sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Creio que poucas pessoas conhecem esta maravilhosa fruta chamada bacuri aqui no lado debaixo do Brasil, até porque é uma fruta típica do Norte, sendo também utilizada no Nordeste nos estados do Piauí e do Maranhão.
A primeira vez que provei foi em forma de sorvete caseiro na casa de umas amigas piauienses, ainda adolescente. Foi paixão a primeira vista, não conseguia parar de comer....e anos se passaram...até que o super brother começou a trazer a polpa em pedaços do bacuri lá do Norte e pude reproduzir a receita assim meio na intuição.
É uma fruta extremamente aromática, lembra um pouco o cupuaçu, é azedinha, e as musses e cremes ficam muito macios pois sua polpa é carnuda e suculenta. Não é fruta para se comer pura, coisa que adoro, é para receitas, que adoro mais ainda, como vocês já sabem...hehehe...
Apresento a vocês, o Bacuri....
Resolvi fazer um coulis de morango para dar uma corzinha, e ficou uma boa mistura, mas é dispensável. Agora, que a foto fica melhor, não há dúvidas. Aliás, quero deixar registrado aqui a minha implicância pelas comidas brancas e bejes, não fotografam bem, é uma tristeza...
Uma boa receita para contrastrar com as útimas semanas, muito trabalho, dor de dente, sinusite, depois pescoço travado, colar ortopédico, um bocado de dor, nada de cozinha, não pude visitar os amigos, e nem trabalhar, logo agora que estou no final de um projeto e substituindo colegas de férias. Postar, então, só agora após 3 dias de repouso e muito remédio. Well, é a vida. Tô melhorando, espero segunda estar bem melhor. Aliás, eu sempre melhoro, Deus é mais...
Acabando o "chororô", vamos a receita. Já fiz tem um tempinho, mas o gosto ainda está na minha boca....
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata de polpa de bacuri
Bata por 5 minutos no processador, cuidado com o liquidificador porque a massa é pesada. Leve para gelar. Sirva bem gelado.
1/2 caixa de morangos
1/2 copo de água
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de limão
Bata no liquidificador até ficar fininho.
Enfeite o creme com o coulis e o restante sirva à parte.
Exótico!!!
28 comentários:
Téia, sempre que dá venho visitar o seu blog, que diga-se de passagem, é um cantinho maravilhoso :)
Pelas bandas daqui (Salvador, Bahia), bacuri é o nome que, às vezes, a gente coloca em criança *rsrsrsr*
Aqui não tem o bacuri fruta, mas dá pra substituir por outra fruta???
Grande abraço :)
Se parece cupuaçu, tô dentro!!!
Achei engraçado o nome, já que às vezes se chamam crianças de bacuri...
Melhores pra ti querida, kisss^^
Téia, de fato, nunca ouvi falar desta fruta. Fiquei curiosa.
Bjs :)
Teia, deve ter ficado maravilhososo mesmo.Essa frutinha é mesmo deliciosa,meu marido viaja por todo brasil e já me trouxe essa fruta uma vez e é muito saborosa mesmo.
Beijão!
- Oi Téia!!! Passar aqui é sempre um atentação... mas em especial vim agradecer sua visita e dizer que é muito especial percebe-la atenta aos detalhes e cuidadosa com o carinho com que fala e faz as coisas que observo, é difícil ter este cuidado necesário em tudo mas observar que o faz é muito legal, obrigado por compartilhar tudo isso com a gente...
Abraço grande á todos
Notei mesmo que você deu uma sumida. Mas que bom que tudo passou e esta melhor.
Menina não conheço essa fruta, aqui pelos lados das Minas Gerais acho que não tem. Mas fiquei bem curiosa, até porque a receita chama muita atenção, dá vontade de enfiar uma colher no pc pra pegar um pouco, rs
Beijos!
Amada, eu sou mais uma que não conheço essa fruta... alias, para mim, bacuri era um termo do pessoal do norte, para se referir à criança recém nascida.. hahaha
Mas só de saber que é azedinha, e vendo esse creme tão lindo (também né, preparado por quem) com esse coulis de morango (uma das minhas frutas favoritas)... já posso dizer, mesmo sem conhecer, que adoro!!!!
Super beijo
Mari
Eu não conheço nadica de nada. Nem capuaçu nem bacuri. Só posso dizer que o aspecto é bom e espero conseguir provar essas frutas exóticas um dia destes :)
Oi querida, estas fases difíceis vêm mas passam logo :) Adorei o creme de bacuri, também nunca comi, tô boba de ver que tem lata desta polpa... :))
Ficou lindo o doce! Um beijo!
Téia, juro por deus querida!
Que iria soltar que nome é esse?! é de peixe hahahaha
Mas ele lembra bem o pequi né?!
Adorei essa comidinha exótica flor.
Bjs
Uow, que legal!
Eu nunca provei bacuri...mas se assemelha com o mangostim,né?? esse eu já provei e adorei!!!
Tetéia, descanse bastante essas coisas acontecem para servir de "freio de mão" e parar um pouco esse nosso ritmo alucinado,né?
bjao
Ai que vontade de provar! Lindo! Bjs
Não conhecia esse fruto :) E o doce ficou com um ar magnifíco...
beijinhos
Téia pra mim bacuri é termo para menino, e vi que não sou só eu...
fruta bacuri, que espetáculo, o nosso país é tão grande e tão cheio de delicias!!! será que encontro aqui uma fruta bacuri???
acho que não :o(
adorei
beijos
Lindona querida, eu não conhecia essa fruta, mas se é azedinha,humm... com certeza eu iria gostar, quem sabe eu não a encontre pelas bandas de cá, rs!
Beijinhos
Eu não conhecia mesmo essa fruta. Fiquei curiosa!! Porque o doce ficou lindo!!
Teia, que doce mais charmoso, o bacuri uma novidade para mim, as coisas que ficamos a conhecer, bjs.
Os Espiões estão recebendo uma amiga do Norte, vou perguntar mais sobre o bacuri a ela. Sempre maravilhosas suas receitas! Um dia chego lá! Hehehe... Beijos!
Jéssica - Espiã da Gula
Olá, espero que a saúde tenha melhorado. Também pertenço ao grupo das que nunca ouviram falar desse fruto, mas como os olhos também comem, os meus ficaram colados nessa foto! ;) Bjinhos
Oi Téia!
Já ouvi falar dessa fruta...mas ainda não tive o prazer de provar!
Bjossss
Téia querida!
Obrigada pelas mensagens, pela força!!
Que legal saber saber que o Virgílio é seu tio! Foi uma grande coincidência então, pois eu recebi o texto por mail, queria publicá-lo com créditos e dei uma busca no google, indo cair no blog dele. Pedi autorização por mail e publiquei. Mas não tinha reparado que estava na sua página de favoritos!
O mundo não é grande demais, e coincidências não existem!
Mais um da família que sou fã!
Ah, quanto a receita...Bacuri eu não conheço, mas Cupuaçu eu amo...certamente irei procurar agora para experimentar essa delícia!
Beijão
A descrição do sabor da fruta ficou tão boa que fiquei morrendo de vontade de provar!! Eu quero, eu quero!!
Teinha, entao esteve dodoi. Espero que fique 100% logo.
Eu adoraria provar essa fruta e transformada assim numa sobremesa deve ser boa.
Fique bem querida.
beijos
Ola !! Pasei aqui e descobri um lagar bem agradavel.concertes deve ter ficado muito gostoso essa mistura , apesar do sabor do bacuri ser bem forte. Eu sou da MA, e sempre vou lá, eu abuso dessa deliciosa fruta de sabor cremoso. Parabens pelo glogs, tenha uma boa nemana!!!
Hummm isso é bom, e agora com seu post tive a certeza de q a mulher do sesc não errou o nome da fruta quando eu comprei o mousse lá, é bom mesmo, mas eu nunquinha ouvi falar da fruta...rs
O de lá é servido com uma farofa que pra mim tinha gosto de bolacha maria ou maizena moída, mas foi muito gostoso. Pena que nunca vi para vender aqui em sampa.
Bjs
Amiga linda, fiz um comentário nesse post no dia que você postou, e não estou vendo. Será que não deu certo?
Um beijo
Teia querida..a mousse ficou linda!!deu uma vontade..mas..a fruta..não conheço!temsabor de que?que maravilha êsse nossopaís..tem de tudo em todos os lugares..amo isso..de conhecer coisas novas..bjus minha linda...li
Teia
Pelo visto também gostas de pimenta, pois eu adoro!! Inclusive estou fazendo uns desenhos para meu blog com pimenta.
Estou adorando vir te visitar, tem muitas receitas que quero testar.
Beijos
Postar um comentário