Trufas de capuccino com pistaches para comemorar 4 meses do blog e desafio

terça-feira, 28 de outubro de 2008



Gente do céu, nos últimos posts sempre tenho mais de uma coisa para comemorar, um niver, um desafio, um selinho, uma amizade, graças a Deus tenho muitas amizades, virtuais e "pessoais"(credo!) que me fazem ter muitas coisas felizes para me alegrar. Coisa de sagitariana!!!

Este não será diferente, vamos comemorar 4 meses do blog. UHUUUU!!!! Estou adorando cada vez mais ser blogueira, me divertindo muito, aprimorando as experiências culinárias e tenho feito amizades e contatos ótimos. Como eu falo todo mês: Vida longa aos blogueiros!!!!!!

E também, vamos participar do desafio da querida e prendada Fer do blog Sabor, cujo tema do mês são os doces finos. Amo fazer docinhos, bombons e etc...aprendi com mamy, que faz destas especialidades, maravilhas, já eu me especializei em trufas e doces de copinhos, já fiz de tudo um pouco, embora espaçadamente, segundo reclamação do maridão.


Cheguei na sexta feira passada decidida a fazer uma trufa de chocolate ao leite com canela e mais alguma coisa, acabei mudando tudo de última hora e inventando esta delícia que lhes apresento. Criações de mentes perigosas. Hehehe.

Fácil de fazer, diferente (eu nunca tinha visto trufa de cappucino com chocolate branco), fica macia, bonita por causa dos pistaches e gostosa, com sabor de quero mais. Também fiz parte da massa em copinhos, como vocês podem ver na foto acima ficou bonitinho também.






Trufa de capuccino com pistache (rendeu 20 trufas médias)

200g de chocolate branco
100g de creme de leite
2 colheres de sopa de capuccino em pó pronto+1 colher de chá de café pronto
200g de pistache (peso com casca) tostados e salgados, picados, separe 20 pistaches inteiros sem casca

Derreta em banho maria ou no microndas o chocolate e o creme, acrescente o pó para capuccino e mexa bem.

Leve ao freezer por 30 minutos, ou a geladeira por 1 hora, ou até dar para embrulhar facilmente, passe um pouquinho de manteiga nas mãos. Enrole as trufas, abra um buraquinho e coloque um pistache inteiro, depois passe no pistache triturado, como se fosse chocolate granulado. Mantenha na geladeira.

Lambam os lábios :P

Bjs queridos.

Camarão tailandês com coentro e risoto de côco e um aniversariante querido

segunda-feira, 27 de outubro de 2008





Mais um desafio do blog Colher de Tacho, que eu faço questão de participar porque sou fã das comandantes Tina, Laila e Mike.






Além disto, resolvemos plantar umas ervas em jardineiras aqui em casa e cresceram lindamente a salsa, a sálvia e o coentro, rá, as meninas adivinharam.

Marido comprou aqui para casa uns bons quilos de camarões VG, lindos e deliciosos, já fiz duas receitas e ainda tem um bucado, as duas levavam coentro e fiquei em dúvida, mas escolhi esta porque ficou maravilhosa e também porque tem meses que eu tô namorando ela, e finalmente domingo passado consegui fazê-la.

Esta receita, foi uma mistura de uma receita da chef Alice, que nos deu uma dica ótima para usá-lo como recheio de crepes, só que era com frango e de uma receita da revista Alta Gastronomia que o fôfo do marido me deu de presente a assinatura há 2 anos. A receita era de camarões grelhados e achei que um molho oriental daria um "up" na receita. Aconselho comprarem é de altíssima qualidade e a editora é honestíssima e eficente. Olha ela aí.



Fiz meus toques, claro, e adoramos aqui em casa. Espero que gostem.

Aproveito e ofereço este prato para um amigo queridíssimo que também é blogueiro e que está fazendo uma super aventura juntamente com a esposa/companheira Bia (minha irmã de coração) de conhecer o Brasil e parte da América do Sul em um motor home. Ai que vida dura de vocês dois, viu? Vão lá conhecer o blog deles, tá aí na minha lista de blogs amigos casanaestrada.blogspot.com. Ah, porque a oferta? Porque ele fez anos no dia 23 de outubro. Parabéns Dig, tudo de maravilhoso na sua vida. Vocês fazem muita falta. Aproveitem muito, mas voltem logo.

Camarão tailandês com coentro

300g de camarão VG descascado e limpo (sem vísceras)
200 ml de creme de leite light
100 ml de caldo de camarão ou legumes
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de chá de curry
1 maçã verde descascada e cortadas em quadradinhos
3 colheres de sobremesa de coentro
1 colher de sobremesa de salsa e 1 de cebolinha picadas
1 cebola ralada
sal e pimenta-do-reino a gosto

Tempere o camarão com sal, pimenta e 1 colher do curry. Deixe tomar gosto por 10 minutos, enquanto isto, faça o molho.

Derreta metade da manteiga com o azeite e frite metade da cebola, acrescente o caldo, o creme de leite, o curry e a maçã e mexa por 5 minutos, ou até ficar um molho aveludado. Acrecente sal e pimenta a gosto, o coentro, a salsa, a cebolinha e reserve.

Derreta a manteiga com um fio de azeite e doure a cebola. Adicione o camarão e frite os camarões por 3 a 5 minutos. Mais do que isto, pode deixar a textura "borrachenta".
Risoto de côco

200g de arroz arbório
1 litro de caldo de legumes (2 tabletes ou saquinhos de caldo pronto)
80 g de côco ralado, usei o fresco, mas pode ser o industrializado
150 ml de vinho branco, usei espumante
2 colheres de sopa de queijo parmesão
50 ml de leite de côco
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 cebola picada
Sal e pimenta do reino a gosto

Derreta 1 colher da manteiga com um fio de azeite, acrescente a cebola e doure-a, acrescente o arroz e mexa, depois o espumante, deixe evaporar um pouco, vá acrescentando o caldo aos poucos, sem parar de mexer, acrescente o côco ralado, o leite de côco, até o grau ficar cozido, acrescente o restante da manteiga e o queijo ralado.

Bj a todos.

4 amigas, 2 prêmios e 1 receita

sexta-feira, 24 de outubro de 2008





Este post vem atender a quatro amigas muito queridas, três virtuais e uma sempre presente.

A primeira, é a Alice Mesquita, a professora e chef mais maravilhosa de Brasília (quisá do mundo), que mora no meu coração, com a qual aprendi e aprimorei muitas técnicas e receitas maravilhosas. É dela esta receita de gaspacho, que nada mais é que uma sopa gelada de tomate. Como nada do que ela faz é comum, ela acrescentou suco de laranja, pimentão e pepino, ficou divina, bem fresquinha e light como pede o calor destes dias aqui no Planalto Central.

Ela fez aniversário no dia 17 deste mês e comemoramos no dia 20, único dia de folga que ela se permite. Estava tudo maravilhoso, um buffet fantástico, um astral nota 10, como sempre ela faz. Parabéns minha amiga, muitos anos de vida com saúde, amor, sucesso e paz.

Segue a receita:
GASPACHO (4 porções)
500g de tomate sem pele e sementes
150g de pepino japonês descascado
1/2 dente de alho cru
20ml de azeite extra-virgem
40ml de vinagre branco (usei de maçã)
1 pão amanhecido sem casca
100 ml de polpa de tomate
100 ml de suco de laranja
1 colher de chá de açúcar
40 g de pimentão amarelo sem pele e semente
sal, pimenta e noz moscada a gosto

Bata todos os ingredientes no liquidificador e temper a gosto com o sal, a pimenta e a noz. Passe na peneira. Coloque na geladeira.
Na hora de servir, decore cada prato ou tijela com os legume crus picados em cubinhos e regue com um fio de azeite. Sirva bem gelado. Levei 1/2 hora ao freezer.

Servi com umas fatias de pão italiano, claro, com um azeitezinho temperado com alecrim, sal e pimenta do reino.
A segunda é a queridíssima, sempre elegante e educada a Cláudia do blog Magia na Cozinha, ela me passou um selinho "Caminamos Juntas", em espanhol, para nós todas que nos ajudamos umas as outra. Junto ao selo, vem um desafio super fôfo, que demorei demais para responder porque estou enrolada, mas finalmente consegui. Obrigada amiga bruxinha, que enfeitiça a gente com tanta atenção e receitas deliciosas.

