqüidificador até obter um purê. Coloque esta mistura em uma tigela e incorpore delicadamente o Creme de Leite e por último as claras batidas em neve bem firme com o açúcar ou adoçante. Despeje a mousse em uma fôrma untada com óleo vegetal e leve à geladeira por aproximadamente 4 horas.

Prepare a calda. Coloque em uma panela o damasco com meia xícara (chá) de água e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e bata no liqüidificador com uma xícara (chá) de água. Junte o açúcar e o amido leve ao fogo até engrossar. Sirva a mousse acompanhada pela calda de damasco.


Fonte: Site da Nestlé, devidamente alterada pela Téia.


Filé com Queijo Coalho e Molho de Melado

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009




Esta receita é daquelas que ficam martelando na sua cabeça por meses, aí você acaba fazendo e descobre o porquê de sonhar com elas. Daquelas adaptações e mistura da fantástica comida nordestinha com um super toque gourmet.

Esta delícia foi efetuada pela querida Katita do Rainhas do Lar, baiana arretada e talentosíssima. Segundo informação dela é criação da Morena Leite, ô meninas danadas...

Ela fica maravilhosa, é fácil, muuuito rápida e faz bonito. Acho que não levei nem meia hora para fazê-la para mim, marido e sogra.

Foi a primeira receita do ano, e vou contar: abri com chave-de-ouro. A mistura do queijo salgadinho levemente derretido, com o molho adocicado fica fantástica. 

Lá no site do Rainhas ela não dá a quantidade dos ingredientes, mas eu fiz assim no "chute" como a baianinha, e deu certo. Para facilitar para vocês, seguem as proporções e quantidades. 
Fiz muito molho porque os adoro. Deu para nós três e nos fartamos. 

Ingredientes:

Filé
6 filés mignon cortados em medalhões, cada um com 150g aproximadamente
6 pedaços grandes de queijo coalho
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa de manteiga e 1 fio de azeite

Molho
150ml g de melado de cana ou 1 xícara e 1/2
500 ml de caldo de carne já preparado (dissolva 1 caldo e 1/2 de com 500ml de água)
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sobremesa de amido de milho

Leve ao fogo baixo o melaço e o caldo, sem o amido e deixe dar uma leve engrossada.

Enquanto isso, tempere os filés com sal e pimenta moída na hora, grelhe os filés em fogo alto, com 1 colher de sopa de manteiga e o azeite, selando-os por 3 a 4 minutos cada lado, ou a gosto. Acrescente o restante da manteiga, e um pouco do caldo de carne, uma colherinha de chá é suficiente, raspe o restinho da panela e acrescente ao molho que está no fogo.

Numa frigideira passe com um pincel um fio de azeite ou óleo de girassol e espalhe, coloque os pedaços de queijo e deixe grelhar até dourar dos dois lados. Reserve. 

Agora, coloque o amido no molho e fique mexendo por uns 5 minutos até engrossar. Faça os devidos acertos, engrossando com mais amido ou mais caldo de carne, de acordo com o ponto do molho que você goste de comer.

Coloque os filés em uma travessa, cubra com o queijo e leve ao forno pré-aquecido por 5 minutos e cubra como molho quente.

Já que o cardápio era tipicamente brasileiro servi com um arroz de castanha do pará, castanha brasileira para os estrangeiros, que meu irmão trouxe para mim do Norte, já cortada em lâminhas e salgadas, produto para exportação, naõ conhecia, claro, amei...

Agora, senta e agradeça a Deus, com tanto problema no mundo, por podermos comer uma comida nota 10 destas...



Bj a todos

Torta Alemã da Mammy

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009




Eu sei, eu sei, receitas de Torta Alemã são facilmente encontradas na net e nas cozinhas amigas.

Eu não tenho preferência pelos clássicos, porque adoro testar novas receitas e sabores diferentes, mas os respeito, sabem o porquê? Porque a maioria das pessoas têm o paladar restrito, sinto isto pela maioria dos meus amigos, convives e familiares, não é a receita mais diferente ou original que faz sucesso, muito pelo contrário, é sempre a que eles já conhecem e estão acostumados.

Então, mesmo quando faço algumas novidades, sempre tem algum dos já famosos para não chocar os mais tradicionais. Esta torta é o exemplo clássico de que mesmo o que já é conhecido pode ficar maravilhoso.

Quem me acompanha já sabe, mammy tem mãos de fada, e esta torta, todo mundo pede para ela fazer, (no Natal não podia faltar, né?), o pulo do gato é, definitivamente, o acréscimo das nozes que diminuem o recheio um pouco enjoativo devido ao excesso de manteiga, gemas, creme de leite e açúcar(e o colesterol, comemorando, uhuuu). E outra coisa que acho legal é que ela sempre decora lindamente a torta, o que não é usual para esta torta. Afinal, capricho nunca fez mal a ninguém...

É uma da série, o melhor dos clássicos, assim como o quindão perfeito e o bombom de nozes postado anteriormente.

Façam e depois me digam se não é de comer de joelhos? Sempre digo: não quero nem que Deus me ajude, ele não atrapalhando já está de bom tamanho (calma, não é blasfêmia, é só brincadeirinha).

Já fiz, é fácil, vamos lá, tentem...