O desafio é criar um acróstico com o meu nome. Só para lembrar, acróstico é uma composição poética, cujas letras iniciais de cada verso reunidas, formam um nome que serviu de assunto.

T - Ternura, não podemos perdê-las, "jamás" (já que o selo é em espanhol)
E - Energia positiva, sempre
I - Inteligência emocional para lidarmos com os problemas e as pessoas
A - Alegria, animação, auto-astral, amizade, e claro, amor, os melhores sentimentos

Tenho que passar para 5 amigas:

Mari do Marys Kitchen
Neyma do Vó Mindoca
Andrea do Mariaembonecada
Silvia do Doce Casinha
Claudia do Doces Encontros

A terceira e não menos importante, é a nova amiga, já totalmente engajada nos blogs amigos, a fofíssima Neyma do Vó Mindoca, cujo blog homenageia a vovó dela e tem receitas de matar de boa. Legal, né?
Ela me passou um selo lindo demais, que eu me apaixonei pela mensagem, que eu concordo e tento colocar em prática: 'Este blog investe e acredita na Proximidade". Ah, e também, pelas borboletas que são uma paixão à parte na minha vida. Muito obrigada querida, estou feliz até agora com esta lembrança. Amei, amei, amei.

E vai para várias amigas

Lu do Cafezinho das Cinco
Glau do Madames na Cozinha
Nana do Manga com Pimenta
Si do Chocolatria
Cinara do Cinara's Place
Elvira do Elvira's Bistrô
Alice do Mundo de Alice
Claudia do Magia na Cozinha
Moonlight do Vitamina ABC
Beto Receitas Passo a Passo
Andrea do Lady's Kitchen
Lica do Sabores da Lica
Tina do Trem Bom e outros mais
Letrícia do No Calor do Fogão
Laurinha do Pitadinhas
Agdá do Aghda
Tânia do Zakuscas
Mari do Vanilla Bistrô

A quarta amiga é a minha ídola, da qual sou fã muito antes de ser blogueira, a super simpática, vaidosa, viciada em macarrão e em comidas práticas a Sílvia do Doce Casinha. Ela sugeriu que mostrássemos uma foto da nossa geladeira, para ver se conseguimos demonstrar o que somos por meio dos enfeites nelas contidas. Então, Sil, em sua homenagem, segue a foto da minha geladeira, sonho de consumo, realizado pelo marido, minha super Bosh de 4000 litros(ai, eu sou muito exagerada, é só para realçar que é grande para caber todas as comidas que amamos), DE INOX, lindinha demais, mas que só tem dois grandes e fôfos imãs de.....PINGUIM....Fica por conta da imaginação de vocês. Eu diria que resume o seguinte: gostamos de objeto modernos (inox), práticos e com um toque de simpatia e exclusividade (pinguins).





Bj a todos e uma ótimo fim-de-semana.

Taças de Creme de Cottage com Amoras e Ganache de Chocolate Meio Amargo - Desejo das "Ritinhas"

quinta-feira, 16 de outubro de 2008






Gente, já vou logo avisando, eu simplesmente adoro as comandantes deste blog, que tem como propostas comidas saudáveis e lights, o Rita Palita, são elas: a Glau do Madames na Cozinha e a Rê do Geléia de Rosas, a quem me atrevo a chamar de amigas e de "Ritinhas"(meninas, me permitem?). Sempre alegres, atenciosas, super simpáticas, alto-astral e animadas, sempre digo que vou conhecê-las pessoalmenete um dia.

O desafio da vez é o queijo cottage. Na verdade, elas intitulam os desafios como desejos, então, desejo de Rita Palita, não e um pedido, é uma ordem, pelo menos para esta fã das duas, ou seja, eu. E tenho dito!

Como muitas de nós, depois de criarmos os blogs, (e não só nós, né?) a balança acusou o abuso, porque cozinhar, e não comer, não dá. É muito sofrimento....hehehe...mas também não caber nas roupas é horrível, por isto, esta iniciativa de pratos mais lights, caiu como uma luva. Maravilha!!!

Inventei esta receita simples, mas ficou deliciosa. E me atrevi a colocar chocolate com queijo cru, mas o que é a vida sem desafios? Sinceramente deu certo e levei 10 minutos para fazer. Viu, o paraíso existe, não é ilegal, não é imoral e nem engorda. Uhhhuuuu!!!



Taças de Creme Cottage com Amoras e Ganche de Chocolate Meio Amargo

Ingredientes (2 pessoas):

Creme:

1 xícara de cottage
2 colheres de sopa de creme de leite light
3 colheres de sopa de leite desnatado
4 colheres de sopa de geléia de amoras light (usei Quenberry)

Bata tudo no liquidificador e leve a geladeira por no mínimo 1 hora, até ficar bem geladinho.

Ganache:

100 g de chocolate em barra meio amargo
1/2 xícara de creme de leite light

Para montar:

10 amoras

Leve o creme de leite ao forno microondas ou ao banho-maria até ficar morno, acrescente o chocolate e deixe até derreter (no micro por 40 segundos e depois mexer até ficar cremoso). Espere amornar.

Agora, uma dica: monte a taça quando o creme de amoras estiver já bem gelado, acrescente o ganache morno e sirva, vai ficar duas temperaturas e o chocolate não vai endurecer no caso de levar a taça para a geladeira. Intercale camadas de creme, amoras e ganache, se quiser uma sobremesa mais leve, coloque o chocolate apenas no fundo e cubra com o creme, ele ficou bom sozinho também.

Espero que experimentem e me contem.


P.S: Tinha esquecido de botar o logo do Rita aqui neste post, mil desculpas Glau e Rê, isto não se repetirá.
Bj grande a todos.

Brincadeira para o dia das crianças

domingo, 12 de outubro de 2008


Para comemorar o dia das crianças, uma brincadeira encaminhada pela querida, super popular, simpática e talentosa Ameixa Seca do Canela Moída.

Ameixinha, como a chamo, fiquei muito contente por ter me escolhido, obrigada de coração, lembrei de coisas lindas e me emocionei, demorei, mas hoje vai...

Um super Parabéns a todas as crinças do mundo todo.

O desafio é o seguinte:

Albúm de figurinha - Colocar o selinho da brincadeira no post;

Hora do Recreio - Contar qual era a melhor brincadeira de criança da sua infância;

Brincando de Casinha, ou melhor, de Cozinha - Escrever a receita que fazia o maior sucesso na sua infância;

Passa passa 3 vezes - Escolher 3 blogs e chamar as amigas (ou os amigos) para brincar;

Telefone sem fio - Informar para os blogs escolhidos sobre o desafio que mais parece uma brincadeira de criança...

Gente, eu tive uma infância M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A, só tenho ótimas lembranças. Sério! Fui e sou muito abençoada pela minha família e por ter grandes amigos desta época, que por incrível que pareça, em grande parte são meus amigos, aliás meus irmãos, até hoje. E como brincávamos, a lista é enorme, todo dia inventávamos alguma novidade. Pique-esconde, pique-pega, pique-bandeira, pique-lata, queimada, vôlei com rede de barbante, elástico, cama-de-gato, esculturas de gesso com os personagens da Disney e da Turma da Mônica, boneca, casinha, escolinha, clubinho, comidinhas de verdade e de lama e mato, polícia e ladrão, e ninguém queria ser o ladrão, patins, bambolê, varetas, subir em árvores, corda ( e cantávamos: o homem bateu em minha porta, e eu, abri, senhoras e senhores ponham a mão no chão, senhoras e senhores pisem num pé só, senhoras e senhores dêem uma rodadinha, e vão pro meio da R-U-A), odoleta com as mãozinhas (Ôdoleta, le petit, petit pola, le cafe com chocolat, ôdoletá). Ah, imitar as Panteras, eu era sempre a Kely (sonhar pode, né?), os super modernos: Genius, Telejogo, Senha, o Pequeno Químico, Aquarius ou seria Aquafresh? (aquele que tinha um monte de jogo na água e a gente ficava apertando um botãozinho e mexendo). Os jogos de tabuleiro como Detetive, Damas, Ludo, Xadrez Chinês, Resta 1, War, Banco Imobiliário e Master. Fora os gibis e os desenhos animados que via todos os dias. Sabe uma grande diversão? Estudar, simplesmente amava estudar. Pode? Adorava todas, infelizmente não conseguiria escolher uma. Ai, estou com um sorriso nos lábios com estas lembranças maravilhosas. O marido sempre fala que gostei tanto da minha infância, que não saí dela até hoje. Pior é que é verdade. Kkkkk.....

Comidas de infância foram muitas, minha mãe e a mãe de minhas amigas eram e são cozinheira divinas. Lembro de coisas deliciosas: pavê de côco, de ameixa, de banana, de bombom, de chocolate, sorvetão, rocambole de chocolate com côco, brigadeiro quente de colher que gostava de comer com banana, leite condensado na latinha, puro ou com Nescau, bolo mesclado, strogonofe de filé, suflê de queijo, rolinhos de queijo, este já postei, mingau de Farinha Láctea, de maisena, meu irmão fazia um sorvete de chocolate divino, são muitas.... Esta família gosta de cozinhar, e de comer, claro. Sou bisneta e irmã de padeiros e donos de padaria.

Escolhi duas receitas daquela época, que comíamos lá na minha terra Natal, onde sempre passávamos as férias para rever a família toda, as vezes na beira da praia. A primeira é um salgadinho de queijo com azeitonas feito pela tia-avó Zó, que faz as melhores balas puxa de chocolate e os melhores licores de frutas, e a outra, uma cocada de farinha láctea feita pela esposa de meu tio Rivan, irmão de minha mãe, tia Gilda. Vivíssimas e serelepes até hoje. Além de deliciosas e fáceis, até uma criança é capaz de fazê-las, ainda as faço até hoje, foram passadas pela minha mãe, claro, e fiz questão de reproduzí-las, para que vocês possam apreciá-las melhor.

Um grande beijo a todos os meus tios e primos lá de Sergipe, Salvador e Macéio, cujas lembranças aquecem o meu coração e que de vez em quando nos vemos para matar as saudades.

Seguem as receitas:

Olhos de Perdiz
6 colheres de sopa de queijo ralado
6 colheres de sopa de manteiga
6 colheres de sopa de leite
Farinha de trigo até soltar das mãos
Azeitonas o quanto baste

Levar a uma vasilha todos os ingredientes e fazer bolinhas. Achatá-las e colocar um pedaço de azeitona verde para imitar um "olho". Olhem a foto.

Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até dourar. Leva de 15 a 25 minutos de acordo com o forno.


Cocada de Farinha Láctea
1 côco fresco ralado ou 200 g de côco ralado de pacote umedecido em um pouco de leite
2 xícaras de açúcar
8 colheres de sopa de farinha láctea
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 copo de leite
2 ovos
2 gotas de corante laranja (opcional)

Levar ao fogo em uma panela, mexendo sempre, até soltar da panela. Comíamos e comemos de colher. Para ficar bonitinho, coloquei em copinhos.



Escolho para brincar comigo três amigas queridas, meigas, alto-astral, alma de criança eterna e super faladeiras, como eu, hehehe. Divirtam-se!




Bj a todos.

Banquetes vence o Desafio do Mamão do Colher de Tacho

Gente, fiquei muito feliz e mais ainda, surpresa por ter ganho o desafio do blog Colher de Tacho, tendo o Rei Mamão como estrela. Tinha cada receita maravilhosa, então, queridos, muito obrigda pelos votos. Fique contente que só. Hurrruuuuuu!!!! A receita, para quem não sabe foi a sopa de mamão com molho de limão, receita aqui.

Ó, é econômica, gostosa e refrescante. Experimentem!!!

Bolo de Banana, Chocolate, Passas e Castanha do Pará e um Mimo Lindo

sábado, 11 de outubro de 2008


Esta semana está corrida, passei 7 dias sem postar nada. Isto não me agrada nada, mas fazer o quê? Em compensação, tive muuuuitos comentários, aff, fiquei toda-toda...

Quero pedir um pouco de paciência a Ameixinha que me colocou numa brincadeira boa demais e já vou postar. Um pouquinho também para a Cláudia do Magia e para a Moonlight que mandaram um desafio, queridas fiz, perdi, tô fazendo de novo, e esta semana posto.
UM MUUUITO OBRIGADA a Andréa, minha nova amiga, do mariaembonecada.blogspot.com. Ela está chegando, e vem com tudo, linda, inteligente e super baiana, seu blog é ótimo, e não fala só de comida, apesar de ela ser expert em diets e lights, alimenta a cabeça também com várias informações interessantes e a vaidade feminina. Ela me mandou um mimo lindo, todo rosinha, dizendo que meu blog vicia, ôooooba, olha ele aí.


Tenho, e quero passar para quinze amigas, cujos blogs sou viciada, entre outros.

São elas:

Elba do Sal, Mel e Cia
Neyma do Vó Mindoca
Glau do Madames e do Rita Palita
Moonlight do Vitamina ABC
Ameixa Seca do Canela Moída
Cláudia do Magia na Cozinha
Valentina do Trem Bom
Priscila do Delícias By Priscila
Silvia do Doce Casinha
Tamy do Na Cozinha Dela
Mari do Mari's Kitchen
Mari Resende do Vanilla Bistrô
Simone do Chocolatria
Rê do Geléia de Rosas e do Rita Palita
Alice do Mundo de Alice

Vi alguns bolos de banana nos foodies esta semana, a Glau fez, a Fran do Frango com Banana fez, e eu que sou metida, quis acompanhar a onda e resolvi postar também, porque fiz já tem tempo.

Delícia, fácil, de liquidificador e saudável. Fica muito úmido e macio.

Então, aos boleiros, segue a receita.

Ingredientes:

2ovos
1/2 xícara de óleo de girassol, milho ou canola
1 colher de sopa de chocolate em pó
2 xícaras de açúcar
3 bananas nanicas ou 4 pratas bem maduras
1 xícara de farinha de rosca
1 colher de chá de fermento em pó
3 colheres de sopa de passas escuras sem caroço
1/3 xícara de castanha do pará picadas grosseiramente

Bata os ovos, o óleo, o chocolate, as bananas e o açúcar no liquidificador por 5 minutos.
Coloque o líquido em uma vasilha e acrescente a farinha, o fermento, as passas e as castanhas.
Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos a 200ºC.

Cobertura seca:
1/3 xícara de açúcar
1 colher de sopa de canela em pó ou a gosto

Jogue em cima do bolo depois de frio.

Nhami....

Receitas a Pedidos - 4ª da série - Bacalhau com Três Purês de Batatas e Pimentão Assado

sábado, 4 de outubro de 2008

Esta receita é digna de um banquete. Modéstia a parte, claro. Hehehe...

Ela é uma sugestão para um colega de trabalho muito querido, que está com um bacalhau mofando no congelador, esperando uma receita aqui do blog. Fala sério, este blog está muito chique, né?
A referida receita leva purê de batata-doce, batata-inglesa e batata-barôa, camadas de bacalhau e um pimentão vermelho assado delicioso.

É um bocado elaborada, por isto, façam em um dia de muita inspiração, quando quiserem agradar muito ou arrasar na ocasião. Na receita dou umas dicas para agilizar um pouco o preparo, porque hoje em dia, tempo, realmente, é dinheiro.

Foi a ganhadora de um concurso de melhor receita de bacalhau, há alguns anos atrás, para a Páscoa, se não me engano, do Fantástico.

Vitória merecida ficou delicioso, colorido, diferente e requintado.

Alterei a quantidade de alguns ingredientes, inclui apenas 2 a mais e utilizei alguns na versão light, mas foi só.
Ingredientes (6 pessoas):

Bacalhau e purês:
1,5 kg de bacalhau cozido, sem pele, sem espinhas e dessalgado
600g de batata doce
600g de batata inglesa
600g de batata barôa
1 vidro de leite de côco (usei o light)
2 e 1/2 caixinhas de creme de leite (usei o light)
100ml de de leite integral (ou 1/2 copo) (não tinha na receita)
sal e pimenta-do-reino a gosto

Pimentão:
3 pimentões sem pele
3 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de azeite
sal a gosto
Cobertura:

1/2 xícara de queijo ralado (não tinha na receita)
1/2 xícara de farinha de rosca

Modo de preparar o pimentão

Leve o pimentão ao forno quente para assar. Aos poucos o pimentão começa a soltar a pele, tire do fogo e descasce os pimentões. Corte em tirinhas, tempere com o alho, o azeite e deixe na geladeira para pegar gosto por pelo menos 1 hora. É mais ou menos o tempo que leva para você preparar o bacalhau e os purês. Por isto, faça primeiro esta fase. Reserve.
DICAS:

1. Eu coloquei os pimentões diretamente na boca do fogo, com um garfo comprido, rodando, até eles ficarem pretos, passei na água fria da torneira esfregando com os dedos e a pele sai imediatamente. Reserve.
2. A receita diz para deixar de um dia para o outro, sinceramente, não vejo necessidade, ficou ótimo assim. Caso tenham tempo para isto, fiquem a vontade, claro.
Modo de preparar o bacalhau e os purês

O bacalhau já deverá ter sido desalgado, de um dia para o outro, trocando a água a cada 6 ou 8 horas. Desfie-o grosseiramente e tire as peles e as espinhas. Refogue, rapidamente (aproximadamente por 5 minutinhos), com 3 colheres de azeite, pimenta-do-reino a gosto.

Cozinhe em água e sal, separadamente, os três tipos de batatas. Passe-as no espremedor, também separadamente. Nas batatas doce e inglesa, acrescente meio vidro de leite de côco e 1 caixinha de creme de leite em cada, batendo bem com um batedor manual (fuet). Na batata barôa, acrescente 1/2 caixinha de creme de leite e 1/2 copo de leite integral, bata bem com um batedor manual. Verifique o sal. Não precisa levar ao fogo novamente, desde que o acréscimo dos liquidos sejam feitos enquanto as batatas estajam quentes. Vão ficar 3 purês de cores diferentes e lindas (olha na foto que bonitinho). Reserve.

Cobertura:

Junte o queijo com a farinha de rosca. Reserve.

Montagem:

Unte uma forma que vá para o forno, com azeite e farinha de rosca. Coloque uma camada de batata inglesa, 1/3 do bacalhau e metade do pimentão jogado por cima. Coloque uma camada de batata doce, 1/3 do bacalhau e metade do pimentão. Reserve algumas tirinhas de pimentão para enfeitar. Coloque uma camada de batata barôa e 1/3 do bacalhau. Acrescente a cobertura e leve ao forno prê-aquecido por 20 minutos. Enfeite com as tirinhas do pimentão reservado. Como eu tenho maçarico culinário, fiz umas tirinha queimadas, ficou bonitinho. Olha aí nas fotos as fases. Sirva bem quente.



Ufa, cansei só de escrever. Rsss...
Prometo que apesar de detalhada não é difícil e vale a pena o esforço.

Bj a todos.


O fotógrafo do blog e do meu coração

quinta-feira, 2 de outubro de 2008


Queridos, hoje o meu assunto é o fotógrafo do blog e marido da Téia, o Miltão.
Este "garoto" me deixa muito orgulhosa. Não bastasse todas as qualidades que ele tem, é super versátil: gerente em TI, modelo fotográfico (sério, já foi até ante-capa da Veja), ator de comerciais e de teatro, professor de fotografia e fotógrafo profissional.

Semana passada, ele fotografou a primeira capa de uma revista nova aqui de Brasília, a Elite, e mais duas fotos internas. A a cozinheira aqui foi de assistente de fotógrafa, sabe uma luzinha que tem aí no rosto do modelo adulto? Fui eu quem maquiei e segurei o rebatedor para o rosto dele ficar bronzeado e sem sombra. A União faz a força, né?

Só queria que vocês conhececem um pouco mais do trabalho, deste que faz a maioria das fotos deste blog, e que mora neste coração há muitos anos, e cada vez mais.

Obrigada lindão por sempre me apoiar, ajudar, iluminar a minha vida, e a melhorar este blog que tanto me dá alegrias e realizações.

Bj a todos.

 
Banquetes e Lanchinhos - Templates para novo blogger