Aproveito para participar do desafio das Tortas e Bolos Rechados do Chá da Tarde das queridas e fôfas Cris do From our home to yours e Leila do Delishville. Eu sou fascinada por tortas, já houve um tempo que até cheguei a vendê-las, quem sabe um dia retorno, né? Então, tinha queparticipar deste lindo desafio, após o dia 15 de janeiro vão lá ver nos respectivos blogs, com certeza só vai ter maravilhas, ai, ai,ai... 


Foi usado:

Massa:

200g de manteiga sem sal (o tablete inteiro)
3 gemas sem película (favor coar)
2 lata de creme de leite sem soro (guardar o soro)
2 xícaras de açúcar
1 xícara de nozes moídas grosseiramente

1 pacote de biscoito maisena

Unte uma forma de fundo removível e forre a parte de baixo toda com o biscoito molhado no soro do creme de leite.

Leva à batedeira o açúcar e as gemas e bata por 3 minutos, acrescente a manteiga e bata até a mistura ficar esbranquiçada. Fora da batedeira acrescente o creme de leite com uma colher grande. Por último inclua as nozes delicadamente.

Jogue esta massa por cima dos biscoitos e cubra com o restante dos biscoitos que sobraram.

Leve ao freezer ou congelador até endurecer.

Calda:

2 xícaras de leite
1 colher de sopa de manteiga
8 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa açúcar

Leve todos os ingredientes ao fogo brando até soltar da panela como em ponto de brigadeiro mole. Esperar ficar morna e empregar.

Retire a massa da fôrma e cubra com a calda morna. Enfeite a seu gosto, aqui usamos nozes e cereja. Mantenha na geladeira até servir. 

Caso faça de um dia para o outro, ou a transporte, coloque por uma hora no freezer e retire 10minutos antes de servir.

Ah, pode deixar a massa congelada por até uma semana. Faça a calda no dia.

Bj a todos.

Talharim ao Molho Cremoso de Camarões, Tomates e Erva-Doce e Creme de Tapioca com Coulis de Manga ou Calda de Nutella

sábado, 3 de janeiro de 2009




Nosso Reveillon foi muuuito bom, sossegado, em casa, eu e marido, que família está toda viajando, menu prático e rápido porque o Natal me exauriu, mais foi ótimo. 

Talharim com Molho de Camarão e Erva-doce e de sobremesa um Creme de Tapioca com 2 molhos: Coulis de manga ou molho de nutella.

A receita do talharim tenho há alguns anos, da época da Confraria dos Babetteiros, mas nunca tinha feito, maravilha, o marido tem uma semana que não fala de outra coisa...é bom quando a gente acerta.

O Creme de Tapioca veio da super diva Simone do Chocolatria, já os molhos foram um pouco de "invencionisse" dessa que vos escreve. Um Salton Demi-Sec para brindar e fomos felizes...  

Talharim

Ingredientes: 

350 g de talharim fresco (faz toda a diferença, não troque)
1 e 1/2 lata de pomodori pellati
1 colher de sopa de manteiga+1 fio de azeite
1/2 cebola picada
1 dente de alho
1 colher de sopa rasa de sementes de erva-doce
1 dose de conhaque
1/2 caixinha de creme de leite
450 g de camarões grandes
1 colher de chá de açúcar (pode colocar mais se quiser)
1 colher de chá de Tabasco ou molho de pimenta
Sal e pimenta do reino à gosto
Parmesão ralado na hora

Coloque a água para ferver, usei 2 litros.

Derreta o azeite com a manteiga, acrescente a cebola e doure, após o alho e os camarões. Quando estiverem dourados, flambê-os com o conhaque. Reserve.

Na mesma frigideira, acrescente o pomodori, corriga a acidez com 1 colher de chá de açúcar, tempere com sal, e pimenta do reino , acresencente o creme de leite. 

Cozer a massa no tempo determinado pelo fabricante, no meu caso foram 3 minutos, massa freca é rápida.

Retorne o camarão, acrescente a pasta já cozida e finalize com parmesão ralado.

Sirva em prato aquecido com pães. Eu servi com torradas e patê de tomate seco.

A receita do Creme de Tapioca, tirei daqui. Segui tal e qual, que não sou "besta" de mudar receita de profissional nota 10. Quer dizer, mudei a calda, mas era para aproveitar as mangas do quintal de casa.


Os molhos:

Coulie de Manga: usei 1 manga grande, bati com 1/2 xícara de água, 2 colheres de sopa de açúcar e 2 colher de sopa de limão. Bati no liquidificador, coei, gelei e coloquei por cima do creme. Levei à geladeira.

Calda de Nutella: 1 colher de sopa cheia de nutella, 2 colheres de sopa de creme de leite e 2 colheres de sopa de leite. Levei ao micro por 2 minutos, mechendo na metade do tempo, deixei amornar e coloquei por cima do creme. Levei à geladeira.

Servi em copinhos, (sou apaixonada por eles, muito antes dos blogs, mas agora mais ainda porque os danadinhos fotografam bem, confira nas fotos), e coloquei 2 colheres de chá ou de um ou de outro.

Rende muito, deu 12 copinhos e mais uma tigela, creio que se forem só copinhos, daria o dobro, ou seja 24 pequenas delícias. Passei o dia 1º comendo colheradas deste creme. Huuum...

Bj queridos.

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger